Capa de Electrician Simulator

Review Electrician Simulator (PC) – Dedo na tomada e energia

Mesmo dentro do nicho de jogos de simulação, os simuladores de mecânico talvez sejam os que mais se aproximem de suas representações na vida real. Pelo menos, os níveis de complexidade que títulos como Car Mechanic Simulator e Rover Mechanic Simulator oferecem, conseguem casar muito bem com as suas propostas. E isso não é diferente quando falamos sobre o Electrician Simulator.

Lançado no último dia 21 de setembro, a mais nova aposta da Take IT Studio! convence, não só pelo visual caprichado, como também pelo carinho que os desenvolvedores tiveram em determinadas características da produção.

Desenvolvimento: Take IT Studio!
Distribuição: Gaming Factory, Ultimate Games S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC
Duração: 6,5 horas (100%)

Mais batido do que fazer um gato

Boas-vindas ao Electrician Simulator

Electrician Simulator, como o nome antecipa, é um simulador de eletricista que permite ao jogador realizar as mais diferentes atribuições que permeiam o dia a dia deste ofício. Seguindo a – infeliz – regra da maioria dos jogos do gênero, sua nova função foi herdada do seu pai, que a exercia antes de você. Após uma mudança recente, o personagem se encontra em sua nova casa e prestes a iniciar as atividades.

O tutorial apresentado no início é bastante explicativo, servindo para estabelecer nosso primeiro contato com diversos aspectos da jogabilidade em si. Iniciando os trabalhos em sua própria garagem, retiramos objetos inúteis de cima de um caminhão e, em seguida, acessamos o laptop sobre a mesa para definir o design do logotipo de nossa empresa e seu nome. Em seguida, com o auxílio de um óculos de realidade virtual, aprendemos uma tarefa básica no novo ofício: trocar uma lâmpada!

Não se deixe enganar: à primeira vista, apesar da aparente natureza simples da tarefa, um método precisa ser seguido para que tudo ocorra como deveria. Inclusive, o uso das ferramentas corretas podem acelerar ou atrasar as missões, o que nos obriga a prestar um pouco mais de atenção aos detalhes. Por exemplo, assim como na vida real, nada de desmontar um interruptor antes de desligar a energia do cômodo no qual estamos trabalhando, sob risco de choque elétrico.

Contratos de trabalho via e-mail

Caixa de e-mails no computador

Após esse período inicial, as demais missões poderão ser visualizadas no laptop que mencionamos anteriormente. As solicitações dos clientes chegam via e-mail e o jogador é quem faz a gerência de suas obrigações. É válido salientar também que, a cada nova solicitação de reparo, um tutorial é desbloqueado na plataforma de realidade virtual para que possamos ter este primeiro contato antes do trabalho real.

Aliás, a quantidade de tarefas diferentes também é um diferencial de Electrician Simulator. Além de trocar lâmpadas, o jogador também conserta tomadas, interruptores e equipamentos eletrônicos, como controles de videogames. Todas as peças utilizadas nas reformas precisam ser adquiridas antes através da loja, acessível pelo laptop. Por isso, é importante prestar atenção ao inventário antes de aceitar as solicitações dos clientes. Esse é um sistema bastante similar ao que encontramos no Car Mechanic Simulator, e é um ponto positivo.

Entretanto, nem todas as decisões de level design merecem elogios. Nesse caso, um ponto negativo seria a falta de uma árvore de habilidades para desenvolvermos novas estratégias. Novamente a exemplo do Car Mechanic Simulator, o jogo possuía uma interface na qual podíamos gastar pontos ganhos ao concluir tarefas para adquirir benefícios únicos, como um aumento na velocidade de movimento do personagem ou na ação de desmontar algo e até descontos na loja. Por isso, o dinheiro ganho com os trabalhos acaba servindo apenas para comprar novos itens do ofício e decorar nossa casa.

A estática sobressaindo a dinâmica

Garagem-escritório do jogador

Há de ser dito que toda a parte visual de Electrician Simulator é, de fato, bem trabalhada e abundante em detalhes. Todos os contornos, texturas e, principalmente, as sombras realmente transpiram uma cena representativa do real, o que, no casos de propostas como essa, contribuem positivamente para a imersão. Contudo, a câmera do jogo deixa um pouco a desejar, em especial quando retiramos uma tomada ou interruptor da parede. O modelo de câmera não nos permite girar o objeto, apenas alterar o nosso próprio ponto de vista. E isso foi uma grande dor de cabeça em muitos momentos.

Quanto a parte sonora, ela acompanha a câmera no quesito mediocridade. Os efeitos como o som dos passos ou da nossa interação com os objetos no cenário são convincentes, mas a trilha sonora é enjoativa e mais atrapalha do que ajuda. Aqui, a dica é colocar uma música de sua preferência no Spotify e pôr as mãos na massa.

Vale a pena?

Electrician Simulator não é o tipo de simulador que costumo classificar como “caça-níquel”. Ele te entrega uma experiência sólida, apesar de transitar entre erros e acertos. Desconsiderando alguns poucos problemas de desempenho, o grande problema mesmo está na sua duração. Levando cerca de seis horas e meia para a sua completude, o jogo acaba sendo carente de conteúdo e talvez possa não valer o valor cobrado na Steam.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Electrician Simulator

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Gráficos bonitos
  • Variedade de missões
  • Tutoriais explicativos

Contras

  • Curta duração
  • Trilha sonora enjoativa
  • Alguns problemas de desempenho