Capa do Dysmantle

Review Dysmantle (Xbox Series X) – Sobrevivendo ao apocalipse

Lançado para diversas plataformas, Dysmantle permite aos jogadores experimentar na pele os perigos de um apocalipse de mortos vivos que devastou a humanidade. Anos após o início de todo o caos, os suprimentos do nosso personagem finalmente chegam ao fim, o forçando a sair do seu abrigo e encarar os monstros que assolam agora a superfície terrestre.

Cabe a nós explorar, coletar materiais e construir armas e equipamentos para conseguirmos escapar da ilha onde nos encontramos, em busca de um local seguro que nos permita um descanso dessa loucura.

Desenvolvimento: 10tons Ltd.
Distribuição: 10tons Ltd.
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Aventura, RPG
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 29 horas (campanha)/83 horas (100%)

Sobrevivendo e evoluindo

Saindo do nosso abrigo.
Saindo do nosso abrigo.

Logo após sairmos do nosso abrigo para a superfície, Dysmantle nos apresenta um pequeno tutorial para nos familiarizarmos com as mecânicas e comandos do jogo. Rapidamente percebemos que grande parte dos objetos espalhados pelo mapa podem ser destruídos para obtermos materiais como cerâmica, ferro e plástico.

Coisas como camas, sofás, churrasqueiras, latas de lixo, televisores, rádios e banheiras são completamente destrutíveis. Ao quebrar qualquer uma dessas coisas, o jogador é recompensado com pontos de experiência, e ao passar de nível é possível escolher uma melhoria permanente, como mais força, vida ou velocidade.

Para conseguir escapar desse inferno infestado de monstros, precisamos evoluir constantemente em busca de melhores equipamentos que nos permita enfrentar de forma justa alguns dos inimigos mais fortes, que podem nos matar com pouquíssimos ataques. Como Dysmantle permite explorar todo o gigantesco mapa da forma que preferir, sempre podemos acabar nos aventurando por uma área perigosa demais para nosso nível.

Construções e melhorias

Melhorias de equipamento.
Melhorias de equipamento.

Após coletarmos muitos dos materiais espalhados pelo mundo de Dysmantle para melhorar nosso personagem, construiremos diversos objetos diferentes. A variedade de coisas que podemos fazer nos permite focar no que é melhor para aquele momento, pois temos liberdade para decidir quais nossas prioridades, são roupas e armas melhores. Uma lanterna para aumentar nossa visibilidade à noite? Uma gazua para entrarmos em locais antes inacessíveis? Cabe a você decidir.

Porém, isso não é a única coisa que faremos por aqui. Também temos a possibilidade de fabricar diversas melhorias para nossos itens já existentes, ou que iremos desenvolver futuramente. Por exemplo, podemos dar upgrades na nossa mochila, o que nos permitirá carregar mais itens de uma vez, ou reforçar nosso pé de cabra – a nossa arma inicial – para causar mais dano, tanto nos inimigos quanto nos objetos destrutíveis do cenário. Alguns desses só podem ser destruídos caso o jogador tenha um certo dano mínimo, por isso é extremamente importante coletar, construir e melhorar para sobreviver ao mundo insano de Dysmantle.

Exploração e monstros

Alguns trechos do mapa.
Alguns trechos do mapa.

A exploração é um dos pontos mais fortes aqui. Com seu vasto mundo aberto, Dysmantle consegue oferecer aos jogadores uma grande variedade de cenários, cada um deles com suas características próprias que nos fazem ter a sensação de explorar o novo e o desconhecido. A repetição de cenário é algo raro, e sempre iremos encontrar um edifício abandonado diferente, ruínas misteriosas com recompensas estranhas ou locais que contam a história de sobreviventes que passaram por ali anos atrás.

Embora o mapa do jogo seja bem grande, a chance de encontrar monstros perigosos é altíssima, e o mundo está infestado de perigos mortais a cada esquina. Graças a isso será necessário que você tenha o máximo de cuidado ao sair para descobrir novos locais em busca de materiais, para que não seja avistado pelos mortos e acabe com cada um furtivamente se quiser ter um pouco de paz momentânea.

Explorando as ruínas de uma casa.
Explorando as ruínas de uma casa.

Caso você esteja em uma grande desvantagem numérica, corra o mais rápido que puder, para o mais longe possível, pois as criaturas irão lhe caçar implacavelmente. São vários os tipos de inimigos existentes, desde os mais lerdos e burros até os mais ágeis e inteligentes, como um grande e lento morto vivo inchado que atira veneno até um que não lhe dará espaço para pensar em um plano graças a sua agilidade.

Temos diversas fogueiras, que servem como acampamento para nosso personagem, onde podemos dormir para avançar o tempo, guardar os materiais coletados e construir nossos itens e melhorias. Também temos torres espalhadas por aí, e, ao ativarmos cada uma delas, desbloqueamos o mapa daquela área e podemos utilizar o local para dar viagem rápida.

Muito conteúdo e diversão 

Dysmantle consegue entregar muito conteúdo, o suficiente para algumas dezenas de horas de jogatina. Entretanto, sua história não prende e seu grind constante para coletar e fabricar acaba deixando o jogo bastante repetitivo após algumas horas. O seu belo estilo artístico, grande variedade de cenários, itens e possibilidades que vão desde pescar até plantar, e isso é mais que suficiente para conquistar aqueles que gostam de uma boa aventura repleta de exploração e craft.

Dysmantle é o tipo de jogo ideal para quem quer se aprofundar em um mundo repleto de coisas para se fazer, e para aqueles que querem investir umas boas horas aperfeiçoando seu personagem o transformando em um verdadeiro sobrevivente do apocalipse. 

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Dysmantle

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Belo estilo artístico
  • Variedade de craft
  • Diversidade de áreas
  • Muito conteúdo

Contras

  • Muita repetição
  • História que não prende
  • Ausência de personagens carismáticos
  • Grind excessivo