Recentemente escrevi uma análise de Ittle Dew aqui no site, um jogo bastante inspirado nos jogos clássicos da franquia The Legend of Zelda, com câmera vista de cima e gameplay com foco em exploração. E o que mudou de um jogo para o outro?
Desenvolvimento: Ludosity
Distribuição: Ludosity
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, RPG
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch, PC e PS4
Duração: 6 horas (campanha)/ 14 horas (100%)
Em busca da jangada pt. 2
Primeiramente, não é necessário jogar o primeiro título para entender a história do segundo. Aqui mais uma vez temos Ittle, agora um pouco mais velha, e sua fiel raposa alada, naufragando em uma ilha depois de sua jangada acabar sendo despedaçada.
Eles encontram o cuidador do local e pedem ajuda para sair de lá. O homem diz que não tem o que fazer, mas a esperta raposa encontra um papel em seu bolso onde diz que em cada dungeon da ilha existe um pedaço de jangada – muito conveniente.
Mais uma vez o bom humor do jogo se mantém assim como em seu antecessor, o que para mim faz toda a diferença já que em grande parte do tempo é tirado um sarro dos elementos de games do gênero.
Conteúdo ampliado
À primeira vista Ittle Dew 2 pode parecer apenas uma versão melhorada e 3D do primeiro jogo, porém as diferenças ficam claras em poucos minutos de gameplay. Agora Ittle tem a função de rolar, o que facilmente permite a esquiva dos ataques dos monstros e outros obstáculos sem receber dano.
O level design também é um elemento que chama bastante a atenção na sequência, apresentando dia e noite, mudança de clima, e uma excelente variação de cenário, como ambientes com nevascas, areia da praia, um bosque feito de estrelas, um pântano, entre outros. Realmente o jogo, além de uma clara evolução do anterior, possui uma quantidade bem maior de conteúdo disponível, o que consequentemente exige bem mais horas para finalizar o jogo.
As cartas colecionáveis não aparecem em grande parte do jogo, e a boa notícia é que os cards acabaram dando vida a dois jogos próprios para smartphones. O combate agora tem mais destaque e uma importância bem maior – e se mostra mais difícil do que no primeiro jogo -, apresentando um formato mais ágil, habilidades bem úteis na batalha, status negativos, melhorias para as armas e a própria esquiva que ajuda bastante na defensiva.
O mapa possui um papel importantíssimo, e mostra sempre a localização do próximo objetivo sem fazer com que o jogador fique vagando sem rumo em busca de seu destino. O jogo dá uma certa liberdade para ir e vir nas dungeons sem seguir a ordem correta, mas o recomendado é sempre o melhor caminho a seguir. No fim de cada dungeon é necessário enfrentar um chefão do lugar, liberando um vortex que leva Ittle de volta à entrada.
Adições importantes
Todos os puzzles vistos neste segundo título da série Ittle Dew agora são mais trabalhados e alguns são bem inéditos, além de oferecerem maior desafio do que o jogo anterior. As novas formas de resolver estes quebra-cabeças também são mais interessantes e diversificadas, mostrando a capacidade dos desenvolvedores de fazerem um ótimo gameplay com um número pequeno de mecânicas.
Novos itens que servem como habilidades são elementos bem-vindos, como a dinamite que explode blocos rígidos e a corrente que expande o alcance da sua espada e podem ajudar até mesmo em combate. Como não podia faltar, as frases engraçadas – desta vez apenas em inglês – de todos os personagens do jogo tiram risadas a cada diálogo que surge na tela, no melhor estilo Hora da Aventura e outros desenhos da Cartoon Network.
Em busca da jangada pt. 2
Ittle Dew 2+ é não apenas uma melhoria, mas um jogo muito mais bem feito do que seu antecessor. Considerando o intervalo entre um jogo e outro, é impressionante o quanto a Ludosity aprendeu com os erros e acertos do primeiro Ittle Dew, e adicionou exatamente o que precisava para tornar a sequência ainda melhor e digna de ser chamada de um segundo jogo.
Os gráficos são um charme a parte e remetem bastante aos jogos de The Legend of Zelda do Nintendo DS. O significado do “+” no título significa que esta versão acompanha conteúdos adicionais, como novas dungeons, a volta dos cards coletáveis e um modo easy para levar menos dano dos inimigos e, acredite, você vai precisar deste.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Samuel Leão