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Review Gamedec (Switch) – Sherlock Holmes futurista

Gamedec é um jogo de investigação curioso que leva detetives particulares para inspecionar mundos virtuais e suas anomalias. O aspecto principal e interessantíssimo de todo título é essa dualidade de mundos e como um detetive deve se portar, o que impacta demasiadamente em sua personalidade. Porém, é estritamente difícil de recomendar Gamedec por possuir diálogos como ferramenta principal e não ter legendas, da mesma forma que apresenta mecânicas de RPG confusas e escolhas de design que frustram em muitos momentos.

Desenvolvimento: Anshar Studios

Distribuição: Untold Tales

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, RPG, Puzzle

Classificação: 18 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series S/X

Duração: 10.5 horas (campanha)/18 horas (100%)

Ser um Gamedec

Descrevendo a profissão Gamedec.

Em pleno século 22, período de enorme salto tecnológico e muitas novidades no mundo, a preferência ainda é viver em realidades virtuais, que também possuem seus problemas ordinários. É por conta disso que os Gamedecs são necessários e precisam ser valorizados. Uma vez que, mesmo os mundos virtuais possuem riscos e suas próprias regras. Quando o problema é grande, esses especialistas em mente humana, emoções, tecnologia e suas correlações são a melhor opção entre outros profissionais.

Levando em conta essa pequena descrição, Gamedec é um título que não parece valorizar seu próprio imaginário. Durante o jogo vemos indivíduos ficarem espantados por conhecer um Gamedec, mas, tanto a criação do personagem quanto seus métodos não são tão densos quanto eu esperava. 

Para começo de conversa, não há uma história densa sobre o personagem, mas esse não é um problema gigante, visto que Gamedec se baseia em RPG de mesa. Porém, o mais assustador é a falta de escolha de características que sejam contundentes na personalidade do personagem. Há a possibilidade de mudar a origem, se é da cidade alta (rico) ou baixa (pobre). Essas escolhas de ação ou diálogo não ocorrem muito e trazem consigo poucas mudanças de diálogos. A personalidade e estilo de experiência ficam totalmente nas costas das Profissões, que são confusas e demandam muita atenção nas escolhas.

Profissões e suas confusões

A ferramenta primordial e única de Gamedec é o diálogo. Embora muitos deles tragam uma boa quantidade de conteúdo e sejam significativos para nos afeiçoar a personagens, eles são muitos. Entretanto, as conversas são objetivas, nunca te dando informações que levem a lugar algum ou que ficam rodando em temas desinteressantes. O ponto aqui é que você controla muito do que é questionado aos personagens e raramente remove sua imersão deste papel de investigação.

Como foi dito antes, a personalidade do seu personagem é estritamente ligada às Profissões, na qual é possível iniciar com apenas uma. Conforme vamos investigando indivíduos, nossas perguntas e respostas moldam a percepção de mundo e a forma como o personagem interage com ele. Isso é expressado complexamente no Aspectos, quatro pontos que resumem as características de investigação do personagem. Desta forma, nossas conversas nos fazem ganhar pontos nesses Aspectos que, por sua vez, permitem desbloquear novas Profissões.  

A confusão de toda essa mecânica essencial de Gamedec é a alternância desses pontos, que claramente são um reflexo das mudanças que o personagem sofre de caso para caso, assim como sujeito. Exemplo: Para seguir a profissão programador é necessário ter principalmente três pontos azuis. Caso queira ir para uma outra que possui Aspectos muito diferentes, talvez esses pontos sejam perdidos. A questão crucial nisso é a atenção que se deve dar na escolha de diálogos e como eles impactam no seu estilo de investigar, pois as mudanças que fazem não são tão claras e podem te atrasar demais.

Por fim, é legal citar os diálogos que são críticos para toda a investigação. Normalmente quando conversamos com suspeitos principais há um conflito de controle em quem domina o diálogo. Isso é exposto por uma barra acima das escolhas de falas que demonstra a situação da conversa. Dependendo se estiver mais para direita (lado do detetive), a possibilidade de conseguir respostas é muito positiva, facilitando a conclusão de tudo. Porém, o extremo contrário dificulta mais as coisas, dificultando a conclusão e trazendo deduções muitas vezes questionáveis.

O trabalho final de um detetive

Escolhendo as deduções para a investigação.

Como em toda conclusão de um caso, o dever do detetive é avaliar as pistas e fazer uma dedução baseada no que sabe. Ter uma boa memória é altamente recomendado, a não ser que tenha em mãos um caderno de anotações como Sherlock Holmes. Gamedec é futurista e, por isso, nos disponibiliza um codex completo com informações de personagens, tutoriais e tudo que acontece em seus casos. Isso é algo mínimo que um título complexo como esse pode oferecer, mas, ainda assim, é legal apontar que tudo pode ser visto e reavaliado quantas vezes for preciso.

Cito especialmente isso uma vez que tal ferramenta é de exímia importância para que façamos deduções e avancemos em nossos casos. Aqui, amparado pelas nossas conversas e descobertas, as Deduções são divididas em várias seções, pois precisamos sempre estar voltando nelas para concluir raciocínios e avançar na investigação. Há sempre três fins disponíveis, sendo que só são desbloqueados caso consiga as respostas certas e, portanto, é preciso fazer as perguntas desejadas. Desta forma, é possível não conseguir desbloquear tudo e ficar com apenas uma conclusão e, até, de não seguir a linha de raciocínio que acredita estar correta.

Um caso de aparências problemáticas

Gamedec porta um universo cyberpunk muito mais voltado para o virtual. Embora você encontre tecnologias e pessoas futuristas, o título em seu porte para o Switch não exprime muito bem isso. É normal, principalmente ao iniciar o game, graves travamentos e delays de renderização violentas. Indo além disso, abrir menus para checar informações pode ser doloroso, pois também possuem um tempo alto para aparecer.

O meu maior problema com Gamedec é a sua câmera. Ter uma exibição superior das cenas na cidade não ajuda muito nas investigações, uma vez que muitas pistas são pequenas e podem não ser fáceis de enxergar até estarmos muito perto delas. Quando próximas, há um leve contorno azul que intensifica a visualização. Porém, é necessário apontar exatamente para o objeto para que isso aconteça, o que torna complicado e irritante quanto há muitas pistas próximas e você quer averiguar apenas uma. Aliás, os diálogos ocupam muito espaço da tela.

Não muito recomendável

Gamedec é um game que exige atenção e dedicação em suas mecânicas, mas que, de resto, não precisa de muita investigação. Os casos podem até ser muito interessantes, porém, se não lhe fisgou, o resto do que o título propicia não irá lhe prender e até frustrar. Se não quer ler muito e ficar fora de investigações profundas, pode esquecer Gamedec. Caso contrário, se tiver interesse, aconselho fortemente outras versões para que tenha o que admirar além de deduções e casos extremos de violência em mundos virtuais.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Gamedec

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Bons diálogos
  • Mudanças contínuas no personagem e Profissões
  • Codex sempre disponível para auxílio
  • Deduções de casos

Contras

  • Pouca opção na construção do personagem.
  • Profissões e Aspectos são difíceis de entender.
  • Câmera e controles dificultam a investigação,.
  • Renderização atrasada e travamentos grandes.
  • Menu demora um tempo para abrir.