imagem em destaque mr.prepper

Review Mr. Prepper (PS4) – Complicações em busca da sobrevivência

Para fugir de um mundo à beira de uma guerra nuclear, as regras fundamentais são: sobreviver, escapar e, acima de qualquer coisa, se preparar para todas as possibilidades.

Desenvolvimento: Rejected Games
Distribuição: Ultimate Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero:  Ação, Simulação
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas:  PS4, PS5, PC, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 17 horas (campanha)/29.5 horas (100%)

O mundo não é mais como antes

NPCs peculiares são a norma em Mr. Prepper

Após enfrentar uma praga mundial e a ascensão de um governo totalitário, os EUA estão longe de ser a antiga nação que prezava pela liberdade de seus cidadãos e o autoritarismo tomou conta do país. É nesse cenário distópico, em um futuro próximo, que se passa a narrativa de Mr. Prepper

Desenvolvido pela Rejected Games e publicado pela Ultimate Games, Mr.Prepper aposta nas mecânicas de construção e sobrevivência para alcançar o objetivo do protagonista: fugir para bem longe de Murricaville. Para isso, ele precisa pôr em prática seu pouco convencional plano de fuga: é aí que toda a construção entra, pois a polícia está de olho em todos e qualquer passo em falso pode te levar ao fim do jogo em uma cadeia. A estratégia é simples: construir um verdadeiro bunker abaixo da sua simples residência e, a partir daí, fabricar os itens necessários para sobrevivência e para construir seu veículo de fuga.

As mecânicas de construção são bastante simples e a maioria dos itens necessários pode ser facilmente encontrados nas áreas externas próximas à casa, seja na floresta ou na mina. E a partir de determinado ponto no jogo, também temos acesso a um deserto, a escassez de itens não é um problema em Mr. Prepper e os itens extras  sempre podem ser vendidos para algum dos comerciantes clandestinos com os quais fazemos negócios ao longo do enredo.

A narrativa distópica apresenta uma tentativa bem simplória de sátira aos costumes americanos e ao famoso american way of life, embora a sutileza não esteja muito presente em Mr. Prepper e sua Murricaville repleta de casas suburbanas iguais às encontradas no The Sims. Os quadros com dizeres como Abençoe o Presidente e o absoluto controle estatal na imprensa e na vida dos seus cidadãos, representado pelas visitas semanais de um agente federal à procura de itens considerados subversivos na casa do protagonista fazem referências narrativas a distopias como 1984. Mas infelizmente o jogo não se aprofunda muito no enredo, que serve apenas de pano de fundo para intermináveis horas de construção e fabricação de itens.

Bugs e mecânicas problemáticas

Quem imaginaria que daria pra fazer tanta coisa embaixo da terra?

Um ponto negativo de destaque são os controles. Mr. Pepper foi lançado originalmente para PC, e os problemas na adaptação dos controles na versão para os consoles ficam claros muito cedo. Mecânicas como pegar um item do chão ou colocar um item em determinado lugar foram claramente feitas para serem executadas com mouse e não com joysticks, e até mesmo a movimentação do personagem, feita com dois clicks na direção em que se deseja ir, é muito melhor executada com mouse e teclado do que com controle. À medida que tudo evolui, essas questões deixam de ser simples aborrecimentos para se tornarem verdadeiros obstáculos ao bom andamento.

Em determinada hora em minha jogatina fiquei presa no meu próprio bunker, pois, ao colocar um item em determinado lugar, ele atrapalhava a posição da escada e ao retirar a escada, e simplesmente não havia outro lugar possível pois tinha colocado uma luminária na parede, e isso simplesmente impossibilitava o posicionamento da escada. Perdi muitos minutos e meu senso de preparação desabou, levando ao desmaio do protagonista e perda de 01 dia de jogo. E este não foi o pior dos bugs que enfrentei.

Colocar uma bancada embaixo de uma lampada não é uma boa ideia

Os saves são automáticos em Mr. Prepper e ocorrem apenas quando o protagonista vai dormir. Particularmente, acho que todo jogo que possui apenas saves automáticos é um desastre esperando acontecer, e não foi diferente nesta jogatina.

Para progredir precisamos evoluir nossa bancada de trabalho, o item que nos permite construir todos os outros itens que precisamos e desmontar o que não precisamos em material base – pedra, tecido, madeira e vidro, para construir outros itens. E foi justamente ao progredir a bancada e ir dormir em seguida, consequentemente salvando o jogo por cima do save anterior, que o desastre se deu e a minha bancada não desmontava mais nenhum item, impossibilitando o progresso e me obrigando a reiniciar um novo save.

Boa premissa, falha na execução

Apesar de ter um enredo interessante e NPCs pitorescos, as gritantes falhas nos controles e os bugs tiram o brilho deste simulador de sobrevivência que tinha muito potencial para se destacar no gênero. O bom humor nos breves diálogos em texto, pois não há dublagem em áudio, é um dos pontos fortes de Mr. Prepper, e a trilha sonora simples agrada e não incomoda mesmo após muitas horas.

Infelizmente, os problemas nos controles e os bugs atrapalharam bastante minha experiência e, com base nisso, não posso recomendar Mr.Prepper para aqueles que prezam pela boa diversão sem aborrecimentos e inconveniências. Fica a expectativa que uma nova atualização corrija os problemas e refine a experiência, pois o jogo apresenta bastante potencial.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Mr. Prepper (PS4)

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Gráficos simples e bem renderizados
  • Premissa interessante
  • Variedade de itens para construir
  • NPCs interessantes e peculiares

Contras

  • Diversos bugs e problemas nos controles
  • O gerenciamento de tempo é muito problemático