Como nunca tivemos um único jogo Gundam até agora no Switch, temos que nos contentar com a versão SD da série – que provavelmente é bem menos exigente que a principal. Inspirado em jogos como DB XenoVerse e similares, SD Gundam Battle Alliance vem com uma proposta de derrotar inimigos em parceria com membros da equipe no G: Universe. Dito isto, quão bem o Switch pode lidar com essa porta?
Desenvolvimento: ARTDINK
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1 (local) e 1-3 (online e sem fio)
Gênero: Ação, RPG
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Switch, PS4, PS5
Duração: 10 horas (campanha)/18 horas (100%)
Jogabilidade baseada em missões
SD Gundam Battle Alliance gira em torno do controle de tropas Gundam. Cutscenes são basicamente inexistentes – embora na verdade estejam lá -, e a maior parte da história em si é contada através de sprites estáticos, longas linhas de diálogo e dublagem japonesa. Isso faz com que o jogo pareça uma novela visual às vezes, já que temos algumas opções para escolher entre uma missão e outra.
Essas missões são selecionadas no menu principal, através do qual também podemos explorar outras seções, como peças instaláveis de Gundam, gerenciamento de MS (Gundam, basicamente), informações de parceiros, jogo online e jogo local (sem fio). Cada missão contém suas principais informações seguidas do nível necessário para você estar em relação ao seu nível de piloto. Isso deve ser levado em consideração, pois a dificuldade dos inimigos também corresponde ao level descrito no briefing da missão, e você pode ser facilmente derrotado se tentar dar a cara à tapa.
Cada missão também nos permite selecionar até 2 parceiros para nos ajudar durante as batalhas. E quanto mais você usar esses personagens específicos, maior será o seu nível de amizade com eles, além de o próprio nível deles também ser afetado. A única desvantagem é que os parceiros devem ser melhorados separadamente, então isso requer um pouco de esforço e grind para todos estarem nivelados.
Além das missões da história principal e suas respectivas “histórias verdadeiras” (uma espécie de versão final da fase, o que faz você revisitar o mapa e lutar contra um chefe mais difícil), há o diretório de DLC contendo missões exclusivas para passarmos. O conteúdo adicional também adiciona novo Gundam, o que é surpreendentemente feito em termos de visuais, conteúdo e jogabilidade. Apesar disso, todos os movimentos dos Gundam são semelhantes e não variam muito, limitando a distinção ao ataque final de cada robô pressionando L+R, além de seu estilo de ataque (visualmente falando). Por exemplo: alguns personagens atacam com uma lança de curto-alcance, enquanto outros utilizam outros tipos de armas que resultam em uma animação diferente.
Coletando Gundam e peças
Após vencer fases, novas figuras de Gundam são desbloqueadas. No menu principal, novamente, podemos selecionar a respectiva opção para instalar atualizações neles, distribuídas entre ataques HP, boost, corpo a corpo e longo alcance. O primeiro aumenta sua barra de saúde; o segundo melhora sua capacidade de usar a habilidade de reforço em missões; enquanto o corpo a corpo melhora seus ataques de curto alcance, e a opção de longo alcance aumenta o dano de suas armas de fogo. O bom aqui é que não precisamos nos esforçar para manter o nível de cada Gundam pareado um com o outro. Em vez disso, podemos simplesmente aumentar o nível do atributo preferido até atingir um limite, que é limitado pela quantidade total de pontos que armazenamos até agora – que segue seu nível piloto.
Quanto às partes instaláveis, estas são recompensas obtidas ao final de cada missão, e podem ser instaladas em nosso Gundam para melhorar seus atributos como HP, Ataque e outros, o que é muito útil, já que não depende do piloto nível para aumentar nossos pontos. Além disso, também existem habilidades que podem ser equipadas, como menos boost/impulso necessário para realizar algumas ações específicas. Ao longo do jogo, juntamente ao nível do piloto, mais slots de habilidade são desbloqueados para tal fim.
Em termos de variedade, a maioria das missões tem os mesmos objetivos: vencer grupos de inimigos pelo mapa até chegar à área do chefe. Fazê-lo, simplesmente derrote o inimigo mais difícil para terminar as coisas. Isso mostra o quão simples e superficial o game design é aqui, e a jogabilidade depende muito do sistema de combate do Gundam quando se trata do fator diversão. Podemos realizar ataques leves, fortes, disparar armas de longo alcance e usar ataques secundários que precisam ser recarregados quando esgotados. Mesmo assim, o número de combos possíveis é razoável, mas as coisas tendem a ficar repetitivas em algumas missões.
A parte mais divertida de toda a jogabilidade é definitivamente o fato de podermos abrir salas online para vencer missões ao lado de pessoas na internet. A única desvantagem é que jogadores com níveis muito mais altos não estarão dispostos a se juntar a você, já que os inimigos dentro da fase serão capados pelo nível da missão escolhida. Isso significa que um lv. 100 jogadores podem sem esforço matar todos na frente deles, o que mitiga o fator diversão. Infelizmente, não há como jogar em tela dividida com alguém no mesmo console, o que é uma pena pois SD Gundam Battle Alliance é perfeito para se divertir com amigos, e o modo online é afetado por esse problema mencionado. Pelo menos, todos os jogadores são recompensados com itens pós-missão.
Diversão com amigos, fraco sozinho
SD Gundam Battle Alliance deixa muito a desejar, pois as coisas quase não variam e a jogabilidade permanece superficial. Sem mencionar o level design extremamente maçante dos estágios e os mesmos objetivos sendo repetidos várias vezes, consistindo em derrotar grupos de minions seguidos por um chefe mais difícil.
Embora a jogabilidade online seja a parte mais legal de todo o jogo, você terá que organizar sessões de jogo com amigos e afins, já que a maioria dos jogadores na internet é tem nível altíssimo e os inimigos são limitados pelo nível exigido das missões. Ou seja, quanto mais iniciante você for, missões mais fáceis você precisará selecionar. Dito isto, será difícil encontrar alguns aleatórios com quem jogar, pois eles vencerão facilmente o mapa inteiro sem mexer um dedo.
Cópia de Switch cedida pelos produtores