Se existe uma figura que é bastante importante para nós, brasileiros, certamente é a de Ayrton Senna. Como uma forma de homenagear essa incrível figura nacional, os brasileiros da Aquiris Game Studio criaram o conteúdo adicional ao excelente Horizon Chase Turbo, sob o nome de Senna Forever – ou Senna Sempre, na versão para nosso idioma.
Desenvolvimento: AQUIRIS
Distribuição: AQUIRIS
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Corrida, Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch
Duração: 4.5 horas (100%)
Homenagem digna
Senna Forever é um DLC que exige o game base para ser habilitado. Portanto, tenha em mente essa compra necessária para ter acesso ao conteúdo. Utilizando muito daquilo que já foi visto em Horizon Chase Turbo originalmente, a expansão de Senna cria um Carrer Mode especialmente focado na história do corredor, com direito a um texto em homenagem ao icônico brasileiro, através de um relato com um pouco de sua história e o que motivou os desenvolvedores a criarem o conteúdo focado nele.
Esse modo contempla pistas que buscam trazer o máximo de fidelidade às reais de F1 por meio dos gráficos únicos presentes no game. Entre um trajeto e outro, também são apresentados alguns fatos curiosos sobre Senna, além de uma arte criada para tal. Fora isso, os objetivos internos de cada fase estão presentes, como também uma chuva.
World Championship é a outra opção existente. Nela, corremos entre até quatro jogadores no mesmo console, em um modo de tela dividida, ou então sozinho. A limitação fica em função dos veículos, os quais permitem apenas que carros de fórmula 1 sejam selecionados. E isso acarreta um leve problema um tanto quanto decepcionante que afeta os outros modos: o fato de que os veículos do esporte são habilitados apenas no DLC. No jogo base, não há uma forma de utilizar os velozes carros de F1 em qualquer um dos modos, confirmando essa restrição de forma definitiva. Nem mesmo existe uma possibilidade de desbloqueá-los ou utilizar ao menos os carros icônicos de Senna.
Mesmo assim, o diferencial do conteúdo extra se dá principalmente por conta das opções de personalização dos veículos do esporte. Temos três estilos diferentes para utilizar ao pilotar: Enhanced Tires, com foco na direção do veículo; Advanced Aerodynamics, com velocidade aprimorada; e Special Fuel, com um grande melhoria no combustível do veículo, o que permite maiores distâncias sem grandes preocupações com a gasolina acabar rapidamente.
E quem não é fã?
Essa frase acima me define. Como alguém que nunca foi tão apegado à história e vida de Senna, o conteúdo extra não consegue falar tão alto comigo no sentido emocional da coisa. Por isso, minha avaliação fria é completamente focada nas novidades e modos extras contidos aqui. Portanto, tenho certeza de que os admiradores do corredor brasileiro terão os olhos lacrimejando ao rodar pelas pistas, ao mesmo tempo que a homenagem feita pelo estúdio brasileiro é muito tocante e bela.
Por outro lado, se você for do tipo que estava apenas querendo alguma desculpa para revisitar Horizon Chase Turbo depois de alguns anos, eu diria que o DLC é um tanto quanto mais do mesmo. Os dois modos extras utilizam tudo aquilo que já vimos no jogo base, apesar dos carros de F1 trazerem a visão do cockpit e dar uma imersão maior. As mecânicas são similares, já que se trata de uma expansão, e não existem tantos motivos assim para que um não-fã tenha seu coração fisgado pelo conteúdo. Por fim, também achei um grande furo o fato de não poder utilizar os carros daqui nos modos de Horizon Chase Turbo, deixando-os restritos ao DLC.
Cópia de Switch cedida pelos produtores