Imagine-se criança admirando uma pista de carrinhos de brinquedo montada, enxergando os carros bem pequenos de uma visão de cima para baixo. Você pega seu controle remoto e disputa a corrida com seus amigos, cada um controlando seu próprio carro. Isso pode soar nostálgico por lembrar da sua infância ou porque assistiu na TV. Agora imagine essa ideia convertida em um videogame e temos o bem intencionado Mechanic Battle.
Desenvolvimento: Cat-astrophe
Distribuição: MobilWay
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: Sem registros
Mais divertido do que aparenta
Desenvolvido pela Cat-astrophe, uma produtora independente, e publicado pela MobilWay, Mechanic Battle se trata de um jogo exclusivo para Nintendo Switch com a proposta de uma experiência de corrida arcade com visão isométrica. E, para ser sincero, o game não poderia estar numa plataforma mais ideal, já que ele cumpre bem seu papel de entreter na palma da sua mão. Contudo, os desenvolvedores não foram muito além disso.
Aqui escolhemos nosso piloto e em seguida um carro para começar o jogo. O game, como um bom arcade, nos traz pistas para serem praticadas antes de irmos para os campeonatos que são divididos nas dificuldades Amador, Pro e Lendário. Mesmo nas pistas que antecedem seus respectivos campeonatos, já ganhamos dinheiro apenas por completá-las e podemos repetir elas quantas vezes quisermos para ganhar mais dinheiro.
Com o dinheiro das corridas, é possível ir em sua garagem e fazer upgrades em seu carro com novas cores, estilo de pinturas, deixá-los mais leves, mudar seu pneu e tunar com nitros. E se nada disso for suficiente, é só comprar um novo carro mais potente e ser feliz.
Já nas pistas, sempre estamos correndo contra mais 5 carros, precisando alcançar posições melhores em trajetos que podem ser simplesmente uma corrida clássica ou uma eliminatória, na qual o último colocado é eliminado em cada volta. Também há as pistas “hot” que são as que têm maior probabilidade de atingir velocidades altas, como uma onde o circuito é em uma pista de pouso aéreo.
No começo pode parecer difícil
Mechanic Battle tem alguns pontos a melhorar, como o início que é muito difícil devido qualquer erro com o seu primeiro carro ser fatal para a corrida. Depois de você fazer os primeiros ajustes, as coisas melhoram, mesmo com os postes se tornando os maiores vilões deste jogo arcade. Mas um aviso: fique longe dos postes, pois eles podem arruinar tudo.
Divertido, mas tão curto
Tudo aqui parece promissor até você ir para último campeonato e ver que só os carros mudaram, com as pistas sendo as mesmas com apenas mudanças sutis nos percursos e um número de voltas maior. Isso sem falar da trilha sonora imemorável que faz você se lembrar mais do barulho dos carros colidindo em paredes e em outros carros do que qualquer outro som.
O jogo ganharia uma sobrevida se houvesse mais diversidade de pistas e carros, além de um modo multiplayer, que faria total sentido nele. Outro modo criativo seria um que tivesse um limite para danificar seu carro, já que o efeito sonoro das colisões são altos, dando a entender que seu carro está sofrendo, mas que na real, não muda em nada. Apesar de ter um momento em que você sente que tudo está se repetindo, esse não é um jogo ruim. Vale muito a pena ter na sua biblioteca, se estiver em promoção agressiva.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro