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Review Astro Bot (PS5) – Nos relembrando o melhor que jogos podem proporcionar

De tempos em tempos aparecem aqueles jogos que, por um motivo ou outro, ninguém consegue escapar de ao menos se informar um pouco, de tanto que são comentados. Astro Bot é um desses games, e por um bom motivo: é impossível não se apaixonar pela aventura do robozinho, em um jogo extremamente bem feito e divertido.

Desenvolvimento: Team Asobi
Distribuição: Sony Interactive Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PS5
Duração: 9 horas (campanha)/15 horas (100%)

Apenas ande e pule

Variedade de inimigos poderia ser maior
Cenários são vivos, animados e coloridos

A premissa de Astro Bot é bastante simples, tal qual a maioria dos games de plataforma. Seu grupo estava viajando pelo espaço em sua nave (em formato de PlayStation 5) que é atacada, as peças são roubadas e você deve reconstruí-la para seguir viagem. A partir daí, você deve entrar nas fases, resgatar os bots e vencer chefes para recuperar as peças e restaurar sua nave.

Assim como a premissa, a jogabilidade de Astro Bot é simples, em uma primeira vista. Você pode andar, dar um soco (segure para rodopiar socando) e pular (segure para flutuar alguns segundos enquanto solta raios dos pés em direção ao chão). Além disso, você ganha uma habilidade diferente em várias fases, e todas elas são moldadas em torno dessa possibilidade, que são muito variadas, como, por exemplo, um dash para frente ou para cima, encolher ao tamanho de um rato, dar socos com luvas de boxe, se encolher em uma bola de ferro indestrutível e rolar, entre várias outras. Todas as habilidades são criativas e divertidas, mostrando que os desenvolvedores não pouparam ideias para criar algo especial.

Colete e explore

E todas você entende quase imediatamente, com o jogo apresentando tutoriais implícitos
A lâmpada que mostra plataformas invisíveis é apenas uma das várias mecânicas que aparecem ao longo do jogo

Apesar dessa aparente simplicidade, temos na verdade um jogo extremamente bem feito e riquíssimo em detalhes. Controlar o robozinho é muito prazeroso e natural, e não raramente você se verá com um sorriso no rosto por causa de alguma surpresa na tela. As fases são divididas entre fases tradicionais, alguns desafios mais curtos e difíceis, além das lutas com chefes. Como esperado em jogos de plataformas atuais, temos vários itens para se colecionar: os 300 bots iniciais, além das peças de quebra-cabeça que liberam lugares especiais no planeta que sua nave caiu.

As fases possuem ambientes dos mais variados, como florestas, neve, água, espaço, mal-assombrados, entre outros temas comuns em jogos do gênero. Tudo é muito bem integrado e a todo momento somos apresentados a novidades, com mecânicas novas e desafios que exploram mais essas mecânicas de um jeito que é sempre muito intuitivo. Alguns segredos também são escondidos de forma criativa e recompensam reparar em cada detalhe. Para quem quiser ir além, fases mais difíceis e opcionais estão disponíveis. As batalhas contra chefes também merecem destaque, pois são todas incríveis e desafiantes num nível satisfatório.

Referências, referências e referências

A dificuldade deles poderia ser maior, ou haver versões alternativas mais desafiadoras
Chefes são um dos destaques do jogo, com todos oferecendo desafios diferentes e criativos

É incrível a qualidade e a criatividade apresentada nas fases de Astro Bot. Existem inúmeros eventos únicos e inesperados, mostrando um cuidado e refino vistos poucas vezes. O game usa de forma primordial todas as possibilidades que o controle DualSense permite e mostra o quanto os outros desenvolvedores estão simplesmente deixando passar, mesmo em games da própria Sony. Em quatro anos de console, provavelmente o jogo que mais usou o controle como Astro Bot foi justamente o seu antecessor, Astro’s Playroom.

Parte dos robozinhos a serem resgatados representam personagens de outros jogos, principalmente os da própria Sony, mas também de outras empresas. Cada um que você encontra é uma surpresa, ainda mais quando é alguém de um jogo que faz parte da sua história. Para cada um desses robôs, você pode coletar um item na máquina de gacha que adiciona algum item ou referência a ele, que você pode interagir ao encontrá-lo ao redor da nave. Assim, além de um jogo excelente, Astro Bot se mostra também uma carta de amor aos games, com a apresentação e referências a tantas e tantas franquias.

Deveríamos ter mais Astro Bots

O simples fato de andar, com o uso do haptic feedback do DualSense, é bastante divertido
Simplicidade aparente de Astro Bot na verdade é algo muito refinado

Por fim, Astro Bot também pode ser visto como um exemplo para o mercado: um jogo extremamente bem feito, em um tempo de desenvolvimento razoável (3 anos), com um time em menor escala (cerca de 60 membros), com horas condensadas de diversão e novidades a cada passo. É um jogo que é apenas isso: um jogo. Não se propõe a ser um filme, uma “experiência”, um live service ou uma plataforma para gerar lucro para sempre.

Não que não devam existir jogos de todos os tipos, mas por vezes parece que esquecemos que games são, antes de tudo, games. Sim, isso é basicamente o que a Nintendo tem feito desde sempre, mas é importante mostrar que os outros grandes players do mercado também poderiam pensar em investir mais em projetos como esse.

Obrigatório para qualquer fã de jogos

Astro Bot é um jogo excelente, não devendo nada para os grandes do seu gênero. Mostra também que jogos de plataforma, que num passado distante dominavam a indústria, ainda tem muito a mostrar, e um jogo bem feito como esse tem um apelo praticamente universal para todos os jogadores.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Astro Bot

10

Nota final

10.0/10

Prós

  • Controle divertido e satisfatório
  • Fases muito variadas e com novidades a cada passo
  • Bots representando outros jogos

Contras

  • Algumas habilidades poderiam ser usadas mais vezes