Moorhuhn Kart 4 capa

Review Moorhuhn Kart 4 (Switch) – Quase lá

O frango mais famoso da Alemanha está de volta às pistas. Moorhuhn Kart 4 chegou ao Nintendo Switch trazendo a clássica experiência de corrida com personagens divertidos e pistas malucas. Mas será que esse jogo consegue competir com os grandes do gênero? A resposta, infelizmente, é complicada.

Desenvolvimento: KORION Interactive
Distribuição: Markt+Technik
Jogadores: 1-4 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Corrida, Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch
Duração1 hora (campanha)

Jogabilidade simples, mas travada

Personagens são até carismáticos
Personagens são até carismáticos

Se você já jogou qualquer jogo de kart na vida, vai se sentir em casa aqui. Você escolhe um personagem, pisa fundo, pega itens espalhados pelo caminho e tenta cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O problema? A jogabilidade não é das mais polidas.

A direção dos karts é bem dura, e fazer curvas fechadas pode ser uma verdadeira luta já que o carrinho não responde tão bem. O sistema de drift, essencial pra qualquer jogo do gênero, não tem aquela fluidez gostosa que faz você querer deslizar por cada curva como em Mario Kart 8 Deluxe. Em vez disso, parece que você tá brigando com o controle o tempo todo.

Os power-ups também não ajudam muito. Existem alguns itens clássicos, como foguetes e armadilhas, mas eles não têm o impacto que deveriam e são bem genéricos. Em vez de criar aquele caos divertido que a gente espera num jogo de kart, eles passam batido na maioria das corridas e são até confusos de usar. Ao menos dá pra soltá-los para trás do carro, se quisermos.

Gráficos e performance no passado

Algumas fases tem ângulos que impedem de ver à frente
Algumas fases tem ângulos que impedem de ver à frente

Vamos ser sinceros: Moorhuhn Kart 4 parece um jogo de uma geração passada. Os visuais são coloridos e cartunescos, mas tudo parece meio antiquado. Os cenários são vazios, os personagens têm animações limitadas e as texturas são bem simples.

Pra piorar, o desempenho deixa a desejar. Em algumas corridas, quando tem muita coisa acontecendo na tela, a taxa de quadros cai bastante, o que afeta ainda mais a jogabilidade. Pra um jogo de corrida, em que precisão e fluidez são essenciais, isso é um problemão. Jogando em dois ou quatro pessoas, tudo fica bem pior e a performance vai lá embaixo.

Pistas e variedade até dão pro gasto

Powerups são funcionais, mas bem genéricos
Powerups são funcionais, mas bem genéricos

Se tem um ponto positivo, são as pistas. O game oferece algumas bem variadas, indo de fazendas a cidades e florestas. Algumas até têm atalhos e desafios interessantes. Podemos correr em copas ou em corridas únicas, o que é bem-vindo.

O problema é que, no geral, elas não empolgam tanto e algumas são até malfeitas, impedindo você de ver à frente e caindo fora delas por culpa da câmera. Falta aquele toque especial, como elementos dinâmicos ou interativos que fazem cada corrida ser diferente. Depois de algumas partidas, você já sente que viu tudo o que o produto tem pra oferecer.

Modo multiplayer é uma oportunidade perdida

Jogar em 4 pessoas turna tudo lento
Jogar em 4 pessoas turna tudo lento

Todo jogo de kart deveria brilhar no multiplayer, mas Moorhuhn Kart 4 tropeça feio aqui. Sim, dá pra jogar no modo local com amigos, o que pode render boas risadas, mas o online é simplesmente inoperante. Ele existe, mas só isso, porque não encontra uma alma sequer viva nas salas.

O game até oferece alguns modos diferentes, como contra o tempo e torneios, mas nada que realmente prenda a atenção por muito tempo. O sistema de progressão que libera partes novas pros karts e pistas além de copas é o único ponto que realmente prende você por mais tempo.

Um kart que fica pelo caminho

Moorhuhn Kart 4 pode ser divertido por alguns minutos, principalmente se você tem nostalgia pela franquia, o que vai ser difícil visto que é um game alemão. Mas, comparado a outros games do gênero, ele simplesmente não tem fôlego para se manter. Com controles travados, gráficos ultrapassados e poucos motivos pra continuar jogando, ele acaba ficando na poeira de opções muito melhores que já existem no Switch.

Cópia de Switch cedida pelos produtores