Jogos de empurrar caixas, estilo Sokoban, foram muito populares nas décadas de 80 e 90, com versões para as mais diversas plataformas. Em Fluffy Cubed, você controla um gatinho branco de forma cúbica, que precisa empurrar as caixas no lugar certo para prosseguir para o próximo nível.
Desenvolvimento: Naoka Games
Distribuição: QUByte
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, tabuleiro
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: Sem registros
Organize seu armazém
Desenvolvido pela Naoka Games e publicado pela editora de games brasileira QUByte, Fluffy Cubed possui uma temática bastante simples: baseado no estilo clássico de Sokoban, e sua tarefa é empurrar as caixas para os pontos em vermelho marcados no tabuleiro e, assim, poder prosseguir para o próximo nível. Com mais de cem fases diferentes, o jogo possui uma dificuldade bastante branda, que evolui levemente enquanto você avança.
Você controla um gatinho branco de formato cúbico que pode se movimentar para frente, para trás, para esquerda ou para a direita, de forma livre pelos quadradinhos do tabuleiro. As caixas são empurradas na direção do movimento do seu personagem, sem a possibilidade de puxar para trás. Por isso, pense muito bem antes de qualquer movimento, para evitar de se prender em algum canto do cenário. Caso contrário, será preciso reiniciar a fase toda.
Feito para relaxar
Mesmo sem uma opção para refazer um movimento errado, você não terá problemas em superar as fases de Fluffy Cubed. Poucas tentativas serão suficientes para elaborar sua estratégia e colocar as caixinhas nos lugares certos sem se prender.
O visual simplista é um alívio aos olhos e a trilha sonora traz calma, que ajuda a passar uma sensação de relaxamento enquanto você quebra a cabeça para resolver os puzzles das fases.
Conforme você avança, a dificuldade vai subindo, assim como o número de caixas que você deverá empurrar para completar cada nível. Entretanto, você não deverá levar mais que poucas horas para completar todos os tabuleiros. Você também poderá tentar novamente quantas vezes quiser, já que não existe um contador de vidas e nem de tentativas.
Perfeito para encerrar o dia
Relaxante, Fluffy Cubed se encaixa perfeitamente para aquela hora do dia que queremos apenas descansar de tarefas difíceis. Infelizmente, o jogo não conta com menus em português, mas não há necessidade para isso. Ele não possui modo história e nem opções de customização, permitindo apenas o controle do volume da música de fundo e dos efeitos sonoros.
Mesmo com mais de cem níveis, Fluffy Cubed é curto. Seria interessante se incluíssem a possibilidade de criar seus próprios tabuleiros para compartilhar com os amigos, ou pelo menos contar com uma opção de voltar, caso realize algum movimento errado. Ainda assim, Fluffy Cubed cumpre o que promete, sendo um jogo fácil, relaxante e divertido.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong