Ace Angler: Fishing Spirits capa

Review Review Ace Angler: Fishing Spirits (Switch) – Pesca baseada em sorte

Ace Angler: Fishing Spirits é uma tentativa de um gênero que não é mais mainstream como costumava ser nos anos 90 – pelo menos na minha bolha. Jogos de pesca são um nicho em que poucas pessoas entram, e o mesmo vale para mim. Não sou o maior fã do ato de pescar virtualmente, mas dei uma chance e fiquei surpreso ao me divertir com muitos elementos, embora nem tudo me agradasse no final das contas.

Desenvolvimento: BANDAI NAMCO Entertainment
Distribuição: BANDAI NAMCO Entertainment
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Arcade, Esporte
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataforma: Switch
Duração: 7.5 horas (campanha)

Um jogo fofo sobre pesca

Pescaria no Switch

Ace Angler: Fishing Spirits é um jogo de pesca com uma ferramenta de criação de avatar e mecânica Gacha, além de medalhas que funcionam como a moeda do jogo. Você tem muitas piscinas e peixes diferentes para pescar, e eles vêm em uma variedade enorme, como lulas, peixes comuns, polvos, águas-vivas, tartarugas e suas respectivas versões gigantes.

Cada espécie fornece uma pontuação diferente e medalhas, essa última que permite ser trocada por roupas, equipamentos como varas melhores e mais capazes, armas secundárias, etc. Isso resume muito do jogo, além da mecânica Gacha que lhe concederá vários itens cosméticos para completar sua galeria e catálogo de peixes.

Jogando online

Além disso, há um modo online que deveria funcionar muito bem, se não fosse por seu ping alto e experiência atrasada. Isso acontece porque a maioria dos jogadores neste jogo são do Japão, então não é necessariamente culpa do modo online em si. Talvez um servidor nas Américas resolvesse as coisas. Ainda assim, consegui me divertir bastante e terminar a sessão em boa posição, apesar da demora em todos os comandos que eu pressionava.

O ciclo de gameplay é basicamente resumido como mencionado acima: pegue peixes, paralise-os usando volts de choque como sua arma secundária, compre varas melhores e prepare-se para a rodada final, na qual se torna mais difícil de pegar criaturas aparecem na piscina (já que são as gigantes que aparecem). Neste momento do jogo, você terá que usar todo o seu equipamento da melhor maneira possível, e suas armas secundárias para amortecer os peixes antes de capturá-los.

Ademais, existem os minigames que se inspiram claramente em Mario Party e que concedem alguns medalhas extras. Porém, não é nada tão diferente, apesar de acabar sendo melhor do que o jogo principal em alguns aspectos.

Pontos negativos

Existem criaturas de todos os tipos
Existem criaturas de todos os tipos

A principal falha do jogo é sua jogabilidade em geral. A mecânica de pesca aparentemente é bastante orientada pela sorte, já que não há nenhum tutorial ensinando os jogadores a dominar a pesca perfeita. E não é por falta de instruções, mas sim porque não há mesmo. Não existe “uma maneira de ficar bom no game”, mas tudo depende do fator chance. Assim, as coisas ficam bem menos divertidas, já que você simplesmente não consegue dominar coisa alguma.

Além disso, o modo online é lento devido à distância dos jogadores japoneses, mas isso pode ser facilmente resolvido adicionando outro servidor nas Américas, conforme o interesse pelo jogo aumenta. No mais, é possível jogar também localmente no mesmo console com até 3 pessoas (4, contando contigo), o que já te dá um gostinho do que é jogar online, mas sem atraso nos comandos.

Um jogo de nicho que depende demais da sorte

Ace Angler é um jogo adorável que possui muitas mecânicas interessantes, porém sua maior falha é a parte central de captura de peixes baseada na sorte. Não há como ficar bom no jogo por meio de suas próprias habilidades e treinamento. Em vez disso, você terá que adquirir equipamentos melhores e passar por muito sofrimento fazendo isso no início, já que você começará com a vara mediana. Nem mesmo as armas secundárias para atordoar os peixes são tão eficazes, embora elas tenham sido feitas para parecer que fazem muita diferença na jogabilidade.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Ace Angler: Fishing Spirits

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Gráficos fofinhos
  • Criador de avatar
  • Compra de equipamentos
  • Vários tipos de criaturas para pescar
  • Modo online

Contras

  • Modo online tem ping muito alto
  • Mecânica de gacha é bastante inútil
  • O cerne do jogo é baseado em sorte