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Review Insurgency: Sandstorm (PS4) – tensão em conflitos no Oriente Médio

Insurgency: Sandstorm é um jogo de tiro em primeira pessoa bastante tático, cuja curva de aprendizado é curta, mas o domínio exige muito mais do que simplesmente disparar uma arma feito o Rambo.

Desenvolvimento: New World Interactive
Distribuição: Focus Home Interactive
Jogadores: 1-20 (online)
Gênero: Tiro, Ação
Classificação: 18 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, Xbox One e PC
Duração: Sem registros

“Bora, timeeeeee”

Observando os campos floridos

Insurgency: Sandstorm se inspira em conflitos reais entre exércitos militares e insurgentes em localidades do Oriente Médio, especialmente Iraque e Afeganistão. Não há, porém, nenhum tipo de história aqui, e a jogabilidade se desenrola completamente por meio de modos multiplayer.

Dos modos disponíveis, Push foi o mais divertido e intenso. Os times revezam entre ataque e defesa, e contam com ondas de ressurgimento disponíveis para serem usadas conforme os jogadores morrem na partida. Atacantes começam com cinco ondas de reforços, mas podem aumentar esse número ao capturar um objetivo; os defensores, por outro lado, começam com 20 ondas, sendo estas o máximo que estarão disponíveis para defender todos os objetivos.

Cada decisão conta para o sucesso da missão, mas o fator decisivo será o trabalho em equipe. Há muito tempo eu não jogava algo tão tático e que exigisse tanto do trabalho conjunto entre jogadores. Isso ocorre não apenas pela natureza tática de Insurgency: Sandstorm , mas também pelo fato do dano altíssimo causado pelos tiros. A grande maioria dos confrontos entre dois soldados pode acabar em questão de um ou dois tiros, dependendo do calibre da arma e da parte do corpo inimigo atingida.

Inimigo atingido à distância

Insurgency: Sandstorm exige um comportamento metódico e cadenciado durante as partidas. Esgueirar-se pelos cantos e observar com cuidado uma área antes de ir para uma próxima cobertura são essenciais para sobreviver. É uma jogabilidade completamente oposta aos dois colossos do gênero FPS, Battlefield e Call of Duty, e isso é um grande elogio, pois Sandstorm pode se tornar uma alternativa à jogabilidade mais arcade dessas duas franquias.

Um outro fator que diferencia Sandstorm e torna as partidas bem interessantes é o chat por proximidade. Jogadores da mesma equipe se escutam normalmente independente da distância que estão uns dos outros, mas é possível ouvir a comunicação inimiga se estiverem próximos. Isso pode ajudá-los a determinar a direção de onde a voz está vindo e, consequentemente, determinar uma posição aproximada do inimigo, sendo algo bastante útil tanto para quem ataca quanto para quem defende.

Um problema complexo de se resolver é de que as partidas podem começar com times completos mas, em diversas ocasiões, terminarem mais vazias. Isso se dá por conta dos famosos rage quitters, que saem do jogo no meio das partidas caso não estejam indo bem ou não gostando da sessão. É preciso ter penas mais duras para quem sai deliberadamente, pois prejudica a experiência de todos que decidem permanecer na partida.

Um arsenal e tanto

Tela de personalização do conjunto de equipamentos

As equipes de Insurgency: Sandstorm se dividem entre as Forças de Segurança e os Insurgentes. A Segurança usa primariamente armamentos de alto nível, como rifles de assalto G36C, M4A1 e M16A4, opções típicas de exércitos ocidentais. Os Insurgentes, por outro lado, usam armas como AK47, AKM e lançadores de foguetes RPG.

São oito classes de soldados disponíveis, e cada uma delas pode contar com armas específicas, bem como possuir funções muito distintas e que oferecem novas opções de ação em campo de batalha. As classes que se destacam mais, nesse aspecto são as Commander e Observer.

Commander, ou Comandante, pode solicitar ataques aéreos e morteiros explosivos e químicos com o auxílio de um Observador, cujo rádio deve ser usado pelo comandante, desde que ambos estejam próximos um do outro. É um nível a mais de coordenação exigido.

Personalização cosmética é vasta

Os conjuntos de equipamentos podem ser personalizados de acordo com as necessidades e vontades dos jogadores, desde que não ultrapassem o limite de suprimentos disponível. Pense nesse limite como pontos: cada arma, acessório e itens de auxílio gasta um número de pontos, e não é possível exceder o limite.

A variedade de armas é grande, e cada uma se comporta de maneira diferente. Armas de alto calibre são extremamente letais mesmo à longa distância, mas costumam ter alta taxa de recuo, o que dificulta seu controle em disparos contínuos; armas com menor poder de fogo, em geral, são mais fáceis de controlar, mas são mais efetivas em combates de proximidade.

A jogabilidade é um dos fatores que causam grande tensão durante as partidas. Cada bala conta, e é possível eliminar e ser eliminado em um piscar de olhos. Seja no ataque ou na defesa, o nervosismo de não saber se está sendo observado ou se há inimigos no próximo canto é uma experiência intensa e única.

Os campos de batalha

Correndo nas ruas de uma cidadela

Os mapas de Insurgency: Sandstorm são bem variados. As localidades consistem, em sua maioria, em áreas urbanas, mas há também opções como um vale natural de rochas, uma área industrial e os campos de uma fazenda.

Há um grande número de rotas disponíveis dentro de cada mapa. Os caminhos para chegar aos objetivos variam entre os mais óbvios aos mais escondidos e, juntos, contribuem para o fator estratégico do jogo. Há também uma grande verticalidade em diversas fases, o que exige constante atenção dos jogadores ao percorrerem tanto os corredores estreitos de uma cidadela próxima a uma sinagoga, quanto ao atravessar os campos floridos abertos de uma fazenda.

Tecnicamente “mais ou menos”

Textura com problema gráfico

Em geral, Insurgency é muito bonito, seja na modelagem das armas e personagens, seja nos cenários. Entretanto, com um olhar mais atento, é possível encontrar texturas de baixíssima resolução, tanto em objetos dos cenários quanto nas próprias armas, sendo estas o elemento de primeiro contato em um shooter em primeira pessoa.

A qualidade sonora é assustadora, mas num bom sentido. O som dos disparos efetuados e recebidos e das explosões é extremamente realista e, em conjunto com a alta fidelidade visual, cria uma atmosfera crível e fidedigna.

Há a ocorrência de bugs chatos, no entanto, tanto na parte visual quanto na parte sonora. É possível encontrar objetos cujas texturas parecem não ter carregado direito ou que estão com os gráficos “quebrados”. Além disso, o áudio das armas pode sumir sem mais nem menos, e o único jeito de consertar isso é alternar entre arma e item reserva. Estes erros chatinhos e inconvenientes já foram identificados pelos desenvolvedores. Logo, um pacote de correções será disponibilizado, mas, até o momento, estes problemas seguem presentes.

Uma boa alternativa tática

Insurgency: Sandstorm é um jogo extremamente tático e que exige muita coordenação entre os participantes para vencer. A variedade do arsenal de armas é muito boa, bem como as opções de personalização das armas com acessórios variados. Não é um título convidativo para quem deseja uma experiência arcade, mas é uma opção única para quem quer uma experiência sólida, brutal e que é, graças às suas qualidades, bastante divertida.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Insurgency: Sandstorm

8.5

nota final

8.5/10

Prós

  • Variedade de classes e armas
  • Jogabilidade tática e cadenciada
  • Variedade de mapas e suas nuances

Contras

  • Jogadores saindo das partidas é algo frequente
  • Bugs menores aqui e ali