Depois de Freedom Wars e Patapon, mais uma franquia da Sony está de volta e chegando a novas plataformas: Everybody’s Golf Hot Shots. Desenvolvido pela HYDE, Inc. em parceria com a Bandai Namco, o game propicia uma ótima jogabilidade em meio a uma experiência leve e agradável.
Desenvolvimento: HYDE, Inc.
Distribuição: Bandai Namco Entertainment Inc.
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Esporte
Classificação: 12 anos (conteúdo sexual, linguagem imprópria)
Português: Não
Plataformas: PC, PS5, Switch
Duração: Sem registros
Jogando golfe

Naturalmente, o foco de Everybody’s Golf Hot Shots é jogar golfe. As mecânicas exigem precisão e giram em torno de um loop de gameplay no qual é necessário mirar com o taco, definir a força da tacada e usar o analógico para orientar a direção da bolinha. Há vários modos de jogo disponíveis, e em todos eles, o jogador compete contra outros personagens – seja no modo single player ou com outros jogadores, através dos modos de multiplayer local ou online.
No modo de tour mundial, há uma narrativa com os personagens jogáveis, enquanto no stroke play vence quem completar o percurso da vez com menos tacadas. O match play, por sua vez, é centrado em ganhar mais buracos. Já o wacky golf é um modo gamificado com regras especiais, como partidas com bolas explosivas, roubo de tacos e outras surpresas inesperadas – é uma boa adição, que certamente amplia o leque de possibilidades oferecidas pelo jogo.

Todas as mecânicas são simples e fáceis de serem usadas, especialmente porque elas são bem ensinadas por meio de um tutorial interativo e intuitivo. O problema, no entanto, é a falta de uma tradução para o português. Alguns dos termos utilizados no golfe são relativamente específicos e podem pegar quem não tem familiaridade com o esporte de surpresa, já que o jogo não os explica adequadamente.
A história da turnê mundial é bobinha e até irrelevante, sempre centrada mais nas interações entre o personagem escolhido e o oponente da vez, antes e depois das partidas. Um detalhe curioso é que os desenvolvedores sabem que a história que estão contando pouco importa, porque o jogo inclui dois modos diferentes para essa opção: um com cenas e outro focado somente na gameplay, que conta com uma variedade satisfatória de percursos distintos.
Funções um tanto desnecessárias

Um ponto chato é a necessidade de liberar novos personagens jogáveis, pois quase todos estão bloqueados no início da jogatina. As partidas recompensam o jogador com moedas, que podem ser utilizadas para comprar itens que facilitam a gameplay com melhorias nos tacos e nas bolas – há até a opção de adquirir alimentos e melhorar algumas habilidades por um período temporário.
Everybody’s Golf Hot Shots já oferece múltiplas configurações de dificuldade orientadas tanto para quem quer uma jogatina tranquila quanto para quem prefere um desafio, então essas adições acabam parecendo até um pouco desnecessárias, por não agregar muito ao game em geral.
Lado técnico é estranho

Everybody’s Golf Hot Shots foi produzido através do motor gráfico da Unity e recebeu uma versão de PC básica, com poucas opções gráficas – o destaque é o suporte completo para controles e uma compatibilidade nativa com telas no formato ultrawide.
Porém, há dois problemas, que não chegam a atrapalhar a jogatina, mas são constantes o suficiente para serem mencionados: existe um pop-in em todo o jogo em que objetos surgem do nada, que é completamente injustificável, dados os visuais simplificados e os ambientes pouco detalhados. Algumas animações específicas também rodam em uma taxa de quadros visivelmente inferior a 60 fps, enquanto o restante dos elementos da apresentação continua estável.

Fora isso, Everybody’s Golf Hot Shots é uma experiência cativante, seja pela reação dos personagens, que comentam, celebram, comemoram e ficam tristes de acordo com as ações de quem está jogando, a trilha sonora aconchegante que cria uma atmosfera relaxante e até mesmo a interface, que é bem humorada – por exemplo, o jogo mostra o desenho de uma tartaruga caso o jogador não tenha acertado uma tacada no momento correto. É um alto astral que contribui bastante para que o game seja um passatempo saudável e divertido.
Muito legal
Everybody’s Golf Hot Shots é uma tacada certeira da Bandai Namco e também da Sony, que licenciou os direitos da série para os desenvolvedores. A jogabilidade é ótima e o universo apresentado pelo game é cheio de charme, ainda que alguns pequenos problemas técnicos impeçam a experiência de ser totalmente excelente.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong




