MLB The Show capa

Review MLB The Show 22 (PS5) – Um show incomparável

A franquia do popular esporte americano da Sony entra em campo, e, pela segunda vez, atravessa o terreno do PlayStation, levando as tacadas, arremessos e corridas também para consoles da Nintendo e Microsoft

Mesmo sem concorrência sólida, MLB The Show 22 chega muito bem, junto da primavera no hemisfério norte, junto da temporada de beisebol e dos produtos que giram ao redor do esporte, se consolidando de uma vez por todas como o melhor simulador de esportes dentre todos os jogos do gênero.

Desenvolvimento: San Diego Studios 
Distribuição: Sony
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Esporte, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataforma: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem Registros

Sobre o Baseball 

Batidas e arremessos

Já tive o prazer de escrever uma review sobre MLB The Show 21 o jogo passado da série, e espero continuar fazendo isso a cada temporada, para aqueles que tiverem interesse, podem clicar aqui, onde eu falo um pouco mais do beisebol e de suas regras. Mas, simplificando: O esporte surgiu nos Estados Unidos, com influências do críquete, e é um esporte coletivo e bastante popular em Taiwan, Coreia do Sul, países do Caribe e, principalmente, Japão e Estados Unidos. 

O jogo favorito da América, como é apelidado, consiste numa modalidade praticada entre duas equipes de nove jogadores cada que alternam as posições de defesa e ataque. O objetivo do esporte é fazer a maior quantidade de pontos, os runs. Para regras mais detalhadas, basta clicar e assistir a esse incrível vídeo clicando aqui

Vamos falar sobre o Show

Ótimo gerenciamento

Quando pensamos nessas simulações esportivas em situação de monopólio ou quase monopólio, a franquia MLB The Show está sozinha em seu segmento. A Sony PlayStation tem um acordo com a liga principal de beisebol da América do Norte e eles são os únicos que podem usar as licenças da liga principal. Isso torna o jogo basicamente imbatível, e nenhum outro game de beisebol no mercado tem a mínima chance contra MLB The Show, pois estão cobertos de estádios e equipes genéricas e, ainda por cima, não tem o budget da Sony. 

De toda forma, não podemos tirar os méritos da franquia, por isso ela conseguiu de uma forma estar no topo da pedra do reino do gênero esportivo, e isso não foi por sorte, mas foi fruto de uma árdua tarefa e de árduos trabalhos. O desafio é mais interno: o que os desenvolvedores da San Diego podem fazer para melhorar a experiência do cliente da licença esportiva?

Aqui temos um passo incrível no nível de áudio, pois novos comentários foram gravados especialmente para esta edição da MLB 22 e estão disponíveis, e assim encontramos os hosts Jon Sciambi e Chris Singleton. Sciambi é o atual comentarista oficial de jogos do Chicago Cubs e Singleton analisa a liga ao longo da temporada na Rádio ESPN. Algumas de suas falas foram tiradas diretamente de partidas reais para torná-las ainda mais críveis, da mesma forma que o famigerado Bomba Patch fazia.

Graficamente incrivel

A jogabilidade geral já estava num padrão muito alto e acessível, então não vemos diferenças tão grandes quanto a versão do ano passado. Aos novos jogadores, o MLB 22 vem com dois novos modos de dificuldade, baseados nas estatísticas dos jogadores em jogos anteriores. Os modos Amateur e Minors adicionam dois níveis acima do modo Iniciante que tínhamos até então e que era muito simples, chegando a ser um erro e que foi completamente corrigido pela San Diego Studios na edição de 2022. 

O modo de treinamento, assim como em 2021, é algo necessário para quem quer dominar as mecânicas básicas e muito mais necessário para os que querem ir para modos competitivos. É normal perder horas e horas na área de treino, que atrás incorpora um módulo quase profissional, permitindo que um simples toque em R3 abra todos os parâmetros da partida e inicie uma situação específica (set-piece) para ser repetida várias vezes para dominá-la. Essa é uma ferramenta que os desenvolvedores da San Diego Studios usaram no desenvolvimento, e que agora está disponível para todos.

Batidas e arremessos por todos os lados

Leve seu time à glória no MTO
March to October é um ótimo modo para jogadores casuais

Os comentários novos e bem-sucedidos, passando por todo o trabalho no ambiente sonoro e, claro, os gráficos impressionantes, mostram que sua realização é um sucesso absoluto. Isso sem falar da música, o órgão, os publicitários, e os anúncios inteligentemente integrados ao jogo. No poderoso PS5, poderíamos facilmente acreditar que estamos nos diversos estádios famosos da história do beisebol e do esporte em geral. Ver MLB The Show é ver o esporte americano em um grau de beleza que beira a perfeição, 

Encontramos os modos usuais como MTO – March to October, que lhe dá o controle total de uma franquia no período de março a outubro para experimentar uma temporada completa de todas as formas, tanto no campo quanto no escritório para gerenciar contratos e o aspecto financeiro do clube. O MTO (March to October) é uma variação mais rápida do modo Franquia que também encontramos na obra, e que oferece o controle ao longo de várias temporadas. Vemos aqui pequenas melhoras no gerenciamento dos times. 

Road to the Show volta, sem tantas novidades, nos dando a oportunidade de viver uma carreira de jogador de beisebol nos EUA começando nas ligas menores para finalmente chegar à MLB, tudo com um esforço de roteiro que não é de forma alguma comparável ao que pode ser feito em NBA 2K, mas ainda faz um bom trabalho. E finalmente temos os modos Diamond Dynasty e confrontos online que agora oferecem cooperação online, que na minha opinião não ganha o coração do jogador. 

É possível jogar a nova versão de MLB The Show no Xbox Series X/S e também no Switch, esse sistema é um passo inovador no mundo dos games, pois há um cross progression muito completo através do qual você pode começar uma temporada da MLB no seu PS5, continuar no Switch e, finalmente, terminar no Xbox Series. Isso não somente é inovador para a franquia, mas também pode lançar uma moda em vários outros títulos, nos quais essa feature seria muito bem vinda. 

Fim da nona entrada, MLB The Show se sagra campeão de novo! 

San Diego Studios continua o excelente momento de sua franquia, ao mesmo tempo que traz novos interessados, enquanto consegue não deixar os jogadores caírem no tédio.

MLB The Show 22 é agradável e sua jogabilidade divinamente eficaz e gostosa. As adições a esta versão de 2022 reforçam o aspecto de simulação, sem ser muito complicada para os novatos. MLB The Show nos faz não somente jogar beisebol em nosso console,mas também faz viver o esporte, nos colocando de forma incrível no universo dos arremessos, corridas e home runs

Revisão: Jason Ming Hong

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

MLB The Show 22

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Graficamente estupendo
  • Atmosfera incrível
  • Cross progression e cross play
  • Muito conteúdo original
  • Continua a melhorar o que já era bom

Contras

  • Poucas adições grandiosas