Chocobo GP Capa

Review Chocobo GP (Switch) – Um bom competidor para o cenário de kart

Além de Mario Kart, o que mais temos como competição no campo de corrida de kart? Eu diria que Crash Team Racing foi o que chegou mais próximo da série MK do que qualquer outra até agora, então ainda temos espaço para mais jogos como esse tentarem conquistar seu lugar ao sol neste cenário. Dito isto, Chocobo GP, uma série de kart que originalmente saiu no Playstation, agora chega ao Switch como uma espécie de sequência ou sucessor espiritual, e consegue fazer jus.

Desenvolvimento: Square Enix
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1-2 (local) e 1-64 (online)
Gênero: Corrida, Arcade
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 3 horas (campanha)/30 horas (100%)

O modo história é uma ótima pedida

Modo GP

Chocobo GP oferece um modo história logo de cara, o que já é melhor do que ter apenas um modo Grand Prix ou cups sem enredo como em Mario Kart 8. Isso foi algo que eu sempre admirei e elogiei em Crash Racing, já que é muito bom ter um pretexto para atrair jogadores e desbloquear novos personagens e coisas cosméticas, e até enfrentar chefes e obtê-los como um personagem jogável. No modo história daqui, passamos por cenários diferentes que se inspiram na franquia principal da Square Enix, Final Fantasy, assim como seus personagens.

Cada capítulo do modo história desbloqueia novos selecionáveis, além de “desbloquear” novos itens compráveis na loja do jogo como personagens exclusivos, carros personalizados e novas cores para adicionar ao seu veículo. Este modo só lhe dará Mythril e bilhetes, que são duas das três moedas disponíveis em todo o jogo. O terceiro é obtido apenas jogando o modo Chocobo GB, que é praticamente uma copa que vai te dar partidas com aleatórios na internet, e todos devem lutar – quer dizer, correr – pelo primeiro lugar, enquanto são eliminados consecutivamente corrida após corrida.

Corrida padrão

O modo Chocobo GP também tem metas diárias e semanais a cumprir, o que te dá um prêmio Gil, e o mesmo vale para quando você consegue ficar entre os três ou quatro primeiros lugares nas corridas. Quanto melhor seu desempenho, mais Gil você ganha. 

Em vez de jogar tudo em suas mãos desde o início, Chocobo GP quer dar aos jogadores uma sensação de realização, o que é feito com sucesso ao restringir a lista inicial a apenas 3 personagens, todos os outros sendo desbloqueados quando você joga o jogo em si. Claro que há muitas coisas que você pode comprar com dinheiro da vida real, mas sinceramente isso não é necessário. Consegui desbloquear a maioria dos meus personagens simplesmente vencendo o modo história, correndo no modo GP e participando dos eventos rotativos que se alternam de tempos em tempos.

Coisas extras

Multiplayer local

Além do modo História e GP há o multijogador, tanto local quanto online. O local é bastante simples e também pode ser jogado no modo História. Basta conectar outro joystick ao seu Switch e jogar com um amigo em uma tela dividida, que felizmente permite o Joy-con na horizontal. Na versão Lite do Chocobo GP (considere essa como uma versão demo) você pode se juntar a pessoas na internet, enquanto na versão completa você pode convidar amigos para sua sala. Além disso, nenhuma jogabilidade “com lag” ou travada foi vista durante minhas partidas.

Como extra, há o modo de treino, no qual você pode praticar e melhorar suas habilidades de direção, mas não posso deixar de dizer que os controles aqui são altamente flutuantes e algumas animações parecem muito baratas. Tudo passa a impressão de ser leve demais quando comparado aos seus concorrentes da cena de corrida de kart, mas isso não prejudicou minha capacidade de dirigir – embora eu ajustaria  isso um pouco se eu fosse os desenvolvedores.

Itens da loja

Quanto aos itens da corrida, eu diria que não consegui distinguir a diferença entre cada frasco de item. Há algumas cores diferentes, mas qualquer uma que eu pegasse me fazia sentir como se não houvesse uma separação clara entre elas. Às vezes eu coletava um tornado como um power-up ofensivo depois de passar por um frasco azul, enquanto correr sobre um vermelho me dava um booster; e também consegui um booster coletando um azul.

Por fim, as pistas não apresentam um level design muito bacana, e parece que estamos correndo em terrenos planos o tempo todo. Sei que existem alguns atalhos aqui e ali e uma certa verticalidade, mas parece que não houve muita criatividade ao criar curvas diferenciadas para tirar o máximo proveito do drift do game. Ativar a habilidade especial dos personagens também faz, muitas vezes, com que eles fiquem com uma direção bastante fluída, o que repentinamente se encerra e nos coloca novamente nos controles padrão – às vezes, em situações nada favoráveis. Isso é um problema quando feito em uma curva muito perigosa, já que cair pra fora da pista é quase certeiro.

Ótimo jogo com controles flutuantes e um monte de itens compráveis

​​Chocobo GP é um ótimo jogo de corrida de kart, que é bom o suficiente para competir com seus principais rivais em toda essa. Embora ele ofereça muitos modos para percorrer e diferentes moedas internas para você adquirir e comprar itens em sua loja, devo dizer que, vindo de uma empresa como a Square Enix, eu esperaria um polimento melhor. As animações geralmente parecem baratas e os controles do kart são muito flutuantes, além do menu dar a impressão de que este é um jogo para celular. Tirando os problemas, Chocobo GP é excelente para jogar com os amigos ou para competir com randoms na internet por Gil, metas diárias e semanais que vão seduzi-lo a comprar e desbloquear itens como personagens, carros e cores ou adesivos para seu veículo. Se você ainda estiver em dúvida sobre comprar ou não, experimente a versão Lite pois você também pode entrar em lobbies de seus amigos e jogar no modo wireless com até 7 pessoas, contanto que uma pessoa possua o jogo completo.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Chocobo GP

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Itens da loja são comprados com dinheiro do jogo
  • Vários personagens desbloqueáveis
  • Modo história
  • Modo GP é empolgante
  • Itens exclusivos por season são interessantes

Contras

  • Controles flutuantes
  • Level design das pistas podia ser melhor
  • Multiplayer local apenas para 2 pessoas