Shadow of the Ninja Reborn capa

Review Shadow of the Ninja Reborn (Switch) – Um remake de tirar o chapéu

Shadow of the Ninja Reborn é um remake de um título dos anos 80 com o qual nunca tive contato, então cheguei à versão refeita sem expectativas. Apesar de alguns problemas, a experiência foi agradável e recompensadora.

Desenvolvimento: Tengo Project, NatsumeAtari
Distribuição: ININ Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Plataforma, Ação, Arcade
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
Duração: 3 horas (campanha)

Um excelente remake de um game desconhecido

Jogo é difícil, mas recompensador
Jogo é difícil, mas recompensador

Logo de início, Shadow of the Ninja Reborn impressiona com seus visuais lindos e uma trilha sonora que mistura muito bem uma vibe de heavy metal. A pixel art é incrivelmente bem feita, com animações fluidas que lembram bastante a série Metal Slug. Os movimentos dos personagens são suaves e detalhados, rodando a uma taxa de quadros altíssima que adiciona um charme típico dos jogos da SNK.

No quesito jogabilidade, o título brilha. É desafiador e exige muita concentração, mas isso torna as vitórias ainda mais gratificantes. O jogo permite comprar e equipar itens antes de iniciar uma nova rodada, o que ajuda a balancear a dificuldade punitiva. Apesar de os inimigos e chefes serem complicados, é possível aprender os padrões de ataque, e derrotá-los se torna bastante recompensador à medida que você avança e melhora sua performance.

Checkpoints e gerenciamento de itens

Animações são excelentes
Animações são excelentes

O sistema de checkpoints, no entanto, deixa a desejar. Eles são poucos e espalhados, tornando a experiência mais punitiva do que recompensadora. Morrer várias vezes sem pontos frequentes de respawn pode ser frustrante. Isso fica ainda mais evidente no modo cooperativo, onde o segundo jogador só pode ser revivido no checkpoint, o que pode deixar o outro esperando por muito tempo. Uma opção de reviver o companheiro imediatamente, como acontece em outros jogos, seria uma adição muito bem-vinda.

Após morrer ou concluir uma fase, você desbloqueia novos itens que podem ser equipados antes da próxima rodada. Esses itens, comprados com o ouro acumulado durante a partida, são fundamentais para sobreviver e aparecem no reinício do cenário. No entanto, o sistema de gerenciamento de itens é um pouco desajeitado. Para escolher um item, é preciso segurar um botão para entrar no modo de rolagem e selecionar o que deseja. Isso se torna um incômodo, principalmente em momentos críticos, quando você precisa de um item rapidamente. Um sistema mais ágil tornaria essa mecânica menos problemática.

Problemas notáveis

Chefes são desafiadores
Chefes são desafiadores

Um dos maiores problemas que encontrei foi um bug com a personagem ninja feminina. Seus pulos eram mais curtos e menos precisos que os do personagem masculino, levando a saltos fracassados com frequência. Inicialmente, achei que era erro do jogador, mas depois percebi que era um problema real. Minha esposa, que jogava comigo, enfrentou a mesma dificuldade, e ao assistir a outros vídeos de gameplay, notei que muitos outros jogadores também passaram por isso. Infelizmente, não recebi resposta dos desenvolvedores, e o bug continua sem solução.

Outro problema foi a perda de progresso. Em uma ocasião, após voltar à tela de título, meu arquivo de salvamento havia sumido. O jogo deveria ter salvo automaticamente, mas o progresso simplesmente não estava mais lá. Curiosamente, salvar após morrer ou na tela de Game Over funcionava normalmente, então não entendi por que o salvamento manual falhou dessa vez. Foi um contratempo frustrante em uma experiência que, no geral, foi bem suave.

Divertido como antigamente

Apesar de alguns poucos problemas e falta de opções mais inclusivas, Shadow of the Ninja Reborn é visualmente impressionante e mecanicamente recompensador, oferecendo um desafio sólido para fãs de ação e plataforma inspirados em títulos retrô. A arte, trilha sonora e animações são de alta qualidade, criando uma atmosfera envolvente, semelhante aos clássicos de arcade. O sistema de checkpoints poderia ser mais refinado, e o gerenciamento de itens, menos complicado, mas a jogabilidade continua divertida e recompensadora, especialmente à medida que você aprende os padrões dos inimigos e desbloqueia novos equipamentos.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Gráficos e animações sensacionais
  • Co-op local bem divertido
  • Recompensador por conta de itens

Contras

  • Não dá pra reanimar o segundo jogador
  • Dificuldade inacessível para a maioria
  • Sem opções de diminuir a dificuldade
  • Muito curto