YouTubers Life 2 Capa

Review YouTubers Life 2 (Switch) – O pesadelo por trás da busca pela fama

Sendo uma continuação óbvia de YouTubers Life, YouTubers Life 2 chega com a proposta de emular a vida de uma subcelebridade da internet, nos colocando na pele de um (ou uma) YouTuber famoso personalizável para aprender como crescer nesse meio digital através do suor e esforço.

Desenvolvimento: UPLAY Online
Distribuição: Raiser Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch
Duração: Sem registros

A nova figura da cidade

Meu avatar

Antes da jornada cibernética começar, podemos escolher nossa aparência e roupas, como também optar por um dos três locais disponíveis na cidade de NewTube para morarmos: Porto, Centro ou área próxima à prefeitura com pontos comerciais. Depois disso, conquistamos nosso cantinho e precisamos trabalhar para crescer nosso canal no app NewTube.

Ao contrário do game anterior, aqui temos um canal genérico, sem qualquer tipo de tópico ou direção definida para o canal. É possível gravar vídeos de entrevistas, games, Vlogs e afins. Adicionalmente, existe uma rede social que tenta emular o famoso Instagram, em que publicamos fotos clicadas ao redor da cidade, as quais podem nos render muitas curtidas e seguidores de acordo com os elementos existentes nela.

Hashtags

Todos os dias, os tópicos em alta são divulgados em seu celular, e as hashtags são classificadas por cores de acordo com a popularidade delas. Quanto mais falado for aquele assunto naquele dia, mais pontos conquistamos ao clicar uma foto envolvendo ele. Por exemplo: uma celebridade do mundo dos quadrinhos está visitando a cidade, e a hashtag relacionada a ele nos proporcionará muita visibilidade caso façamos uma foto junto a essa figura.

O mesmo assunto acima serve, obviamente, quando falamos de vídeos. A produção deles exige primeiro a gravação e depois a edição. Para gravar o vídeo, inicialmente precisamos o fazer na luz do dia, já que nossa robozinha ajudante não possui visão noturna embutida. Uma vez com o material bruto feito, o qual é realizado através de um minigame com várias respostas para cada etapa de gravação, precisamos ir ao nosso computador para editar. Esse último passo funciona como um quebra-cabeça bem simplificado, em que juntamos as cenas do vídeo de acordo com a peça ao lado dele que faz ligação com a próxima cena. Por fim, publicamos com um título “chamativo” (clickbait), ou simplesmente um nome genérico seguido de uma hashtag.

Meu "eu" virtual

A cada material publicado em nosso canal, o resultado de quantas curtidas, negativadas e quantidade de visualizações é apresentado. Por fim, basta fazer essas atividades diariamente para alavancar seu conteúdo e subir no ranking geral do NewTube para popularizar seu canal.

Para apoiar tudo isso, se faz necessário decorar seu ambiente com móveis decorativos e funcionais, além de adquirir novos games na loja de jogos para gravar vídeos de gameplays, visitar locais específicos na cidade para perseguir hashtags populares e conversar com pessoas para criar relacionamentos.

A dor de ser um YouTuber

Mapa da cidade

Apesar de ser bem interessante na prática, YouTubers Life 2 mostra todo o lado não glamouroso da vida de uma celebridade da internet. A jogabilidade é bastante arrastada e exige uma repetição intensa para conquistarmos qualquer coisa. O canal rende pouquíssimo dinheiro inicialmente, e a melhor forma de obter uma renda bacana é por meio das Comissions, que são favores que fazemos aos habitantes da cidade, como coletar e entregar coisas – basicamente, viramos o office boy local.

Como se não bastasse, muitos itens são bastante caros, e não parece tão recompensador o tamanho do esforço para as pequenas recompensas que iremos obter posteriormente. Ser um YouTuber parece bastante desinteressante depois de jogarmos YouTubers Life 2, e decididamente isso não é uma impressão muito boa de se ter.

O tempo é tão maluco que o rapaz está jogando vôlei sozinho

Por fim, o mapa não comunica muito bem onde alguns personagens estão naquele momento e você fica bastante perdindo os procurando, o que é ainda mais prejudicado por conta do relógio que corre rápido demais em relação às horas.

Os dias têm 24 horas, obviamente, mas parece que o fim do dia é atingido em questão de 10 minutos. Essa sensação de que o tempo está voando em conjunto com a quantidade de coisas a serem feitas no dia, e a energia escassa do personagem, trazem uma sensação de urgência e falta de recursos bastante desconfortável.

O dia-a-dia de um sofredor

YouTubers Life 2 é a essência do grinding. Todo dia é uma repetição incessante, mas antes esse processo fosse prazeroso e recompensador. A busca por seguir as hashtags igual um maluco diariamente é completamente estressante, o que é agravado pelo tempo que corre tão rápido que fica impossível sentir que o dia foi produtivo. Nunca consegui sentir que estava verdadeiramente evoluindo em NewTube City, muitos menos tive o prazer de acordar naquela cidade genérica e pensar “hoje é mais um dia cheio de oportunidades!”.

YouTubers Life 2 é maçante e repetitivo, além de não recompensar o jogador de forma que ele se sinta engajado em realmente correr atrás de seus objetivos e queira se tornar alguém reconhecido pela comunidade local. Se a vida de um YouTuber é assim por trás dos bastidores, realmente prefiro bem mais a vida de um cidadão comum e desconhecido. Existem também mecânicas secundárias que não conseguiram fisgar o menor interesse de minha parte, o que é uma pena considerando que esse mundo tinha muito potencial para ser algo fora do medíocre.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

YouTubers Life 2

4

Nota

4.0/10

Prós

  • Personalização de personagem
  • Personalização do seu quarto
  • Gráficos competentes

Contras

  • Sensação de esforço e recompensa é quase inexistente
  • Relógio corre rápido demais
  • Algumas mecânicas sequer são explicadas
  • Repetição extrema