Epic Chef capa

Review Epic Chef (PS4) -Conquiste o seu lugar no mundo através de Batalhas Culinárias.

Cuide bem de sua fazenda, agrade os clientes do restaurante e alcance o cobiçado posto de melhor chef de cozinha de Ambrosia, enquanto lida com os mistérios e segredos de uma antiga vila amaldiçoada.

Desenvolvimento: Infinigon Games
Distribuição: Team 17
Jogadores: 1 (local)
Gênero:  Aventura
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas:  PS4, PC, Switch, Xbox One
Duração: Sem registros

Cozinhando até o topo da cadeia alimentar

Zest em batalha culinária contra um oponente
As batalhas culinárias são épicas

Ao desembarcar em uma pequena ilha onde todos são obcecados pela fina arte gastronômica, o jovem Zest descobre que todas as desavenças e discordâncias podem ser resolvidas em uma brutal batalha culinária. Também fica sabendo que a villa que adquiriu usando suas parcas moedas tem fama de mal assombrada entre os locais, que se recusam até mesmo a pisar ali.

É neste ponto que tem início a aventura de Epic Chef, desenvolvido pela Infinigon Games e publicado pela Team 17. Zest precisa reformar sua propriedade e, para isso, precisa dominar o estilo de vida em Ambrosia – as artes culinárias.

Para sorte do nosso protagonista, sua vila amaldiçoada tem propriedades mágicas que fazem com que sua plantação cresça da noite para o dia – nada de ficar dias esperando o momento da colheita, como é comum em jogos de fazendinha. Aqui, a plantação é apenas um meio para conseguirmos os melhores ingredientes para elaboração dos pratos.

Zest planta e colhe os vegetais em seu terreno.
Zest planta todos os seus ingredientes

A mecânica de cozinhar é bastante simples, consistindo apenas em adicionar três ingredientes na panela , misturando -os para obter sabor e aroma e mexendo a panela de vez em quando para evitar que os ingredientes queimem. Dito isso, ao misturar os alimentos, a coisa fica um pouco mais complexa pois cada um deles libera sua própria sinergia, o que pode consistir em até três elementos: vigor, espírito e sofisticação. E a soma de cada um deles é o que diferencia os pratos e também o que pode decidir uma batalha importante.

Com elementos de RPG, Epic Chef se estrutura através de missões principais e secundárias, e à medida que o jogo avança Zest passa a poder participar de torneios de culinária – primeiro o amador e, mais adiante, os profissionais. E as batalhas culinárias são as uma das partes mais divertidas e engenhosas do jogo, pois cada juiz tem seus gostos peculiares e agradar o paladar do juiz – ou fazer com que o juiz não goste dos pratos do seu adversário, muitas vezes é a sacada necessária para sair vitorioso em uma batalha – e não passar a humilhação de ver a tela de derrota repetidas vezes, especialmente em batalhas contra chefes.

Colorido, porém um pouco repetitivo

Zest encontra uma figura peculiar em Ambrosia
Zest encontra uma figura peculiar de Ambrosia

Os personagens quadradões lembram um pouco o estilo popularizado por jogos como Minecraft, combinado com um estilo cartunesco bonito e, por que não dizer, fofinho. A fofura é com certeza um dos pontos altos daqui que nos traz NPC antropomórficos e humanos convivendo em harmonia, e neste quesito convém destacar a família de gatos siameses com chapéu de aviador – em igual partes estranhos e adoráveis.

A jogabilidade é centralizada na repetição de algumas tarefas, e leva um certo tempo até a narrativa começar a andar em um ritmo mais agradável, o que pode dar a impressão de um início um tanto arrastado. Plantar, colher e cozinhar são tarefas a serem feitas todos os dias e podem se tornar mais um fardo do que algo divertido, a depender do gosto que o jogador possa ter por este lado de “simulador de fazendinha”.

Gatos siameses com chapéus de aviadores
Gatos siameses aviadores

Outro ponto que pode não agradar é o sistema dia e noite. A maioria das missões e negócios em Ambrosia devem ser feitos entre as nove da manhã e às seis da tarde, com uma ou outra missão esporádica no período noturno. Isso pode facilmente se tornar uma corrida contra o tempo, especialmente considerando que Zest precisa estar em sua cama na villa no máximo até as 02 da manhã e o sono de beleza do protagonista é especialmente importante, pois é apenas neste momento que o jogo é salvo.

Vida de MasterChef

Com bastante apelo entre os amantes de jogos de fazendinha e uma grande capacidade de customização da vila e, mais adiante, do restaurante de Zest, Epic Chef pode entreter por muitas horas apenas para personalizar os ambientes à sua escolha. Uma visita ao carpinteiro local pode se provar surpreendente de muitas maneiras.

Entre potes e panelas, Epic Chef promete uma aventura engraçada, interessante e nada monótona. Seja duelando com um renomado chefe de cozinha ou caçando animais sobrenaturais, o tempo passado em Ambrosia promete muita diversão e entretenimento. O título é recomendado a todos que curtem passar um tempo na cozinha. Desde chefs amadores aos desastres culinários, Epic Chef promete trazer o sentimento de um prato bem elaborado a todos. 

Cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

Epic Chef (PS4)

8

Nota

8.0/10

Prós

  • Diálogos divertidos e inteligentes
  • Imensa variedade de pratos
  • Batalhas culinárias muito divertidas
  • Opções de customização
  • Gráficos simples e bonitos

Contras

  • Sistema dia/noite pode ser corrida contra o tempo
  • Mecânicas bastante repetitivas
  • Não tem localização para o português