Instant Sports Winter Games capa

Review Instant Sports Winter Games (Switch) – Fuja dessa fria!

O inverno no hemisfério norte já chegou e, com ele o Natal, pistas de gelo e o maior evento do inverno: Jogos Olímpicos de Inverno, que serão neste ano de 2022, sediado na cidade de Beijing, na China. São duas semanas incríveis de esportes gelados que vão esquentar o coração de países como Finlândia, Dinamarca e Canadá. 

O estúdio Breakfirst Games, que por trás de Instant Sports Winter Games, já havia nos dado jogos de verão e Tennis, apesar desse novo título ser o mais polido de todos eles. é ainda muito feio, mal feito e bem insatisfatório, mas vamos destrinchar um pouco mais sobre isso nessa análise. 

Desenvolvimento: Breakfirst Games
Edição: Plug In Digital
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Esporte, Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português:  Legendas e Interface
Plataformas: Switch
Duração: Sem Registros 

Congelando

Um jogo que parece simpático
Simpático a primeira vista

Instant Sports Winter Games é na primeira vista muito simpático, e pensamos que vamos encontrar no jogo bonecos cartunescos cortando as montanhas e praticando ski. Muitos de vocês com certeza já viram aqueles anúncios de jogos mobile baseados em física, que parecem ter sido criados em pouco tempo e só servem para nos entreter por alguns minutos – além de serem cheios de propagandas. É muito daquilo que encontramos na versão invernal de Instant Sports. 

Ao começarmos, precisamos escolher um perfil e criarmos um personagem, mas isso não é de todo mal. Quero dizer que o resto do game é tão bizarro que a personalização do personagem parece ser até bom. Depois disso, somos jogados direto num menu, que utiliza fontes confusas, fazendo a leitura ser um desafio. Dentro da tela inicial temos as opções de jogo, e aí vem mais problemas. 

Deslizando rumo a um buraco 

Poucas e razas modalidades

Depois da apresentação de qualidade questionável, Instant Sports Winter, nos dá a oportunidade de praticar o incrível número de 7 modalidades. Eu sei que talvez você esteja pensando que isso pode render boas horas de diversão, mas as modalidades são tão rápidas e rasas que nem tem muito o que falar sobre. Mas, caso tenha curiosidade, esses são os esportes que encontramos no jogo; 

Bobsleigh, que não funciona bem e tem um sistema de colisão totalmente chato e fora da realidade. Quando estamos controlando o veículo temos a impressão de que estamos numa das naves da SpaceX, por causa da velocidade desequilibrada. Temos também Salto em Esqui norma e Alpino, que sofrem do mesmo problema de velocidade estranha e falta de colisão, mas desta vez com controles pouco responsivos.

O Curling é a modalidade mais interessante

O Curling é a única modalidade realmente minimamente aceitável no jogo, Em Batalha de Bolas de Neve, o nome é auto explicativo e, acreditem: não é divertido como parece. Em Slopestyle, podemos fazer manobras com o equipamento de patinagem, mas é tudo tão duvidoso em termos de qualidade que é impossível aproveitar. Por último, mas não menos importante, temos o Ice Cross, modalidade na qual devemos evitar obstáculos e derrubar os adversários para ganhar, e, adivinhem só? Também não é agradável. 

Gostaria de poder falar que apesar dos problemas, o título oferece uma jogabilidade satisfatória, mas aí eu estaria mentindo descaradamente. De fato é tudo simples, mas isso não significa fácil e prazeroso. A experiência é rasa, muito simples e não convence como jogo de esporte, e muito menos como arcade esportivo. Instant Sports Winter Games é um jogo com cara de algo feito para o mobile. E não digo isso nem em relação aos jogos bons da plataforma, mas daqueles de qualidade extremamente duvidosa. 

A cada vitória nos eventos, ou bons resultados, ganhamos uma espécie de moeda que pode ser trocada por equipamentos estéticos, como roupas, barbas, óculos e esse tipo de coisa que não tem impacto na gameplay. 

O Iceberg do terror

Existem toneladas de jogos que são feitos de forma independente. Muitos deles são medianos, e isso é compreensível, já outros erram tentando acertar, e temos as grandes obras independentes como Hollow Knight ou Stardew Valley. Mas do lado oposto, temos esse como Instant Sports Winters, que são feitos sem esmero. Fora isso, são vendidos a preços dos quais não são dignos e acabam por ganhar dinheiro em cima de jogadores mal informados e de boa fé. 

Instant Sports Winter  é desrespeitoso com o jogador que chega a pagar às vezes mais de 100 reais para ter uma experiência das piores possíveis quando falamos sobre títulos independentes. Menus feios e desagradáveis com fontes tipográficas horrorosas são constantes aqui, além de poucas e horríveis modalidades somadas a uma jogabilidade ruim que fazem o produto ser quase abominável quanto um Mineirinho Ultra Adventures da vida, porém, sem potencial para virar meme o jogo dos esportes na neve. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Instant Sports Winter Games

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Criação de personagens

Contras

  • Músicas enjoativas
  • Menus feios
  • Terrível esteticamente
  • Gameplay estranha
  • Qualidade duvidosa