Capa de Skull and Bones

Review Skull and Bones (Xbox Series X) – Experimentando um jogo quádruplo A

Skull and Bones, o recém-lançado título da Ubisoft, mergulha profundamente na atmosfera de jogos como Assassin’s Creed IV: Black Flag, explorando a fascinante era dourada da pirataria. Dentro do jogo, assumimos o papel de um capitão determinado a se tornar um pirata renomado e temido. Para alcançar tal objetivo, embarcamos em uma série de missões variadas, desde o saque de navios mercantes até a formação de alianças com outros piratas e a exploração de destroços navais em busca de tesouros valiosos.

Desenvolvimento: Ubisoft Singapore
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1-20 (online)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 16 anos
Português: Dublagem, interface e legendas
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: 49 horas (campanha)

Um combate épico e explosivo

Entrando em combate contra outras embarcações.
Entrando em combate contra outras embarcações.

O ponto mais forte de Skull and Bones, sem dúvida alguma, é o seu sistema de combate. E embora seja inspirado no combate do AC IV Black Flag, é importante ressaltar que isso não é de forma alguma negativo, já que o Black Flag tem aquele que considero o melhor combate naval já feito nos jogos. As mecânicas foram aprimoradas para proporcionar uma experiência de combate épica, explosiva e envolvente. Cada confronto deixa os jogadores desejando mais: mais navios saqueados, mais balas de canhão disparadas. Nesse quesito, a Ubisoft acertou em cheio. 

A possibilidade de criar uma embarcação para conquistar os mares é verdadeiramente instigante, que nos faz querer ver até onde conseguimos chegar e quantos poderosos inimigos podemos derrubar. Cada confronto cheio de adrenalina nos incentiva a nos unirmos a outros jogadores online para derrotar frotas de diversas facções. Toda a experiência é muito mais divertida ao jogarmos com amigos.

Sistema de crafting

Interagindo com o ferreiro.
Interagindo com o ferreiro.

Outro aspecto fundamental em Skull and Bones são os momentos de crafting, que nos acompanham durante toda a nossa jornada em direção a nos tornarmos o rei dos piratas – se é que você me entende. O sistema de criação do jogo desempenha um papel crucial, permitindo-nos construir embarcações maiores e mais poderosas, com maior capacidade de armazenamento para nossos saques e mais espaço para armamentos. E para adquirir os materiais necessários para personalizar nossa embarcação, devemos pilhar outros navios, saquear assentamentos, completar contratos, explorar ilhas e caçar piratas com recompensas por suas cabeças.

Belos cenários e exploração medíocre

Navegando e apreciando o pôr do sol.
Navegando e apreciando o pôr do sol.

Skull and Bones, sem dúvida alguma, apresenta belos cenários. Em certos momentos, simplesmente navegar e se deparar com um pôr do sol é algo muito bonito. Seu mapa consideravelmente vasto oferece uma variedade de locais para explorar, desde fortalezas marítimas até ilhotas paradisíacas.

No entanto, infelizmente, a beleza é uma das poucas coisas boas que o jogo tem a oferecer. A exploração, por exemplo, se resume basicamente a atracar nestes locais e interagir com NPCs desprovidos de carisma. Durante as minhas jogatinas, minha interação com esses personagens se limitou a comprar itens ou concluir missões. Eles não são nem um pouco interessantes ou agregam algum valor a experiência que a obra nos oferece, assim como o próprio protagonista também não possui personalidade alguma. Entretanto, podemos personalizar nosso capitão pirata com diversas vestimentas para inspirar medo e respeito pelos mares.

Uma experiência quádruplo A

Recentemente, várias matérias foram publicadas sobre a declaração de Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, defendendo Skull and Bones como um “jogo quádruplo-A”. No entanto, apesar de testes gratuitos em todas as plataformas, a obra não conseguiu atingir sequer a marca de um milhão de jogadores.

Diante disso, é difícil não questionar se essa é a experiência que um jogo quádruplo-A tem a oferecer aos jogadores. Pessoalmente, só posso desejar que este tenha sido o último do tipo a ser lançado. Embora Skull and Bones possa divertir com seu bom combate e belos cenários, a obra simplesmente não oferece motivos suficientes para manter os jogadores entretidos por muito tempo, seja com sua trama fraca ou sua exploração medíocre. Após algumas horas de jogo, você se vê preso em um ciclo repetitivo de pegar, completar e entregar missões, tornando-se um game extremamente monótono.

Como um grande fã de jogos da Ubisoft, até eu tenho dificuldades em recomendar Skull and Bones para outros jogadores, a menos que o título esteja em uma excelente promoção ou se a pessoa estiver interessada em jogar com amigos. No fim das contas o novo lançamento da Ubisoft acaba sendo uma experiência esquecível.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Skull and Bones

5.5

Nota final

5.5/10

Prós

  • Combates divertidos
  • Boa jogabilidade
  • Cenários bonitos

Contras

  • Trama fraca
  • Exploração tediosa
  • Gameplay repetitiva
  • Personagens sem carisma