Cyber Citizen Shockman Vol. 1 capa

Review Shockman Collection Vol. 1 (Switch) – Uma retrospectiva não muito boa

Shockman Collection Vol. 1 é um convite à nostalgia, trazendo dois títulos da série Cyber Citizen: Cyber Citizen Shockman e Cyber Citizen Shockman 2: A New Menace. Jogos que, até então, não haviam cruzado meu caminho, mas que agora ganham espaço para uma análise aprofundada. Vem comigo nessa viagem não tão bacana.

Desenvolvimento: Ratalaika Games
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Aventura, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 13 horas (campanha)

Uma série com ar de Tokusatsu

Lutas com chefes são sempre iguais
Lutas com chefes são sempre iguais

Cyber Citizen Shockman remete a séries tokusatsu, transformando o jogador em um super-herói encarregado de salvar a cidade. O jogo consiste em desafios de plataforma, onde se enfrentam inimigos com golpes de espada, saltos sobre abismos e a busca pelo ponto final do cenário.

Após vencer o cenário, enfrenta-se um chefe que exige memorização de padrões e esquiva de ataques. Contudo, os estágios são difíceis não pela complexidade, mas pela falta de lógica em elementos como plataformas móveis, cujos movimentos aleatórios e sem sentido confundem.

Multiplayer e Defeitos

Algumas fases até se reinventam
Algumas fases até se reinventam

Ambos os jogos oferecem modo para dois jogadores, mas o fogo amigo não pode ser desativado, levando a acidentes frequentes. A câmera também não parece preparada para dois jogadores, forçando-os a seguir seu movimento.

A sequência melhora o movimento dos personagens e responde melhor aos comandos. Cyber Citizen Shockman 2: A New Menace mantém o fogo amigo nas armas brancas, mas introduz uma arma de fogo que não afeta o segundo jogador.

Evolução e Jogabilidade

Jogar em 2 é melhor no segundo game
Jogar em 2 é melhor no segundo game

O segundo jogo é superior, tanto em história quanto em jogabilidade. O sistema de mapa foi descartado em favor de uma experiência mais tradicional, etapa por etapa, remetendo aos jogos clássicos dos anos 80 e 90.

Ambos os jogos oferecem truques como invencibilidade, vidas infinitas e seleção de fase (apenas no segundo jogo). Recursos de emulação modernos, como a opção de rebobinar e salvar o estado do jogo, também estão presentes.

Vale a curiosidade, mas só

Cyber Citizen Shockman 1 e 2 são jogos medianos (e até abaixo da média) que merecem atenção. Não agradarão a todos, principalmente porque envelheceram mal, especialmente o primeiro. O segundo jogo vale mais a pena, sobretudo no modo multiplayer. Cyber Citizen Shockman 2: A New Menace se destaca, apesar de herdar falhas do antecessor. Em resumo, não são joias escondidas, mas podem proporcionar até uma hora de diversão descompromissada.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Cyber Citizen Shockman Vol. 1

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • Ambientação bacana
  • Jogabilidade minimamente funcional
  • Segundo jogo é melhor
  • Cheats e conteúdo extra visual

Contras

  • Movimentação péssima
  • Co-op tem "fogo amigo"
  • Repetição demais no primeiro jogo
  • Ambos os jogos tem inimigos com padrões bem sem nexo