review-eiyuden-capa

Review Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes (PS5) – Já se tornou clássico

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é JRPG amplamente baseado em Suikoden, um dos clássicos mais amados do mundo.. Podemos ver isso em sua narrativa, estilo artístico, combate e em tudo mais que o faz ser o que é. Mas será que ele conseguiu chegar ao mesmo patamar do game que o inspirou?

Desenvolvimento: Rabbit & Bear Studio

Distribuição: 505 Games

Jogadores:  1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: 10 anos

Português: Legenda e interface

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC

Duração: 44 horas (campanha)/59 horas (100%)

Política e guerra

Imagem de um dos portões de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes
Algumas cenas são belíssimas

O mundo de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é regido pelas lentes-rúnicas, que amplificam os poderes mágicos de seus usuários. Aqui, temos uma miríade de raças diferentes, como humanos, elfos, arbóreos, homens-fera e muitos outros, todos vivendo em harmonia, ou algo próximo disso.

A história nos apresenta o jovem Nowa, que veio de um pequeno vilarejo para se juntar à Patrulha, um grupo que aceita fazer missões para quem os contratar. Assim, conhecemos Seign, que trabalha para o Império. Juntos, eles partem em busca de um tipo especial de lentes-rúnicas, dando início à nossa aventura.

Nowa corre pela cidade
Os gráficos são ótimos

Todo o desenvolvimento da história do game é contado sem deixar detalhes faltando. O fato de haver legendas em português ajuda ainda mais no entendimento da aventura. Logo nos vemos envolvidos em uma trama política que nos coloca no meio do combate, mas com muitos amigos para fazer e pessoas para se conhecer. 

Uma coisa muito bacana é a forma como vamos conhecendo novos personagens e também vendo o desenvolver das tramas políticas. Todas as cenas estão dubladas em inglês e japonês, então basta escolher a sua preferida. As vozes americanas combinam bastante com os personagens, até nas partes mais exageradas dos diálogos.

Personagens e mais personagens

Uma pequena parte do grupo de heróis
O grupo de Nowa

Seguindo a tradição iniciada em Suikoden, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes traz mais de 100 personagens que podem ser recrutados para seu time. Em determinado ponto da trama, temos a responsabilidade de comandar um castelo ou cidade, e isso inclui também o gerenciamento e a criação de estabelecimentos. Dessa forma, precisamos colocar alguns deles para cuidar de determinados locais, como comércios e outros. 

Contudo, apesar de ser fácil identificar quais são os personagens que podem ser convocados pro time, alguns deles têm certos critérios para entrar. Alguns deles pedem uma briga, outros pedem determinados itens, alguns só entram se um outro personagem específico já estiver no time e ele o convoque, entre muitos outros critérios. 

Uma coisa bacana é que nem todos podem ser usados nos combates. Alguns deles têm habilidades que ajudam de outras maneiras, como, por exemplo, aumentar a quantidade de dinheiro obtido ou a quantidade de itens recolhidos no mundo. 

Os itens recolhidos no mundo são usados para aprimorar nosso castelo, então é importante ficarmos de olho sempre que avistarmos alguma fonte de madeira, por exemplo, e recolher uma quantidade. Elas sempre se renovam depois de um tempo, então, caso esteja treinando em uma área, é sempre bom ficar aproveitar e recolher ainda mais recursos.

Runas, combate e treino

Imagem do combate
O combate é excelente

Um dos pontos altos de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é o seu combate. Aqui, podemos ter um time com até 6 membros, um extra como apoio que nos dá algum benefício, como dinheiro extra, (explicado acima), e até 3 reservas. Contudo, somente os 6 membros ativos podem entrar na batalha.

Os membros podem ser colocados em duas linhas diferentes, frente e trás, e alguns inimigos podem usar golpes que atingem uma área. Uma coisa bacana é que podemos colocar nossos personagens para lutarem de forma automática, definindo uma série de critérios que eles precisam seguir. Podemos impedir o uso de itens ou de golpes mágicos; também é possível colocar os 6 para atacar um único alvo ou aquele que está com menos pontos de vida, tudo variando conforme sua estratégia.

Nossos personagens ganham mais espaços de runas conforme sobem de nível. Alguns possuem acesso a somente alguns poucos espaços, como quatro, por exemplo, enquanto outros têm o dobro disso. Esses espaços determinam os tipos de golpes especiais que teremos, e para obter mais tipos, é preciso procurar nos muitos baús espalhados pelo mundo, obter em batalha ou então comprar na loja. É lá também que podemos equipar as runas; e essa é a única coisa que não gostei.

Um dos chefes do jogo.
Alguns chefes são bastante criativos

Para os espertões que adoram ficar subindo de nível logo no começo e assim passear contra os chefes, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes pensou em vocês e implantou um sistema que diminui a quantidade de pontos de experiência obtida nas áreas, e somente ganhamos mais conforme avançamos na história. Porém, caso algum personagem esteja em um nível menor, ele ganhará muitos pontos e subirá vários níveis – lembrando que somente os membros ativos do grupos sobem de nível. 

Comprar equipamentos é quase igual aos outros JRPGs que temos por aí. Basta ir na loja e ver as novidades, e assim obter novos equipamentos. Contudo, eles não aparecem no personagem durante as batalhas, enquanto as armas podem ter seus níveis elevados no ferreiro.

Guerra!

Cena de um combate um contra um.
Combate!

Em determinados pontos do jogo, entramos em guerra. Para isso, controlamos nosso exército por um campo de batalha e podemos decidir a sua movimentação. Caso um inimigo se mova para o mesmo lugar, a luta irá começar; ou então, se a nossa unidade se movimentar para onde está um inimigo, o combate terá início. Há dois tipos de “poderes” que podem ser usados durante esse momento, mas, para isso, a barra precisa estar cheia. Uma delas aumenta o poder das tropas e o outro impede a fuga do inimigo. 

Além disso, há momentos em que dois personagens caem no braço em disputas um contra um. Nesses momentos, a disputa ocorre como uma espécie de pedra, papel e tesoura. Ou seja, é preciso ganhar a disputa para causar dano no adversário. 

Um marco

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é um dos melhores JRPGs dos últimos anos. Sua arte é extremamente bem feita e bonita, apesar dos modelos de alguns humanos, principalmente de lado, terem ficado levemente esquisitos. O mundo é interessante e dá muita vontade de investigar e conversar com todo mundo, ainda mais se levarmos em consideração o fato de podermos convocar muita gente pro time. É muito legal poder usar muitos tipos diferentes de personagens, cada um com uma história própria e motivações únicas.

O combate e outros modos de batalha presentes em Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes são extremamente divertidos e devem ser observados com carinho por outras produtoras. A história possui um bom desenvolvimento e é muito boa de acompanhar, isso sem falar nas legendas em português que ajudam na compreensão da aventura. Enfim, se estiver procurando um jogo excelente, então com certeza Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é sua pedida.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Excelente combate
  • Mundo bastante diverso e cheio de locais para explorar
  • Possibilidade de montar times variados
  • Muita coisa pra fazer

Contras

  • O modelo de alguns humanos é meio estranho