Não é de se estranhar que a vida real inspire bastantes desenvolvedores na hora de criarem seus jogos. Sejam eles experiências pessoais que acabam servindo de inspiração para a história, ou uma ideia que surgiu durante um período de descanso. Às vezes, até mesmo algo normal do nosso dia-a-dia pode ser utilizado como a base da premissa de um jogo inteiro.
Kill it With Fire, sem sombra de dúvidas, é algo que surgiu após o desenvolvedor pensar em transformar algo que é simples do nosso dia-a-dia em uma experiência divertida. E é possível dizer que ele cumpriu com o seu objetivo.
Desenvolvimento: Casey Donnellan Games LLC
Distribuição: tinyBuild Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Simulação
Classificação: 14 anos
Português: Interface e Legendas
Plataformas: Switch, PS4, Android, iOS, PC, Xbox One
Duração: 3.5 horas (campanha)/4 horas (100%)
Aranhas: seus únicos inimigos
Kill it With Fire é uma experiência bastante simples e bem divertida, e sua premissa também é bem básica: mate aranhas. Como um exterminador das criaturas de 8 patas, seu trabalho é apenas um: matá-las de todas as formas possíveis e imaginárias, utilizando desde coisas óbvias, como panelas e arremessar objetos, até itens e armas que fariam qualquer um questionar sua sanidade, como revólveres, explosivos, granadas de fogos e outros.
E esta é a parte divertida, a famigerada liberdade que você tem para eliminar as aranhas e como cumprir seus objetivos. Ao iniciar, o jogador é colocado em um dos diversos lugares que possam ter as criaturas, como sala de estar, cozinha, quartos, um mercadinho e outros. Depois disso, tudo fica na sua mão, como a forma de prosseguir durante a missão, opção de cumprir um dos objetivos extras e, principalmente, como matar os artrópodes.
O jogador pode explorar todo o cenário em seu próprio ritmo, e eles são cheios de coisas que podem ser examinadas em busca de aranhas ou segredos. Armas e melhorias para o personagem e seu radar também podem ser encontrados pelo caminho ou completando certos objetivos.
Para avançar, é preciso matar um certo número de aranhas, enquanto cumpre alguns objetivos opcionais pelo caminho, com portas estando trancadas até que certo número de inimigos sejam derrotados. É um sistema simples, mas aqueles que gostam de explorar tudo ao seu redor irão se divertir explorando os locais em busca de segredos, apesar de que todos os lugares funcionarem como caixas e não possuírem rotas ou caminhos alternativos até sua saída.
Um arsenal para dar inveja em um FPS
Em Kill it With Fire,a forma de eliminar aranhas depende unicamente de você. O jogo lhe fornece uma variedade de ferramentas e armas que lhe ajudarão a matar as criaturas da forma mais efetiva possível. Este seu arsenal contará com armas, revólveres, espingardas, explosivos C4, lança chamas, sprays de fogo improvisado, panelas e muito mais.
Enquanto isso possa parecer, de início, um exagero, principalmente quando nosso único uso para tais armas são matar pequenas aranhas, logo você perceberá que terá que utilizar todas as armas de forma inteligente. Isso porque,conforme você vai avançando, mais criaturas estarão no seu caminho.
Para ajudar a localizá-las, o jogador tem à sua disposição um radar que pode ser melhorado com a ajuda de peças que podem ser encontradas pelos cenários. Além de melhorá-lo, também é possível adquirir upgrades para seu personagem, que permite algumas boas adições à jogabilidade como a possibilidade de correr ao apertar o direcional.
Para ajudar na exploração dos locais e desviar dos ataques das aranhas, podemos andar, pular com um toque de botão e se abaixar com outro. Os gatilhos do Joy-con servem para utilizar armas e o radar e, por fim, o Y serve para interagir com locais e objetos. Interação com objetos se resume a examiná-los em todos os lados e ângulos possíveis, além de poder arremessá-los – como alguns como vasos e pratos – quebrando-os ao serem jogados por aí.
Pequeno detalhes que importam
Kill it With Fire possui uma apresentação bem simples, com gráficos estilizados que não afetam muito a imersão. Seus efeitos sonoros também são muito bons, aranhas fazem barulhos típicos e rádios tocam uma música que pode ser ouvida ao se aproximar delas, e até mesmo pisar em terrenos diferentes faz um som novo.
Entretanto, apesar de parecer ser um jogo bastante básico, Kill it With Fire utiliza muito bem seus elementos para mostrar que tem muito mais por baixo dos panos, começando pelo seu alto nível de detalhes, quando o assunto é destruição. É possível esmagar pratos, quebrar vidros e desarrumar todos os locais que você explora.
Como se não bastasse, ainda há um incrível sistema detalhado de efeitos visuais, que imitam a vida real, sempre que o jogador faz algo. Por exemplo, coloque fogo em algo e veja essa chama se espalhar, consumindo tudo pelo caminho até que, eventualmente, ela se apague e deixe os restos queimados. Ou então exploda um barril explosivo e veja tudo indo pelos ares. O jogo até te recompensa com essa “destruição”, te dando objetivos em que é necessário explodir algo do cenário para prosseguir na aventura.
Algumas das aranhas também ativam causas e reações ao serem atingidas com certas armas. Aranhas vermelhas podem cuspir filhotes ao serem esmagadas, enquanto algumas outras podem explodir e são imunes a qualquer coisa que não seja golpes com panelas. As criaturas também produzem um som sempre que elas estiverem por perto, e muitas correm para se esconder quando são vistas pelo jogador.
E esse é um dos problemas do jogo: como as aranhas são pequenas, elas podem se esconder em muitos lugares, incluindo alguns que não podem receber interações por parte dos jogadores. Isso faz com que tempo seja perdido esperando elas saírem de seus esconderijos, o que pode ser extremamente chato, especialmente quando faltam poucas para matar.
Outro problema é que a interação com objetos é bastante limitada. Não é possível interagir com eles além do básico movimento de examinar. Seria legal ter a opção de ligar TVs ou abrir livros – e algumas caixas.
Nunca foi tão divertido matar aranhas
Kill it With Fire consegue ser uma experiência bastante divertida mesmo com sua simplicidade. A ideia de matar aranhas pode parecer algo sem graça na vida real, mas graças à adição de armas e outros itens doidos, as coisas aqui ficam extremamente engraçadas.
O jogo não é perfeito, mas é excelente para uma rápida diversão em um momento de distração. Ele também é bastante curto, então com apenas algumas horas é possível habilitar tudo que tem a oferecer.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong