RedWings-Xbox-1

Review Red Wings: Aces of the Sky (Xbox One) – Muito estilo em um shooter aéreo divertido

Red Wings: Aces of the Sky (Xbox One) é um título genuinamente carismático, com visual estilizado que lembra desenhos feitos à mão em um cel-shading muito bem realizado. Diverte especialmente pela sua simplicidade, e oferece até mesmo multiplayer cooperativo local.

Desenvolvimento: All in! Games
Distribuição: All in! Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Simulação, Ação, Tiro
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Switch
Duração: Sem registro

Ases indomáveis e o Barão Vermelho

Red Wings conta com duas campanhas situadas durante a Primeira Guerra Mundial, também conhecida como a Grande Guerra, acompanhando dois pontos de vista distintos: dos alemães (Tríplice Aliança) e da aliança (Entente Tripla). A narrativa é simples. As histórias são narradas enquanto o jogador é presenteado por artes em quadrinhos muito bonitas. O narrador remete bastante a um locutor de rádio e essa estilização contribui bastante para a sensação de se estar nas décadas de 1910 e 1920, bem no início do século XX.

Red Wings trata de expor com eficácia as rotinas dos aviadores, contando histórias que poderiam muito bem estar em livros autobiográficos. Entende a importância de tratar com respeito uma das guerras mais violentas da humanidade, mas não aborda o tema de maneira pesada. Ao contrário, consegue ser leve, interessante e divertido graças ao narrador e as histórias sobre o Barão Vermelho e as batalhas aéreas pelos diversos teatros de guerra.

Estrelas na Grande Guerra

O grande foco de Red Wings: Aces of the Sky está em sua jogabilidade. Tudo o que se espera de um jogo de combates entre aviões está aqui, porém de maneira simplificada.

O jogador tem acesso a uma metralhadora acoplada ao seu avião, e é com ela que ele irá abater os diversos alvos pelos céus. É possível travar a mira em um alvo e iniciar uma perseguição, o que eleva a precisão dos tiros.

Perseguição nos céus

Habilidades como o famoso barrel roll – aqui chamada de Tunô Barril – e loopings verticais para se esquivar de perseguições inimigas são realizadas com o pressionar de um botão. Sem firulas. Basta apertar o botão referente à habilidade desejada para executá-la, e então aguardar um tempo de recarga para usá-la de novo.

A facilidade em usar manobras como as mencionadas acima, bem como a condução simples e precisa dos aviões, tornam os combates de Red Wings divertidos e convidativos para qualquer jogador.

O grande desafio se encontra na obtenção de estrelas. Cada fase pode conceder até três estrelas, dependendo apenas do desempenho do jogador ao cumprir requisitos de tempo e pontuação. Essas estrelas são utilizadas na compra de melhorias para o jogador, como menor tempo de resfriamento da metralhadora e recuperação de saúde ao usar a Tunô Barril.

Teatros de Guerra

São 25 fases por campanha, e coletar todas as estrelas é bem desafiador. Os inimigos são implacáveis, especialmente em fases avançadas, cujas aeronaves adversárias contam com mais armadura e são mais agressivas, além de estarem em maior número.

Os objetivos consistem em destruir balões de observação e zepelins poderosos até eliminar toda a frota inimiga e bombardear bases em solo. A variedade de objetivos não é exatamente o ponto forte do título, mas as fases são majoritariamente breves, o que mitiga um pouco a repetição.

Perseguição noturna

Além das melhorias, o jogador pode escolher entre diversos aviões com características distintas. Alguns são mais velozes, enquanto outros possuem melhor armadura ou controle durante o voo. Em meu tempo de jogo, nas duas campanhas, acabei por finalizá-las com as primeiras aeronaves disponíveis. Entretanto, para quem quiser fazer 100% em todas as fases, precisará experimentar outros modelos que se encaixam melhor com os objetivos propostos.

Os cenários de Red Wings são muito bonitos. O jogador batalha em localidades únicas como os céus dos desertos otomanos, ao lado de furacões ferozes e sob a aurora boreal no norte gélido da Europa. A combinação de cores com o visual cel-shading torna tudo agradável aos olhos.

Voo no deserto

Red Wings: Aces of the Sky é simples, porém eficiente em sua proposta de oferecer belos visuais e combates aéreos divertidos na Primeira Guerra Mundial. O desafio de buscar o máximo de estrelas e desbloquear todas as aeronaves e suas cores alternativas mantém o jogador entretido por horas. Há também um modo de sobrevivência de ondas para incrementar ainda mais o desafio oferecido ao jogador, que pode buscar pelas pontuações mais altas em combates solo ou na companhia de mais um amigo em multiplayer local.

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Bia Bock

Red Wings: Aces of the Sky

8

nota final

8.0/10

Prós

  • Narração de qualidade e artes incríveis
  • Simplicidade justificada e divertida
  • Visuais belíssimos
  • Desafio na medida certa

Contras

  • Pouca variedade de objetivos
  • Fases repetitivas, mas felizmente curtas