Oceanhorn Chronos Dungeon capa

Review Oceanhorn: Chronos Dungeon (Android) – Divertido com amigos

Oceanhorn: Chronos Dungeon é um dungeon crawler hack and slash fortemente inspirado na era 16-bit, trazendo uma experiência que remete diretamente aos RPGs de ação do Super Nintendo. Originalmente lançado como exclusivo do Apple Arcade em 2021 e, posteriormente, relançado em 2025 para novas plataformas, o indie aposta em partidas rápidas, combate simples e foco em cooperação local para até quatro jogadores, entregando uma experiência nostálgica, direta e sem muitas camadas de complexidade.

Desenvolvimento: Cornfox & Brothers
Distribuição: FDG Entertainment
Jogadores: 1–4 (local)
Gênero: Ação, Multiplayer
Classificação: 12 anos (Violência leve)
Português: Legendas e interface
Plataformas: Android, iOS, PC
Duração: 3 horas (campanha)

Jogabilidade e estrutura

Cada personagem tem suas características feitas upgrade individualmente
Cada personagem tem suas características feitas upgrade individualmente

O game apresenta quatro personagens jogáveis com arquétipos bem definidos, como cavaleiro, arqueira, lanceiro e maga. É possível alternar entre eles em tempo real no modo solo ou utilizá-los simultaneamente no cooperativo local, desde que cada jogador tenha um controle próprio. O combate é propositalmente simples, com ataques básicos direcionais, golpes carregados, esquivas limitadas por barra e itens consumíveis com cargas.

Cada personagem possui progressão individual, com pequenas árvores de habilidades que permitem especializações pontuais, como regeneração de vida, ataques em área, maior mobilidade ou bônus defensivos. Um dos sistemas centrais é o de “risco”, que aumenta à medida que o jogador avança pelos andares da masmorra, elevando o número de inimigos e a pressão geral das partidas. Em teoria, risco alto acelera a progressão e os ganhos, mas também torna a experiência mais caótica.

Apresentação e desempenho

Jogo segue uma linha bem diferente do restante da franquia
Jogo segue uma linha bem diferente do restante da franquia

Visualmente, Chronos Dungeon abraça plenamente o pixel art colorido e simples, evocando títulos clássicos de ação isométrica. No Android, o game mantém uma apresentação estável, embora a interface, os ícones e alguns elementos visuais deixem clara sua origem mobile—fora os elementos free-to-play presentes na versão premium. O jogo é gratuito para testar, mas a versão paga tem resquícios da de testes.

Controles por toque existem, mas o jogo funciona muito melhor com controle físico, especialmente para personagens de longo alcance, já que não há mira analógica real em várias situações. De maneira geral, é muito melhor jogar na TV se você tiver a possibilidade de conectá-lo a ela. Caso contrário, múltiplas pessoas olhando para a mesma tela de um celular sofrerão.

Excelente dungeon crawler com amigos

Oceanhorn: Chronos Dungeon é um game claramente voltado para quem sente falta dos dungeon crawlers simples e diretos do passado. Ele não tenta competir com experiências modernas do gênero, mas sim resgatar uma filosofia de design antiga, com resultados que agradam pela nostalgia, mas frustram pela falta de profundidade. Para jogar em grupo, funciona muito bem, mas somente numa TV. Para quem busca algo mais complexo ou refinado, o produto acaba sendo bastante limitado.

Cópia de Android cedida pelos produtores

Oceanhorn: Chronos Dungeon

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Visuais 16-bit
  • Co-op local pra 4 pessoas
  • Progessão individual de personagens
  • Habilidade de alternar entre personagens

Contras

  • Combate propositalmente travado
  • Sistema de risco é mal explicado
  • Controles sem precisão
  • Co-op funciona bem só na TV
  • Sem multiplayer online