Greedfall Capa

Review Greedfall: Gold Edition (Xbox Series X) – Teer Fraade está de volta, agora na nova geração

Em 2018 quando pipocaram as notícias sobre o título da desenvolvedora francesa Spiders, muitos youtubers com canais dedicados a obras de RPG foram fisgados pelo marketing do jogo. Informações do game cativaram vários canais do YouTube que o colocavam como um próximo The Witcher 3, e comparavam também com outros grandes Action RPGs. Isso atraiu muitos olhares, e vimos logo que a obra não era algo neste nível, mas, apesar disso, era um bom produto.

Originalmente lançado para o Xbox One, PlayStation 4, e PC, Greedfall: Gold Edition vem como um update para os consoles da atual geração, conta com melhorias gráficas, e um DLC chamado “The De Vespe Conspiracy”. Aqui nesta humilde análise veremos se as melhorias colocadas em Greedfall realmente contam como algo realmente bom e se o conteúdo adicional foi uma boa adição. 

Desenvolvimento: Spiders
Distribuição: Focus Home Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, RPG
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e Interfaces
Plataforma: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC
Duração: 22 horas (campanha)/51 horas (100%)

Terra Nova

Greedfall desembarca na geração atual

Greedfall se situa num mundo de alta fantasia, tal qual como Game of Thrones ou The Witcher, com magias, raças diferentes habitando o mesmo mundo, cavaleiros e criaturas bizarras que perambulam por aqui Além disso, o jogo dispõe de uma boa lore e de uma criação de mundo bem interessante. 

Nesta situação, encarnamos o sobrinho do líder da poderosa Congragação Mercante,  De Sardet, que começa sua jornada rumo ao continente de Teer Fraade. Depois de alguns minutos de jogatina entendemos um pouco sobre o mundo de Greedfall, o objetivo da nossa personagem e suas motivações para embarcar para esta Ilha no Novo Mundo, povoada por nativos que muito se assemelham aos clássicos elfos das obras de fantasia e criaturas fantásticas. 

É em Teer Fraade que se desenrola a maior parte do jogo, e também o DLC que conta sobre a conspiração da dama De Vespe. 

Os mecanismos da colonização 

Jogo continua com os mesmos problemas de gameplay

Greedfall faz a pintura de um universo ficticio que tem lá suas semelhanças com nosso passado, a Congregação Mercante e o país de Thelema estão em processo de colonizar o novo continente, o que lembra bastante a Era das Navegações do nosso mundo. E, colocado nessa temática, ele faz tudo que um bom RPG precisa, e de uma maneira decente. 

Temos um criador de personagens interessante em que escolhemos as classes e alocamos os atributos. Contamos também com um bom sistema de níveis e loot, e vários tipos de feitiços e habilidades, deixando a gameplay mais variada.

O combate por sua vez foi algo que dividiu bastante opiniões no lançamento do game, em 2019, por não ser fluido e sem ritmo. Em contraponto ao controverso sistema de luta, possuímos uma ótima narrativa, e um bom sistema que nos proporciona ótimos diálogos dublados. Cada escolha faz diferença em Greedfall, e esse é um dos seus pontos mais altos, junto da narrativa e ambientação. 

As classes e a evolução dos personagens não deixam a desejar, sendo apresentada em três diferentes opções, cada uma com sua árvore de skills e habilidades. Isso deixa a gameplay interessante, e acontece como é comum também em outros jogos do mesmo gênero, pois quando atingimos um nível podemos evoluir a ponto de deixá-la com todos os atributos das três classes, te deixando forte como um semideus que irá caminhar nas terras ermas de Teer Fraade. 

Novidades e Conspiração De Vespe 

Arte oficial do péssimo DLC

O update pra geração atual de Greedfall permite 60 fps e melhora bastante a resolução e os gráficos nos consoles mais novos. Porém nada na gameplay problemática, nos sistemas de progressão, e no terrível design de HUB do jogo foi mudado. O que quero dizer com isso é que não temos nada além de melhorias gráficas e de performance, salvo o DLC. 

A história que vem no conteúdo para download, chamada de The De Vespe Conspiracy toma lugar no continente de Teer Fraade, e pode ser iniciada somente depois do meio da campanha principal. No DLC conhecemos Aurélia De Vespe, uma moça aparentemente detestável, que vem de uma família com má fama, a família De Vespe. Aurélia se apresenta como futura esposa de seu primo e, como sua família e a família De Vespe não se dão muito bem, você parte numa tarefa para apaziguar os ânimos. 

Gráficos e perfomance melhores

Na aventura entediante do conteúdo extra, temos à disposição um novo mapa, uma área bonita e bem feita pelos desenvolvedores, mas que não salva a história de De Vespe. Dentro do DLC temos apenas um novo inimigo, e nada além disso. A aventura da conspiração De Vespe pode ser terminada em poucas horas, num processo de ir até a nova área do jogo, e depois voltar para a antiga em um looping chato. Em resumo, o conteúdo adicional não traz grande coisa, e é totalmente dispensável. 

Veredito no Novo Mundo

Existe um consenso sobre Greedfall: Um jogo muito interessante e ambicioso que não tinha fundos o suficiente para conseguir satisfazer sua ambição e ser um game que é apenas “bom”. Obviamente, os fãs de RPGs ocidentais podem e devem achar em Greedfall: Gold Edition bons momentos de diversão, porém, o que vimos nesse upgrade para a geração atual não passa de melhorias gráficas e de performance, o que é muito válido se você já está com seu Xbox Series X/S ou PS5 e quer dar uma chance pro game

Greedfall: Gold Edition é o melhor jeito de aproveitar o produto, que tem uma temática absurdamente divertida e é, num todo, um jogo decente. Já o DLC é decepcionante e não deveria ser jogado por ninguém. 

Acredito que o título possui ideias grandes demais que esbarraram no orçamento pequeno, e creio também que, com os erros de Greedfall, a desenvolvedora Spiders vai aprender bastante, e tem tudo para trazer novas obras cada vez melhores. No fim, além de um bom jogo, foi um passo para o crescimento da desenvolvedora, e esse update nos mostra bem isso. 

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Greedfall

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Ambientação
  • Escolhas fazem mesmo diferença
  • Melhorias técnicas

Contras

  • DLC pífio
  • Nada de mais no upgrade
  • Gameplay continua problemática
  • Problemas não foram resolvidos