Em um mundo repleto de party games de qualidade onde temos o grandiosíssimo Mario Party, o adorado Bomberman e outros de bastante renome, existe espaço de sobra? Claro, igual coração de mãe: sempre há lugar para mais um. Porém, é preciso se diferenciar, ou ao menos realizar sua proposta principal de forma bem feita. HyperBrawl Tournament é um jogo que veio sem muito alarde para todas as plataformas recentes, e não vejo uma grande atenção da mídia para este indie mesmo após seu lançamento silencioso. Tendo a experiência de perto consegui entender um pouco o motivo.
Desenvolvimento: Milky Tea Studios
Distribuição: Milky Tea Studios
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Esporte, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: iOS, PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: Sem registros
Não é o suficiente
HyperBrawl Tournament é um game 2×2 com heróis futuristas, em que seu objetivo central é marcar gols mirando com o analógico direito e segurando o gatilho do controle para medir a potência do lançamento – com a possibilidade extra de jogar bolas curvas. Originalmente, é um produto proveniente do serviço Apple Arcade, vindo diretamente de uma plataforma com comandos touch para os consoles de mesa. É uma espécie de partida de queimado misturado com handball e jogo sujo. Os personagens são confinados em arenas que podem ter influência sobre a partida através de suas estruturas – como paredes que se movem, obstáculos que surgem e atrapalham ou podem ser usados como cobertura, entre outros efeitos diversos.
É possível jogar offline com outras pessoas ou bots no mesmo console, e através da internet em partidas com gente aleatória ou em salas privadas com seus amigos(as). Além do modo história em que montar um time personalizado e personagens de diferentes classes à sua escolha é a principal proposta, existe a forma mais arcade, um torneio para disputar um troféu e também um treinamento para masterizar os movimentos de HyperBrawl Tournament. Fora isso, um grande elenco de personagens está à disposição, além de vários outros desbloqueáveis, como também skins extras e arenas únicas.
Soa como o cenário perfeito, não? Até que sim, porém a execução é feita de forma bem medíocre e sem nada de especial. Os modos disponíveis são todos iguais e giram em torno da proposta central: marcar gols. Os personagens possuem skins secundárias para serem escolhidas e armas equipáveis que podem ser usadas como um poder dentro da partida para paralisar ou eliminar temporariamente seus oponentes até que um respawn os traga de volta. Mesmo assim é tudo básico ao extremo. As partidas não tem nenhuma emoção, as animações são completamente amadoras, os personagens são excessivamente genéricos e se movem de uma forma bastante engessada e por aí vai. Além disso, todos passam a sensação de falta de agilidade, entre outros fatores que tornam HyperBrawl Tournament mediano, ao mesmo tempo que apresenta vários elementos abaixo da média ou simplesmente “ok”.
Problemas
Assistindo vídeos internet afora, as demais versões de HyperBrawl Tournament parecem rodar de forma agradável, mas a versão de Switch possui quedas de fps inexplicáveis. Durante a seleção de personagens, a performance cai absurdamente quando quatro “bonecos” surgem na tela, demonstrando uma falta de otimização fora do comum. Também não vejo motivo para que HyperBrawl Tournament não rode em 60 fps, visto que seus visuais não são nada exigentes, aparentemente.
Jogos de ritmo frenético necessariamente precisam de uma performance maior se quiserem transmitir a emoção necessária para o jogador. Mas nem só de problemas técnicos vive HyperBrawl Tournament, ainda existem as músicas que estão ali só para compor o momento sem passar a emoção necessária, como também todos os powerups serem bastante sem graça e não agregar muito à partida – são poderes bem batidos, como escudo protetor e um martelo giratório que certamente você já viu em outro lugar por aí.
Para juntar uma vez os amigos e só
HyperBrawl Tournament acabou sendo um produto bastante genérico e sem apelo, o que é decepcionante já que os vídeos até o lançamento passavam a mensagem de que o jogo seria algo interessante. Como falei no início deste texto, para se destacar no mundo dos títulos multiplayer com proposta casual é necessário saber fazer algo diferente.
HyperBrawl Tournament possui muito daquilo que faz com que um game dê bastante certo como muitos desbloqueáveis e até mesmo o desejado recurso para partidas online. Infelizmente, o produto final acabou deslizando feio em sua mecânica central, personagens bastante genéricos e partidas sem emoção nenhuma.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Bia Bock