Parkitect Deluxe Edition capa

Review Parkitect Deluxe Edition (Xbox Series S) – Muito potencial e vários bugs

Parkitect é um daqueles jogos que tentam conquistar seu lugar ao sol, criando um envolvente jogo de gerenciamento de parques temáticos que se inspira claramente na saga Roller Coaster Tycoon. Mas o que ainda precisa ser descoberto neste gênero de simulação de parques?

Desenvolvimento: Texel Raptor
Distribuição: Texel Raptor
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação, Estratégia
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, PC
Duração: 50 horas (campanha)/113 horas (100%)

Atenção aos detalhes

Cada cenário da campanha tem missões dentro
Cada cenário da campanha tem missões dentro

O indie Texel Raptor é notavelmente competente, e isso fica evidente desde o início. Visualmente falando, o game é lindo e muito bem detalhado. Fiquei perplexo ao ver que os visitantes do parque entravam nas atrações e realmente sentavam um por um para o brinquedo começar a rodar.

Foi incrível ver essa atenção aos detalhes vindo de um desenvolvedor pequeno e desconhecido – pelo menos por mim. Não me lembro da última vez que vi algo assim acontecendo, além dos NPCs teleportando de fora para dentro das atrações e vice-versa.

Campanha e Sandbox

NPCs de fato entram nos brinquedos
NPCs de fato entram nos brinquedos

O modo campanha também é bastante decente e coloca você em situações onde deve gerenciar cenários diferentes com objetivos distintos, como um aeroporto abandonado que agora se tornou um novo local para um parque temático.

Assim, você precisa se adaptar ao ambiente com alguns obstáculos aqui e ali que impedirão você de construir sobre esses lugares, como a entrada do aeroporto e uma área cercada – além da própria pista do aeroporto. Uma vez terminado, o cenário fica disponível no modo Sandbox.

Blueprints são bem úteis
Blueprints são bem úteis

Gerenciar o parque não é difícil, e existem projetos que você pode pesquisar para selecionar versões pré-construídas e temáticas das atrações, que obviamente são mais caras do que as regulares. Você pode combinar essas atrações temáticas escolhendo um tema do Velho Oeste, por exemplo, ou um tema futurista que definitivamente ajudará a criar a atmosfera perfeita para seus visitantes. É um alívio que essa possibilidade também exista no menu de montanhas-russas, porque sinceramente não suporto construir montanhas-russas do zero. Criar os trilhos peça por peça não é algo que me atrai, então os projetos são extremamente bem-vindos.

Defeitos, bugs e falta de cuidado

Problemas de interface são constantes
Problemas de interface são constantes

Infelizmente, o mesmo elogio não pode ser dado aos controles e à navegação nos menus. Fica claro que o produto foi portado para consoles e manteve suas raízes do PC – erroneamente. Às vezes, os menus só podem ser selecionados usando o Dpad no controle, enquanto a maioria dos jogos geralmente permite que você navegue pressionando ambos os analógicos e direcionais.

Aumentar o tamanho da interface do usuário também é um problema. Ao configurá-la como “maior”, algumas coisas não podem ser vistas ou alcançadas devido a alguns elementos obstruindo sua visão. É quase impossível construir uma montanha-russa com esse tamanho de interface ativo, por exemplo. As informações sobre o seu parque no canto inferior esquerdo cobrem os controles de construção, e você não pode selecioná-los.

Além de tudo isso, perdi meu arquivo de salvamento uma vez, o que diz muito sobre a confiabilidade do produto. Investir seu tempo e esforço em algo que pode levar à exclusão do seu progresso não é nada divertido. Espero que os desenvolvedores corrijam essas falhas cruciais, além da opção de aumentar o tamanho da interface do usuário, que precisa de ajustes significativos.

Um jogo indie com potencial e muitos problemas

Parkitect é um dos simuladores de parques mais lindos que já joguei. O jogo brilha quando se trata de jogabilidade e atenção aos detalhes, no entanto, muitos bugs e glitches comprometem a experiência geral, sendo a perda do save o mais grave de todos. Infelizmente, os problemas mencionados precisam ser resolvidos o mais rápido possível, ou isso deixará uma mancha irreparável no nome da Texel Raptor por muito tempo.

Cópia de Xbox Series cedida pelos produtores

Parkitect Deluxe Edition

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Fácil de entender
  • Visuais lindíssimos
  • Atenção aos detalhes

Contras

  • Navegação tenebrosa
  • Muitos bugs
  • Perda de save