Desenvolvido pelo estúdio brasileiro de games, Viridino Studios, e publicado pela Ratalaika Games, Rabisco+ é um divertido e colorido puzzle de estratégia que coloca o jogador em criativas situações para superar obstáculos enquanto coleta o maior número de estrelas. Mas não pense que superar os 100 níveis presentes no título será tarefa simples! A aparência cartunesca esconde algo desafiador na medida certa para distrair a mente depois de um dia cheio de problemas.
Desenvolvimento: Viridino Studios
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Casual, Aventura, Puzzle, Arcade
Classificação: Livre
Português: Sim
Plataformas: PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
A referência à canção de Toquinho não é à toa. Rabisco+ é desenvolvido por um estúdio brasileiro que tem sua inspiração nos rabiscos que fazemos quando criança em qualquer papel que vemos pelo caminho. Com visual bastante colorido, o título cativa pela sua simplicidade de conteúdo e agrada pela dificuldade branda, que evolui de forma gradativa, acompanhada de uma boa dose de bossa nova.
Você controla uma gosminha em um mundo completamente cartunesco que busca coletar estrelas, gemas e baldes de tinta. Cada mundo representa uma cor da paleta de cores e insere ao jogador uma mecânica diferente.
Recupere as estrelas e deixe a lua feliz
Seu objetivo é recuperar as estrelas espalhadas pelas fases enquanto se preocupa com os obstáculos pela frente. Fogo, água, inimigos pontiagudos e muitos outros perigos estarão no seu caminho e você precisa desviar de todos eles. Caso seja atingida, a gosminha retorna para o último ponto de salvamento (indicado pelos disquetes azuis espalhados pelo mapa) e deve tentar novamente.
Os níveis são divididos em partes, o que deixa tudo mais fácil, já que normalmente você terá um ponto de retorno no início de cada uma delas. As fases são bastante curtas e não devem apresentar muita dificuldade aos jogadores, pelo menos nos níveis iniciais.
O som de bossa nova ao fundo combina com o visual cartunesco e colorido que nos remete aos melhores anos da infância, com desenhos pré-escolares que parecem feitos de giz e cera e lápis de cor, semelhantes aos efeitos vistos na série Yoshi’s Island. Inclusive, as imagens da tela possuem traços que se movimentam, quase como feitos à mão, mas este efeito pode ser desativado a qualquer momento caso cause algum desconforto aos olhos.
Rabisco+ não tem quantidade de vidas, mas possui um contador de mortes, para deixar a aventura ainda mais desafiante. Você poderá competir com seus amigos para saber quem morre menos vezes em cada pedaço da fase.
Não pense que será fácil
O visual cartunesco pode te enganar. É necessário ficar atento ao canto esquerdo superior da tela, onde temos a barra de energia do personagem. Apertando um botão de ação, ganhamos um pouco de velocidade, o que poderá ajudar a desviar dos obstáculos, mas perdendo energia. Será necessário esperar que ela se encha novamente, ou poderá coletar cristais verdes pelas fases para recuperar a energia automaticamente.
À medida que avança, novos inimigos e novas mecânicas são desbloqueadas, deixando tudo ainda mais divertido e desafiador. E se isso não for suficiente, o título também conta com a opção de liberar um cronômetro logo no início da sua jornada, para você conferir quanto tempo leva para terminar de uma ponta a outra. E ainda existe um modo mais difícil, no qual você pode retirar todos os pontos de salvamento, fazendo com que você retorne para o início da fase caso morra.
Vale para brincar e relaxar
De um jeito ou de outro, Rabisco+ é uma experiência bastante agradável para todos os níveis de jogadores. Desde mecânicas simples até seu visual colorido e chamativo, o jogo é uma boa pedida para esfriar a cabeça no fim do dia.
Com níveis curtos e pontos de salvamento para continuar de onde parou, o game é mais voltado para os jogadores casuais. No entanto, as opções de dificuldade e speed run, disponíveis logo no início, também podem agradar aqueles mais experientes com jogos desse estilo como Celeste ou Dandara, mas não chega a ser tão desafiador quanto estes.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong