Já pensou em largar tudo e se dedicar a entregar pacotes e correspondências numa região isolada? Lake é um jogo de aventura e simulação social que permite realizar essa fantasia. Desenvolvido pelos holandeses da Gamious, o título é uma viagem de volta aos anos 80 que traz uma jogabilidade tranquila em meio a duas narrativas dinâmicas, com eventos que se desenrolam conforme as escolhas feitas pelo próprio jogador.
Desenvolvimento: Gamious
Distribuição: Whitethorn Games, Gamious
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
Duração: 6 horas (campanha)/7 horas (100%)
Entregando e vivendo em sociedade
A aventura é dividida em duas campanhas distintas: na experiência clássica, assumimos o papel de Meredith Weiss, uma quarentona que se cansa de sua carreira no setor de tecnologia de uma empresa situada numa metrópole. Depois de receber um convite de seu pai, ela decide passar um tempo em sua cidade natal, trabalhando no serviço postal da pequena Providence Oaks. Já na campanha adicional Season Greetings, Lake põe o jogador na pele de Thomas Weiss, o pai da protagonista, que precisa realizar entregas em plena temporada natalina, numa cidade luminosa e coberta pela neve.
A jogabilidade permanece a mesma nas duas campanhas oferecidas por Lake: durante o dia, é preciso dirigir o caminhão dos Correios, entregando pacotes e cartas aos habitantes da região litorânea, que conta com um grande lago – vindo daí o nome do jogo. No meio dos percursos, os personagens têm a oportunidade de conversar com os moradores locais. Tudo que é dito pelos protagonistas é escolhido pelo jogador, e as opções selecionadas refletem no comportamento dos habitantes, impactando também na narrativa geral do game. Quando o expediente se encerra, é possível escolher como os protagonistas devem utilizar seus períodos de folga, optando entre socializar e estabelecer relações amistosas ou românticas com o pessoal da cidade, ou simplesmente descansar enquanto assistem TV ou leem um livro, deixando sempre a decisão nas mãos de quem está jogando.
Apresentação legal, mas imperfeita
A equipe de desenvolvimento criou uma boa mixagem de elementos que torna Lake um jogo divertido, apesar da gameplay ser lenta e o ritmo da narrativa ser mais devagar ainda. A ambientação é bem feita, e a trilha sonora tocada no decorrer das viagens é excelente. O game adota uma direção de arte cartunizada, possuindo designs simples, mas que funcionam por conta do ótimo trabalho de animação realizado pelos responsáveis.
No entanto, o aspecto gráfico deixa um pouco a desejar durante a jogabilidade, visto que algumas dessas animações são incompletas, como o personagem que não movimenta o volante do carro quando dirige, por exemplo. Também há alguns problemas na iluminação de certas cenas, pois elas possuem bugs que alteram abruptamente o tom das cenas com uma claridade absurda. A localização para o idioma nacional não adapta corretamente certos termos do inglês, deixando algumas cenas e nomes de personagem sem sentido para o público brasileiro. Esses problemas não chegam a afetar tanto a jogatina, mas mostram que os produtores poderiam ter prestado mais atenção ao lado técnico do título.
Um ótimo simulador social
Lake é um jogo casual e agradável, carregado por suas narrativas que, embora possam parecer um pouco desinteressantes devido à natureza do gênero que pertencem, são cativantes. A jogabilidade de entregas combinada com as histórias resultam em uma combinação reconfortante e diferenciada, tornando esse em um nome imperdível para os fãs de games relaxantes.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong