Shin-chan é originalmente um anime transmitido hoje em dia apenas em serviços de streaming, mas na minha época eu costumava assistir muito mesmo na TV a cabo que minha avó tinha na casa dela. Nunca tive nenhuma experiência passada com jogo algum que tenha o nome do personagem, então esta é minha primeira aventura no mundo de Shinnosuke Nohara, graças a Shin chan: Me and the Professor on Summer Vacation -The Endless Seven-Day Journey- (nome gigante, eu sei). Dito isto, o que podemos esperar desta viagem de 7 dias numa casa de campo?
Desenvolvimento: Millennium Kitchen, Star Factory
Distribuição: Neos Corporation
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Xbox One, PC, Switch, PS4
Duração: 10 horas (campanha)/18 horas (100%)
É hora das férias
Ao lado de sua família, Shin-chan, ou Shinnosuke, sai de férias na casa de um amigo da família no interior de Kyushu, já que o pai da família precisa viajar nas proximidades para negócios. Poucos minutos após as primeiras cutscenes serem mostradas, Shin-chan recebe uma câmera que tem a habilidade mágica de transformar fotos em realidade, cujo poder servirá como a principal ferramenta para avançar dias nesta breve jornada. Uma vez que todos se acomodam na casa do amigo da família, ganhamos o controle de Shin e podemos começar a bisbilhotar e explorar todos os lugares. Mais deles são desbloqueados à medida que a história avança e, no início, nossas localizações são restritas.
Assim como jogos da série Harvest Moon, a maioria dos eventos aqui acontecem dinamicamente, o que significa que você pode desbloquear um novo capítulo à medida que vai para um ponto específico de interação ou conversa com um NPC entre uma refeição e outra. Todos os dias, a família começa fazendo os exercícios matinais, seguido pelo café da manhã, depois o jantar e, finalmente, Shin-chan pode explorar novamente durante a noite. Além disso, precisamos ficar de olho em sua barra de stamina, pois ela se esgota ao longo do dia e Shin pode desmaiar se não conseguir comida. Podemos comprar coisas no supermercado ou realizar tarefas simples e receber lanches como recompensa para tal propósito.
Coletando, colhendo e conversando com NPCs
Tudo aqui gira em torno de coletar dinheiro para a carteira de Shin. Às vezes podemos colher recursos da natureza aqui e ali, e usar a rede portátil para capturar insetos e tal, além de NPCs que podem te dar algo ao realizar uma tarefa para ganhar uma recompensa. Já a jogabilidade de captura de insetos está listada na seção de conquistas no menu de pausa, para que possamos completá-las para também ganhar mais dinheiro. Juntamente a isso, também existem outras tarefas para realizarmos se quisermos completar essas conquistas secundárias.
Todo final de noite é para registrarmos tudo o que fizemos naquele respectivo dia, como insetos coletados, personagens encontrados e alguns acontecimentos durante esse período de tempo. A câmera mágica mencionada também transforma nossos registros em fotos, e podemos escolher entre duas opções, sendo elas Fastballs (descrições rápidas e superficiais dos acontecimentos) e Curveballs (descrições engraçadas e abobalhadas sobre cada evento, bem estilo Shin de ser).
Como extra, há um minigame envolvendo dinossauros, que é algo meio contextual ao enredo e aos acontecimentos da região. É uma espécie de minigame tipo Pokémon que nos permite escolher entre alguns movimentos para cada animal, resultando em dano ao inimigo atual. É bem divertido nas primeiras rodadas, ficando um pouco repetitivo depois de um tempo. Pelo menos é algo para nos entreter por alguns momentos e deixar de lado um pouco o lado exploração das coisas.
Não é para todos
Se você não é o tipo de pessoa que se diverte com jogos relaxantes, eu diria que essa aventura de Shin-chan definitivamente não é para você. Mesmo que o jogo nos dê algumas vibes de Harvest Moon e diversão no quesito exploração, as coisas são muito simplistas. Além do humor único e enredo bobo que me faz rir às vezes, não há muito a ser desvendado.
Após a jornada de sete dias, o jogo não termina necessariamente. Em vez disso, ainda podemos continuar explorando, à medida que mais coisas são reveladas em termos de história, personagens e pontos para exploração. Além disso, se você não estiver familiarizado com o anime Shin-chan em geral, eu não recomendaria este game para você. Ele fala comigo de forma mais profunda e pessoal devido ao fato de ter crescido assistindo a série, então obviamente ganha pontos extras por causa da minha infância e adolescência. De qualquer forma, a jogabilidade geral é superficial e não parece chegar a lugar nenhum. Ainda assim, a estrela do game é o humor característico da série, já que a história é insana e irreal – como alguns dos episódios do anime são. Se você gosta de Shin-chan, além de jogos de exploração e calmaria, você se sentirá em casa. No entanto, o tom humorístico do anime fala bem mais alto do que a jogabilidade.
Cópia de Switch cedida pelos produtores