Simuladores de mecânico, no geral, são uma das melhores apostas para aqueles que buscam uma proposta casual, relaxante e que siga um determinado padrão de atividades. Por isso, títulos como Car Mechanic Simulator, Bus Mechanic Simulator e até Motorcycle Mechanic Simulator, apesar de serem categorizados como jogos de nicho, costumam ter boas vendas na Steam.
E não foi diferente com o Rover Mechanic Simulator: devido ao sucesso do lançamento oficial para PC há quase um ano, ele ganhou uma versão para Xbox One e Xbox Series S/X no último dia 22 de setembro, com previsão de lançamento para PS4, PS5 e Switch nos próximos meses. Mas a quê se deve tanto êxito?
Desenvolvimento: Pyramid Games
Distribuição: Pyramid Games S.A., PlayWay S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series S/X
Duração: 8 horas (campanha)/16.5 horas (100%)
Know-how astronáutico

Rover Mechanic Simulator é um simulador de mecânico que coloca o jogador na pele de um engenheiro espacial, que será responsável pelo reparo e manutenção de “astromóveis” – veículos de exploração espacial projetados para moverem-se na superfície de planetas ou outros corpos celestes. Como membro da tripulação de uma das primeiras colônias de Marte, é seu dever analisar cada veículo defeituoso e determinar as soluções para os problemas encontrados.
Inicialmente, as missões que aparecerão servem como tutorial para ensinar as mecânicas básicas. Pop-ups aparecem a todo momento com instruções sobre o uso das ferramentas disponíveis e o passo-a-passo da resolução das tarefas. Não demora para pegarmos o jeito, mas, caso as dúvidas sejam recorrentes, basta consultar as orientações novamente através do menu Tutorials, acessível pela tecla ESC.
A cara de um, farol do outro

Após esse período inicial, as demais quests poderão ser visualizadas pelo Tablet, recurso acessível pela tecla F. Nessa interface, os serviços apresentados são listados de acordo com os clientes, ID do pedido, modelo do veículo, custo e rank. As outras abas contém informações sobre seu próprio perfil, itens no armazém e upgrades de suas habilidades, que falaremos mais adiante.
Aqui, é importante ressaltar que todas as tarefas possuem o mesmo objetivo: verificar o estado dos astromóveis e consertá-los de acordo. À primeira vista, pode parecer entediante e repetitivo. Contudo, a variedade dos veículos espaciais consegue suprir essa carência por novidades. Opportunity, Spirit, Sojourner, Curiosity, Ingenuity e Perseverance são alguns dos tipos de autos que encontramos. E seus nomes não são por acaso: os desenvolvedores recriaram – com louvor, diga-se de passagem – os Martian Rovers inteiramente baseados em documentações técnicas da National Aeronautics and Space Administration, a própria NASA!
Tecnologia de ponta

Para auxiliar nas tarefas envolvendo tecnologias tão distintas, diversos equipamentos estão dispostos dentro do hangar espacial utilizado como base pelo jogador que, inclusive, é onde todo o jogo se passa. A metodologia, ainda que pareça longa, é bastante simples: após aceitar uma das ordens de serviço pelo Tablet, o pacote precisa ser transportado da traseira de um caminhão espacial para a mesa de trabalho. Em seguida, o engenheiro analisa todas as peças do Rover e decide se precisam ser limpas ou substituídas, baseado na porcentagem de durabilidade delas. Por fim, atualizamos os drivers do dispositivo e marcamos o serviço como concluído.
Um dos pontos positivos do Rover Mechanic Simulator é justamente a variedade das máquinas interativas. As seis que estão à nossa disposição: MCU (Main Control Unit), terminal usado para manipulação de cargas pelo hangar; 3D Printer, na qual fabricamos peças novas para os astromóveis; Crusher, que reciclamos peças danificadas; Workbench, usada para limpar partes dos rovers e reparar as peças pequenas; PCB Table, usada para manutenção de placas de circuito impresso e o Rover Configurator, no qual conectamos os veículos e atualizamos seus drivers. Todas elas possuem interfaces amigáveis e de fácil operação, o que ajuda demais na progressão das atividades.

Conforme as quests vão sendo concluídas, Spare Points são ganhos para gastarmos na árvore de habilidades de mecânico. Sendo esta dividida em três atributos – Technician, Economist e Analyst – os aprimoramentos garantem diversas vantagens, desde a diminuição do valor de custo de fabricação de peças na 3D Printer até a redução do tempo que levamos para analisar os dispositivos. Isso é uma verdadeira mão na roda – com perdão do trocadilho – para a otimização de nosso tempo in-game.
There’s a starman waiting in the sky
Rover Mechanic Simulator é tudo aquilo que esperamos de uma simulação decente. Além das representações das máquinas espaciais estarem extremamente fiéis, a jogabilidade é fluida e progride de maneira satisfatória. Toda a parte visual está muito bem polida e a união com a trilha sonora – que, no jogo, se dá mediante um rádio na prateleira no qual podemos alternar entre sons de rock, electro, pop e outros – é suficiente para que não nos sintamos cansados logo nos primeiros minutos.Contudo, um dos únicos pontos negativos é a impossibilidade de controlar os rovers, mesmo que apenas para um test drive. Ver o modelo somente em posição estática – ao montarmos e desmontarmos – é bem frustrante e uma quebra de expectativas para quem esperava por alguns minutos de direção pela superfície do planeta vermelho. Enfim, ao fim do dia, o saldo ainda é positivo!
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong