Outpath

Review Outpath (PC) – Clicando até cansar

Outpath é um jogo de construção que coloca o jogador para expandir o tamanho de sua base através da extração de recursos naturais e da automatização dessas tarefas. O game, criado pelo desenvolvedor indie espanhol David Moralejo Sánchez, aparenta ser simples, mas tem uma complexidade interessante acompanhada de uma qualidade e polimento impressionantes.

Desenvolvimento: David Moralejo Sánchez

Distribuição: GrabTheGames, UpgradePoint

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: Livre

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC

Duração: 17 horas (campanha)

Destruindo a natureza? 

Clicando para destruir árvore em Outpath

É fácil de entender como a jogabilidade de Outpath funciona, apesar dela apresentar mecânicas complexas. A gameplay se baseia na demolição de objetos, animais e recursos por meio de cliques. Cada clique em um material é uma espécie de moeda que pode ser utilizada para progredir na expansão da base.

Os materiais, obtidos também pela destruição causada pelos cliques, podem ser usados em pesquisas que desbloqueiam ferramentas que facilitam a aventura e permitem que mais elementos sejam clicados em uma velocidade maior. Os itens destruídos retornam ao mapa em pouco tempo, criando a necessidade de coletar mais recursos para construir equipamentos que automatizam o loop da experiência, que é agradável.

Há um nível de desafio relativamente pequeno em Outpath, porque existem sistemas que dão fome e sono para o personagem jogável. Porém, lidar com essas funcionalidades não é uma obrigatoriedade, dado que o desenvolvedor implementou diversas funções que casualizam ainda mais a experiência, permitindo a desativação desses elementos. Segurar o botão do mouse em vez de clicar furiosamente em tudo é uma possibilidade – e essa opção é bem-vinda para a durabilidade dos mouses utilizados durante a jogatina.

Jogabilidade legal

Sistema de crafting

O título é uma alternativa incrível para os fãs de jogos desse gênero, visto que a filosofia de design adotada pelo desenvolvedor proporciona uma imensa liberdade para se fazer o que quiser. Não existem objetivos propriamente ditos em Outpath, mas ainda sim há um bom direcionamento em relação ao que pode ser feito. Apesar disso, boa parte do conteúdo (e seu funcionamento) precisa ser descoberto pelo jogador, porque não há tutoriais esclarecedores dentro do jogo.

A exploração é recompensadora, uma vez que várias habilidades surgem pelo mapa de surpresa, bastando clicar nelas para liberar novos aprimoramentos para o personagem. Quando combinados, todos esses fatores da jogabilidade resultam em um loop de gameplay satisfatório e divertido. Os controles são responsivos e a movimentação do personagem funciona bem, sendo um game tranquilo de ser jogado.

Visuais excelentes

Visuais são legais

O desenvolvedor adotou uma estética semelhante ao estilo consagrado por Minecraft, combinando elementos em 2D com um mundo 3D totalmente quadradão, com texturas sempre pixeladas. Os visuais são encantadores, e ainda apresentam ótimos efeitos de iluminação que entregam um excelente clima vibrante e ensolarado nos diversos biomas disponíveis ao longo da campanha.

A estética pixelada se estende aos textos da interface, que utilizam uma fonte com uma visibilidade péssima. Pelo menos, isso pode ser facilmente ajustado, pois é permitido alterar a pixelização das fontes e tornar tudo mais legível. O desempenho é bom, mas existem alguns problemas de serrilhados que não podem ser resolvidos, sendo esse o único inconveniente técnico notório presente na versão atual do game.

Um experimento divertido

Outpath conta com um loop de gameplay sensacional que faz com que o título seja uma ótima distração. Além de não exigir muitos recursos computacionais, o jogo é distribuído na loja da Steam a um custo baixo e com a disponibilidade de uma demo gratuita, e tudo isso torna o título numa experiência acessível que certamente vale a pena ser testada.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Outpath

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Loop de gameplay divertido

Contras

  • Serrilhados prejudicam qualidade da imagem