review-somber-echoes-ps5-1

Review Somber Echoes (PS5) – Agradável, mas sem profundidade

Somber Echoes é um metroidvania que é ótimo em certos aspectos e mediano em outros, com um resultado que pode agradar dependendo do gosto de cada jogador.

Desenvolvimento: Rock Pocket Games, Lav Games
Distribuição: Bonus Stage Publishing
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 10 anos (violência)
Português: Legendas, interface
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S
Duração: 3 horas (campanha)/18 horas (100%)

Antiga Grécia no futuro

Atmosfera do game é interessante
Cenários variam mas são quase sempre escuros

Somber Echoes é ambientado em um contexto exótico, que mistura mitologia greco-romana com espaçonaves que viajam por galáxias. Você controla Adestria, uma guerreira que busca evitar que sua irmã gêmea Harmonia destrua a nave que estão, junto com seus tripulantes. A narrativa não é lá muito empolgante e a única voz que temos é da narração, o que achei uma forma inteligente de contar a história com um orçamento reduzido.

A jogabilidade de Somber Echoes é relativamente simples. Trata-se de um metroidvania típico, com exploração, combate, coleta de itens e aprimoramento da personagem. Ainda que simples, o jogo é bem feito, sendo agradável explorar e lutar, fazendo com que você se empolgue e queira sempre avançar, ainda que, em alguns momentos, seja possível ficar perdido com certa facilidade. Ao menos, é fácil se transportar por todo o mapa, o que faz com que a busca por onde avançar não se torne um sacrifício enorme, embora você possivelmente precise pesquisar para onde seguir em algumas partes. Porém, falta profundidade na jogabilidade, especialmente no combate.

Dash para ir longe

Você conquista até 3 dashs sem pisar no chão
Boa parte da jogabilidade gira em torno da mecânica de dash

A mecânica principal do game é uma espécie de dash, em que você se torna uma bola de fogo no ar e pode dar um salto para qualquer direção, utilizado especialmente para alcançar lugares mais altos. É uma mecânica interessante e que torna a exploração mais dinâmica, além de ter alguns usos no combate. Porém, ela pode incomodar às vezes, principalmente em puzzles que pedem uma precisão altíssima.

Uma exceção à simplicidade geral da jogabilidade é o mapa. Apesar do jogo todo se passar dentro de uma única nave espacial, isso não impede dela ser grande, com muito a ser explorado. E esse é o principal ponto positivo de Somber Echoes para mim, que é o ambiente e a exploração. Os cenários são amplos e variam bastante em temática, além dos gráficos serem bonitos. Save points, que também são pontos de transporte, são bem espalhados e localizados. Além disso, uma parte considerável do mapa é opcional caso você queira apenas seguir a rota principal, o que mostra certa dedicação dos desenvolvedores em recompensar quem queira explorar por explorar.

Combate é agradável, mas muito simples

É possível fazer uma anotação por sala
Uma funcionalidade muito interessante é poder fazer anotações no mapa

O combate é um ponto fraco, pois é bastante simples. Você tem sua espada que faz apenas alguns golpes e não muda durante todo o jogo. Há uma lança que pode ser jogada e os inimigos sofrem mais dano enquanto ela estiver fincada neles, o que é útil basicamente apenas em chefes. Você ganha um arco que paralisa os inimigos, mas ao custo de parte da sua pouca vida… Portanto, nunca usei. Por fim, existe um machado que precisa que você carregue o botão para usar, o que só é possível em momentos bem específicos.

Em resumo, na enorme parte do tempo você irá basicamente apenas apertar o botão da espada para vencer todos os inimigos, com algum uso da lança em inimigos específicos. Há bem pouca variedade de inimigos e poucos chefes. O jogo tem alguns upgrades para os ataques, mas precisam de itens que são muito escondidos e no geral alteram apenas propriedades. Por exemplo, os upgrades da lança apenas aumentam quanto de dano você causa nos inimigos, não mudando nada da jogabilidade ou outro fator.

Muitos itens para encontrar, mas por quê?

As batalhas consistem em encher o inimigo de espadadas e jogar a lança eventualmente
Há poucas batalhas com chefes

Assim, há pouco incentivo a buscar se aprimorar, além de ter mais vida para encarar os chefes. Na verdade, o game me parece um pouco desproporcional. Achei estranho ter um mapa tão grande e um combate tão simplificado. Eu diria que, se fosse possível, redirecionar os recursos de forma que tivéssemos um combate mais profundo, ainda que com um mapa menor, geraria uma melhor experiência no geral.

Tem melhores, mas também tem piores

Somber Echoes é um metroidvania que não é ruim, ainda que pudesse ser consideravelmente melhor. Você pode gostar se for instigado pela exploração, mas a simplicidade do combate e outros problemas podem afastar vários jogadores.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Somber Echoes

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Ambiente amplo e com bons gráficos
  • Mecânica de dash

Contras

  • Combate simplório
  • Puzzles podem estressar