Hoje em dia, muitas propriedades intelectuais têm sua própria versão do Mario Kart. Dito isso, os Smurfs aparentemente também tentaram embarcar nesse trem do hype. Chegando com muita diversão e um sistema de dirigibilidade muito bem feito, Smurfs Kart tenta conquistar seu lugar ao sol. Mas o que ele faz de bom e de ruim?
Desenvolvimento: Eden Games
Distribuição: Microids
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Corrida, Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch
Duração: 2 horas (campanha)
Jogabilidade sólida, conteúdo raso, bom desempenho
Esqueça o enredo, contexto ou qualquer coisa assim. Assim como Mario Kart, Smurfs Kart permite que você escolha um personagem do elenco Smurf logo de cara, o qual consiste em Papa Smurf, Hefty, Clumsy, Smurfette, Handy e muito mais. No total, a lista contempla mais de 10 personagens, mas nenhum sinal de que será adicionado mais figuras no futuro.
No que diz respeito à jogabilidade, podemos acelerar (claro), quebrar, pular obstáculos para realizar acrobacias para obter impulsos e empurrões e coletar power-ups. Você já deve ter visto em algum lugar, com certeza.
Quanto a esses power-ups, existem tanto os ofensivos quanto os defensivos, o primeiro sendo útil para estragar os veículos de seus rivais, e o último para defender suas retaguarda dos ataques de outros pilotos. No entanto, a maioria dos power-ups não é tão clara quanto à ilustração que possuem. Fora isso, nenhum deles é possível de se atirar atrás do carro, ao contrário da maioria dos jogos de kart que já perceberam como é importante ter esse recurso. Isso é ainda mais estranho quando você tem um botão para olhar para trás pelo retrovisor.
As estradas são muito espaçosas e largas, o que nos permite realizar derrapagens com suavidade e manusear nosso veículo sem problemas. O desempenho do jogo no Nintendo Switch é travado em 30fps, mas é digno de nota o fato de não haver input lag, algo crucial a ser eliminado dos jogos de corrida. Muitos jogos vinculam sua capacidade de resposta de entrada à sua taxa de quadros, e isso não foi feito aqui. Quanto à resolução e visuais, os modos Dock e Handheld são bem construídos, com sombras aparecendo com um efeito de esmaecimento (fade-in) que suaviza a animação.
Além disso, as únicas coisas que podemos desbloquear vencendo todos os modos de jogo são álbuns e adesivos. São como conquistas, mas que não acrescentam nada à lista nem ao jogo em si – como peças de carros. Pelo menos, esta é a maneira de acompanhar seu progresso à medida que avança no jogo.
Multijogador de até 4 jogadores de tela dividida (sem problemas de desempenho) também é presente por aqui, mas nenhum recurso online está disponível, nem temos notícias sobre isso chegando como uma atualização.
Um jogo razoável
Smurfs Kart não vai explodir sua mente, mas com certeza vai fazer você se divertir com ele. O desempenho e os visuais também são bastante aceitáveis e ainda mais impressionantes do que a maioria dos jogos de corrida portados para o Switch, devo dizer. O mesmo vale para a responsividade dos inputs, sem sinais de atraso algum. Em termos de conteúdo, o jogo deixa a desejar, além de oferecer uma quantidade rasa de pilotos em relação aos seus concorrentes, como Mario Kart e Crash Team Racing Nitro-Fueled (ambos jogos presentes na plataforma). Por fim, senti muita falta de uma maneira de jogar online, o que é quase uma obrigação quando se trata de games de corrida hoje em dia.
Cópia de Switch cedida pelos produtores