The Callisto Protocol foi uma grande promessa, mas acabou fracassando consideravelmente após o seu lançamento. Os desenvolvedores, que antes prometiam anos de atualizações, entregaram uma campanha de qualidade mediana que precisou de múltiplas melhorias para se tornar aceitável, além de uma única expansão que encerrou a trama de vez. Quase dois anos depois de toda essa turbulência, a Krafton e a Striking Distance Studios estão surpreendendo a todos com [REDACTED], um spin-off da franquia com uma jogabilidade ao estilo roguelike.
Desenvolvimento: Striking Distance Studios
Distribuição: Krafton
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro, RPG, Ação
Classificação: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S
Duração: 3 horas (campanha)
Um contra todos
Situado na Prisão do Ferro Negro, o cenário de boa parte da campanha de The Callisto Protocol, [REDACTED] põe o jogador no controle de um mero guarda prisional em uma área infestada de monstros e infectados, visando chegar na única cápsula de fuga do local e sair desse pesadelo. O problema é que o guarda não é o único tentando escapar, pois há outros sobreviventes lutando para alcançar o mesmo destino. Partindo dessa premissa, é necessário correr contra o tempo, evitar as investidas dos adversários e deixá-los para trás enquanto se enfrenta os zumbis e chefões que habitam a penitenciária.
[REDACTED] é um roguelike, então cada morte é um aprendizado obrigatório. Ao longo das tentativas, que sempre contam com cenários remixados entre quatro biomas distintos, é possível obter recursos para comprar novas armas, trajes e habilidades para as rodadas seguintes. Portanto, para vencer a corrida, é necessário gastar um bom tempo montando builds e fortalecendo o personagem.As fases são divertidas, e essa proposta de lutar contra os sobreviventes (que são muito carismáticos) faz com que toda a jogatina seja revigorante em comparação a outros jogos do gênero. O que pode confundir um pouco é a quantidade de moedas diferentes no jogo, uma vez que elas chegam até dificultar o foco na obtenção de um item específico, apesar da experiência não ser particularmente difícil ou punitiva. Além disso, [REDACTED] só possui modos para um jogador, o que é uma pena, uma vez que as mecânicas poderiam resultar em um excelente game multiplayer.
Boa jogabilidade e uma estética incrível
Com uma visão isométrica, [REDACTED] apresenta uma jogabilidade típica dos twin-stick shooters, em que o controle do personagem é feito por meio do analógico esquerdo, enquanto a mira e os tiros são realizados com o lado direito. No início, as mecânicas parecem um pouco desajeitadas, mas é fácil pegar o ritmo.
O jogo se destaca ainda mais quando é preciso competir contra um rival, porque é necessário disparar combinações de botões que geram um loop de gameplay que requer bastante técnica e habilidade. Naturalmente, o jogo funciona melhor com joysticks do que com mouse e teclado, já que eles não oferecem um esquema satisfatório o suficiente para que a jogatina flua corretamente.
É impossível deixar de notar que todos os aspectos da apresentação de [REDACTED] são completamente diferentes dos de The Callisto Protocol, um jogo de terror com visuais que beiram o fotorrealismo. O roguelike tem gráficos cartunescos, com uma linguagem inspirada em histórias em quadrinhos impressa em fases marcadas principalmente por uma trilha sonora sensacional, assinada por Mark Mothersbaugh, membro da lendária banda DEVO e produtor das músicas de clássicos como The Sims 2, Crash Bandicoot e Jak & Daxter. As faixas mesclam o estilo punk com o new wave e combinam demais com a proposta do jogo, que é uma grande surpresa.
Um bom roguelike
[REDACTED] é um roguelike divertido, mas é um pouco mais interessante também pensar no que ele representa para a Krafton, sua publicadora. Em uma entrevista sobre a aquisição da Tango Gameworks, o estúdio responsável por Hi-Fi RUSH, Changhan Kim, o CEO da empresa, falou sobre investir em projetos criativos e diferenciados, mesmo que eles não tragam lucro fácil e imediato para os envolvidos.Permitir o desenvolvimento de um spin-off de uma propriedade intelectual que foi um fracasso em praticamente todas as métricas objetivas nos demonstra que a distribuidora está de fato comprometida com essa filosofia. Isso, claramente, é ótimo para todos que gostam de videogames, já que essa estratégia resultou num jogo espetacular como esse.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno