SPYxANYA: Operation Memories apresenta um objetivo singelo que poderia acabar se perdendo por sua repetitividade, mas é salvo pelo enorme carisma do anime e mangá ao qual é inspirado.
Desenvolvimento: GrooveBoxJapan
Distribuição: Bandai Namco Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, Switch, PS5, PS4
Duração: 9 horas (campanha)
Uma rotina maçante

SPYxANYA: Operation Memories oferece ao jogador uma experiência simples: acompanhar a pequena Anya em sua rotina diária, que inclui ir à escola, conversar com seus pais e tirar fotos dos passeios em família, criando memórias preciosas. No jogo, controlamos a personagem em diversos cenários, interagimos com NPCs, jogamos minigames e tiramos fotos de vários lugares e objetos, ajustando ângulos, nitidez e precisão com os direcionais do controle.
O jogo é basicamente isso, e, embora seja divertido no início, rapidamente se torna repetitivo e maçante. Os minigames, por exemplo, embora divertidos, precisam ser jogados até nove vezes para completar todos os desafios. A rotina faz parte do conceito do jogo, mas faltou um cuidado dos desenvolvedores em gerenciar o ritmo, o que é uma pena.
Os gráficos são simples e básicos, especialmente nos modelos dos personagens, que poderiam ter uma modelagem e nitidez melhores. Os cenários, por outro lado, são bem-feitos, para o que se propõem. A direção de arte é mediana, destacando-se pelo bom trabalho nas opções de roupas dos personagens, mas o conceito visual geral é fortemente baseado no material original.
Os personagens salvam o jogo

Não há uma história além do que já foi mencionado: Anya precisa fazer um dever de casa explicando sua rotina e o que faz. Partindo disso, ela conhece e fala sobre o mundo ao seu redor por meio das fotos que tira.
Se os personagens fossem genéricos, o jogo seria um fracasso. No entanto, todos são muito carismáticos e divertidos, dando “alma” ao jogo. Esse carisma se destaca nos diálogos e nos personagens baseados no material original criado por Tatsuya Endo.
Essa identificação entre o jogador e os personagens torna a experiência divertida e encantadora, embora repetitiva. Esse nível de identificação é mais fácil para quem já conhece e gosta da obra original. A dublagem japonesa está excelente e a trilha sonora, embora simples, cumpre seu papel com uma musicalidade reconfortante.
Um jogo mediano que pode agradar os fãs da série
Apesar de repetitivo e maçante, SPYxANYA: Operation Memories pode ser uma boa escolha para os fãs do anime ou do mangá, especialmente se jogado de forma mais pausada e com um bom desconto.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro