Capa

Review Hotshot Racing (Switch) – Velocidade em polígonos

Desenvolvido pela Lucky Mountain Games e SUMO Digital e publicado pela Curve Digital, no dia 10 de setembro para PC, PS4, Switch e Xbox One, Hotshot Racing resgata o brilho dos jogos de corrida arcade do passado. Com certeza você já jogou em alguma máquina de fliperama parruda, com aqueles gabinetes com cockpit e tudo, mas que de simuladores não tinham nada. Aqui o jogo sintetiza de maneira muito competente a experiência de jogos como Cruis’n USA, San Francisco Rush, Daytona USA e Virtua Racing. Ao mesmo tempo que acrescenta novos modos e um competitivo local e online super divertidos.

Desenvolvimento: Lucky Montain, SUMO Digital
Distribuição: Curve Digital
Jogadores: 1-4 (local)/ 1-8 (online)
Gênero: Arcade, Corrida, Esporte
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: 53 min (Campanha)

Homenagem aos jogos de corrida do passado

A primeira coisa que chama atenção em Hotshot Racing é seu visual. Ele emula os gráficos tridimensionais da quinta geração de consoles. Mas o faz com perfeição, sem os problemas típicos do início da era 3D, como problemas de colisão, gráficos serrilhados, slowdowns e quebra de polígonos. É uma bonita homenagem a esses primeiros jogos. Os gráficos são coloridos e apresentam quatro tipos diferentes de ambientação: Costa, Deserto, Selva e Montanha.

Cada um desses ambientes são compostos por quatro variações de pistas diferentes (que podem ser jogadas também com traçado invertido), o que nos dá um total de 16 circuitos. No jogo temos oito pilotos à nossa disposição. São personagens de visual excêntrico e, propositalmente, caricatos. Nossos corredores malucos representam cada qual um país e possuem quatro variedades de carros (customizáveis) à sua disposição, com atributos (velocidade, aceleração e derrapagem) que modificam a sua performance nas pistas.

Drift pra que te quero

Para vencer precisa dominar o comando de drift.
Para vencer precisa dominar o comando de drift.

Assim como nos clássicos jogos de arcade, as corridas são cronometradas e nosso tempo é estendido quando conseguimos passar por checkpoints. Nada tão impossível como nos arcades caça níqueis dos shoppings (pelo menos nas dificuldades mais baixas), mas que nos exige destreza e atenção. Caso contrário, perdemos para o tempo. A narração é divertida e, novamente, remonta os jogos do passado. Em igual proporção, os corredores sempre soltam uma frase de efeito durante as corridas. O jogo apresenta diferentes ângulos de câmeras (inclusive uma do cockpit) para facilitar nossa experiência. As músicas agitadas ditam o ritmo frenético do jogo, num gameplay fluído em 60 fps (mesmo no modo portátil), com controles simples e intuitivos.

Em Hotshot Racing, além de “pisarmos fundo no acelerador”, temos que dominar manobras de drifting para vencer. As derrapagens são essenciais para evitarmos colisões nas curvas. A sensibilidade no comando atrapalha um pouco no início, mas a curva de aprendizado é bastante rápida e logo conseguimos realizá-las com sucesso. Ao fazermos tais manobras – ou ao nos deslocarmos no vácuo do carro adversário – nossa barra de Turbo (localizada no canto inferior direito da tela) vai aumentando. Como as corridas são muito disputadas, realizar bem as derrapagens e usar o turbo no momento certo são elementos indispensáveis para ter sucesso.

Diferentes modos de jogo

O jogo possui bastante modos de jogo.
O jogo possui bastante modos de jogo.

Além das corridas tradicionais e a sempre presente corrida contra o tempo, temos uma espécie de modo batalha (Dirija ou Exploda) e um modo de perseguição policial (Polícia e Ladrão). Nas corridas tradicionais podemos disputar um Grande Prêmio dividido em quatro campeonatos: O Tour, Circuito Pro, Elite da Corrida e Hotshot. Antes de iniciar a brincadeira sobre rodas, podemos escolher três níveis de dificuldade diferentes (normal, difícil e especialista). Cada campeonato é composto de quatro corridas e, como de praxe, vence aquele que no final das quatro corridas tiver a maior pontuação.

Os modos Dirija ou Exploda e Polícia e Ladrão (que também estão presentes no competitivo online) são alternativas às corridas tradicionais e agregam uma diversão ainda maior ao jogo. No primeiro – uma espécie de battle royale sobre rodas – temos que impedir que nosso carro exploda evitando colisões ou que o contador chegue ao fim. O último que conseguir permanecer inteiro na pista vence. Já no segundo modo temos que fugir dos carros da polícia. Mas, é um modo de perseguição um tanto quanto diferente. No canto superior esquerdo fica uma barra verde de vida que indica a integridade de nosso veículo. Conforme vamos colidindo, aquela barra vai diminuindo até que o carro exploda e… nos tornamos policiais. A partir daí passamos a perseguir os demais fugitivos na pista.

Nas provas podemos bater desafios para desbloquear itens de customização.
Nas provas podemos bater desafios para desbloquear itens de customização.

Como um game que se presta a homenagear os joguinhos de corrida do passado, Hotshot Racing possui um competitivo local para até quatro jogadores com tela dividida, mesmo no modo Grand Prix. Algo que parece bobo, mas que vinha sumindo dos jogos dessa geração. Temos ainda um competente modo online, para até oito jogadores (e até quatro online no mesmo console), onde podemos entrar em corridas públicas, ranqueadas e criar ou entrar em salas P2P para disputar rachas com outros jogadores. Nos testes que fiz, os servidores para corridas públicas ainda não estavam disponíveis por terem ocorridos num período anterior ao lançamento do jogo. Mas, pude realizar algumas corridas privadas onde as partidas seguiram sem qualquer tipo lag.

Ao final de cada corrida – independente do modo que tenha jogado – ganhamos uma recompensa em dinheiro que pode ser utilizado na lojinha in-game para comprar itens de customização para os carros e personagens. Esses componentes de customização, no entanto, precisam ser desbloqueados concluindo desafios diversos, como derrapar por 250 segundos, usar o turbo 100 vezes, entre outros. Caso queira desbloquear tudo que o jogo tem a oferecer, terá que repetir inúmeras vezes as corridas, com pilotos e carros diferentes. Mas, relaxem que isso é algo que acontecerá naturalmente conforme jogamos.

Simples e divertido

O jogo é simples e divertido.
O jogo é simples e divertido.

Em meio à jogos ultra-realistas, como Forza, F1 2020, Assetto Corsa e Project Cars, que focam na ideia de simulação, Hotshot Racing mira na simplicidade e acerta. Com uma identidade visual retrô; uma boa variedade de pistas e carros; e modos divertidos (que ficam ainda mais legais jogando com os amigos), o game é uma grata surpresa e uma bela homenagem aos clássicos jogos de corrida arcade do início da era 3D.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Hotshot Racing

10

Nota final

10.0/10

Prós

  • Gráficos retro
  • Controles simples
  • Modos divertidos
  • Bela homenagem