Em outubro de 2013, Grand Theft Auto Online começou como um projeto secundário relativamente pequeno e de forma desastrosa. Porém, a modalidade multiplayer de Grand Theft Auto V superou essas adversidades, evoluindo a ponto de se tornar um dos maiores jogos da atualidade. Não à toa, o game é um dos principais impulsionadores dos recordes constantes de vendas e engajamento de GTA V, mesmo uma década inteira após seu lançamento.
A experiência definitiva de um GTA
São vários os motivos que explicam esse sucesso estrondoso, mas tudo pode ser resumido em poucas palavras: o jogo é sensacional. GTA Online realiza um ótimo trabalho ao replicar a experiência proporcionada por um GTA em um ambiente que vai além da narrativa para um jogador.
Há uma variedade absurda de coisas para fazer: corridas, missões com velhos conhecidos da franquia, gerenciamento de negócios ilegais, apostas no cassino, customização de veículos, modos de combate especiais e muitos outros. Sem contar que existem diversos minigames, como golfe e tênis, além de opções de personalização do personagem jogável e todo o aspecto de socialização com outras pessoas do servidor. As possibilidades beiram o infinito, e a disponibilidade dessa miríade de conteúdo faz com que o jogo nunca se torne algo chato ou repetitivo.
Tudo se desenrola em um mundo extremamente vivo, numa Los Santos com acontecimentos dinâmicos a todo instante – até mais do que na história single player, já que esta não recebeu muitas atualizações por parte da Rockstar. Vale ainda mencionar a existência do Role Play, que atingiu uma popularidade maior do que a modalidade online.
O RP amplia as alternativas de jogo com modos designados pela comunidade, proporcionando uma experiência focada em uma simulação da vida real. O mod se tornou um fenômeno graças a youtubers e streamers que compartilham suas interpretações dentro do modo, a ponto da Rockstar acabar adquirindo os responsáveis pela manutenção do modo. Esse movimento foi totalmente surpreendente pela empresa, conhecida por antagonizar criadores de mods através de processos judiciais.
Comunidade estraga tudo
Naturalmente, nem tudo é perfeito em GTA Online. Existem dois grandes problemas no jogo, e de certa forma, um é reflexo do outro. A comunidade é péssima porque a Rockstar incentiva diretamente o griefing, a prática de prejudicar intencionalmente a jogatina dos outros. Dar de cara com alguém te perseguindo e destruindo tudo pelo puro prazer de atrapalhar é comum no título. Tocar o terror é certamente uma parte integrante do DNA da série, mas esse elemento poderia ter sido implementado no online sem a necessidade de perturbar a experiência alheia, considerando que o grinding faz parte da jogabilidade.
Os itens possuem valores altos, uma vez que o foco da Rockstar está na venda de Shark Cards (espécie de microtransação que adiciona dinheiro na conta do Maze Bank do jogador), justamente para lucrar e financiar o conteúdo disponibilizado no jogo. Pelo menos, GTA Online recebe sempre atualizações gratuitas, com novidades acessíveis sem precisar investir dinheiro real no jogo.
O segundo grande problema reside no fato de GTA Online ser um paraíso para todo tipo de cheater. Eles sempre conseguem arruinar a diversão e causar frustração por meio das piores artimanhas existentes, como o teletransporte ou a morte instantânea do personagem.
Isso se agrava na versão para computadores de GTA V, já que essa plataforma exige que os produtores implementem por conta própria um sistema anti-cheat eficiente, algo que nunca foi realmente feito pelos desenvolvedores. É lamentável que um estúdio do porte e capacidade financeira como a Rockstar não tenha se dedicado verdadeiramente a resolver esses problemas para propiciar um jogo livre de situações desagradáveis como essas.
Um online ruim, mas um single player bom
Como um multiplayer, Grand Theft Auto Online não costuma dar muito certo principalmente devido a sua comunidade, embora existam jogadores dispostos a colaborar na construção de um ambiente saudável, na medida do possível. Ironicamente, o jogo se torna em um título agradável e relaxante nas salas fechadas, sem a presença de outras pessoas. O game oferece uma ótima experiência para um único jogador ao mesmo tempo em que é, paradoxalmente, um péssimo jogo multiplayer.
Depois de mais de 1000 horas de jogo e com o próximo lançamento da saga finalmente batendo na porta, a curiosidade para o que está por vir no modo multiplayer é tão grande quanto a ansiedade pelo conteúdo da campanha principal. Enquanto isso, resta torcer para que a Rockstar escute as reclamações da comunidade numa próxima versão do spin-off, entregando um segundo título que seja também um excelente jogo online.
Revisão: Ailton Bueno