Samurai Showdown 2, um port do jogo original de NeoGeo Pocket Color, foi lançado juntamente com o King of Fighters R-2 para Switch no dia 7 de agosto de 2020, mas traz coisas consigo que o tornam um jogo bastante superior ao seu companheiro.
Ambos têm as mesmas similaridades e funções se tratando de um port, e mostrando que ainda conseguem divertir horrores mesmo sendo jogos criados há mais de 20 anos e com limitações inevitáveis por conta da pequena quantidade de botões que o console portátil original possuía.
Desenvolvimento: Code Mystics, SNK
Distribuição: SNK
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 1 hora (campanha)
Haohmaru e companhia
Nunca fui muito próximo da franquia Samurai Showdown em qualquer que seja a plataforma, minha escolha sempre tendeu para jogos da Capcom e afins. Porém, Samurai Showdown 2 de NeoGeo Pocket Color é um game de luta com personagens em SD (super deformed) que possui elementos incomuns na maioria dos jogos de luta, que acabaram me surpreendendo e divertindo bem mais do que eu esperava.
Além da jogabilidade veloz e possibilidade de aparar ataques de seus inimigos com o botão B para contra atacar em seguida, Samurai Showdown 2 é um exemplo de como fazer um jogo de luta duradouro através de um verdadeiro fator replay que recompensa o jogador.
Ponto fora da curva
As partidas se dividem em rounds, como a maioria dos jogos do gênero, e cada personagem possui seu próprio conjunto de golpes e ataques especiais que fazem o uso da barra no canto inferior da tela, esta barra que é preenchida a cada golpe desferido ou recebido do inimigo. Antes das lutas, é possível escolher entre duas “técnicas” ou instâncias de um personagem – Slash e Burst -, mudando seu estilo de jogo levemente e trazendo um ataque especial diferente de acordo com o estilo escolhido. Ao longo do jogo e oponentes derrotados, o jogador adquire algumas cartas, que podem ser usadas para equipar o personagem representado na carta em questão. Também depende do estilo da técnica que foi escolhido, por isso não é possível receber a carta de um estilo e aplicar no outro, por exemplo.
Após aquela carta ser recebida em sua coleção, é possível iniciar um jogo no modo Survival ou normal e equipar as cartas no personagem pertencente à ela, existindo um limite de no máximo 2 equipáveis. Isso altera atributos dos personagens durante as partidas, como defesa, ataque, ou até mesmo adiciona novos golpes que podem ser ativados com comandos diferentes.
Esse sistema faz com que você sempre queira jogar novamente com diferentes personagens para ganhar suas respectivas cartas, o que atiça a curiosidade além de ter um impacto verdadeiro no jogo durante as lutas. Infelizmente o recurso de trocar cartas não está disponível nesta versão do jogo, já que a ação era realizada entre dois NeoGeo Pocket Color reais. Mesmo assim, tal coisa poderia ter sido driblada através do online, que também é existente no console.
Fora o modo normal para um jogador, há o Survival (onde sua quantidade de vida é levada de uma luta para outra), e o Modo Versus, também com o recurso interessante de dividir a tela em dois caso queira jogar no modo portátil sem destacar os Joycons do console. Caso a pessoa opte por jogar no estilo table top ou TV no Switch, a tela se torna uma só sem problemas. Infelizmente o multijogador se restringe ao mesmo console, não oferecendo qualquer tipo de recurso para jogar com amigos através da internet.
Recursos esperados
Como o jogo é um port do original de muitos atrás, assim como outras revitalizações do tipo é esperado que alguns recursos extras acompanhem o jogo ao chegar em consoles mais modernos. Assim como na análise que fiz anteriormente de King of Fighters R-2, Samurai Showdown 2 chega ao Switch com opções de skin com ou sem um NeoGeo Pocket Color físico sendo simulado atrás da tela, recurso de rebobinar o tempo a qualquer momento, leitura do manual original do jogo e uma forma de remapear botões.
Infelizmente, por aqui não temos a opção de criar um comando para realizar a combinação A+B, porém acaba sendo menos crítico do que em KOF-R2 já que os dois botões juntos não são tão usados em Samurai Showdown 2. A possibilidade de save state também é inexistente, sendo necessário confiar no próprio sistema de salvamento nativo do jogo.
Divertido e recompensador
Samurai Showdown 2 de NeoGeo Pocket Color para Nintendo Switch é um port de alta qualidade, pecando apenas em não trazer qualquer recurso online para a nova versão, ainda mais com o interessante sistema de cartas que foi simplesmente retirado.
O jogo é extremamente divertido e possui um fator replay invejável através de seus lutadores de múltiplas instâncias de luta, além dos próprios cards adquiridos nas lutas. Vai ser fácil ficar com vontade de jogar tudo novamente com outro personagem após encerrar o modo single player com algum deles, já que tudo foi minuciosamente criado para extrair o máximo do potencial do game.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Samuel Leão