Depois de vários anos parado – mais de 1 década, devo dizer -, o aclamado Star Wars: Force Unleashed chega ao Switch, pelas mãos de Aspyr em uma versão remasterizada deste clássico do Wii, PS3, PSP e Xbox 360. A questão é: ele ainda se mantém e se dá bem nos dias de hoje?
Desenvolvimento: Krome Studios
Distribuição: Aspyr
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura, Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 8 horas (campanha)/16 horas (100%)
O aprendiz
Em Force Unleashed, assumimos o controle do aprendiz de Darth Vader, cujo nome é Starkiller, que está armado com um sabre de luz vermelho dado por seu mestre. Nosso principal objetivo aqui é passar fases após fase, com mecânicas de jogo muito remanescentes da época do Wii. Não posso deixar de mencionar o suporte ao giroscópio, que imita nossos movimentos feitos tanto com o Wii remote quanto com o Nunchuck, e mostra melhor implementado e maior precisão através do Joy-con.
O design aqui é um pouco antiquado e meio desatualizado. Os elementos em Force Unleashed se assemelham a estruturas de jogos que eram comumente vistas em títulos como God of War (os clássicos), em que tínhamos que matar inimigos aqui e ali, avançar, matar outro bando de malfeitores e repetir – e ficar saturado. Eu diria que o principal aqui é “o que você já viu, é o que você vai ver até o fim”, o que significa que você aprenderá todo o potencial que o jogo tem a oferecer em alguns minutos – cerca de 30.
Além das combinações de botões para usar habilidades baseadas em força como suas armas de longo alcance, o aprendiz pode pular duas vezes e alcançar plataformas mais altas, além de correr em direção aos inimigos e travar a câmera neles para concentrar seus ataques em uma direção, como um jogo Zelda. Além disso, você pode encontrar itens ao longo dos cenários que aumentarão sua barra de saúde e sua força, assim como costumava acontecer no já mencionado God of War, além de colecionáveis dentro de objetos quebráveis ou simplesmente flutuando pelo chão.
Depois de uma fase, lutas contra chefes e outras coisas do gênero, podemos navegar por nossa nave espacial para comprar upgrades usando orbes adquiridos após matar inimigos, através dos quais novas habilidades baseadas em força são aprimoradas e usadas durante as lutas constantes contra hordas de inimigos. Além disso, novos personagens e skins são constantemente desbloqueados, o primeiro a ser usado no modo Duel, enquanto o último a ser equipado no Starkiller a qualquer momento.
Era melhor na memória
Tudo o que foi apontado entrega um fator muito importante para que você saiba: a repetição. É inevitável que reutilizar a mesma mecânica repetidamente leve os jogadores à saturação da mesmice, o que me faz questionar se remasterizar esse jogo da era antiga foi uma boa ideia ou não. É divertido usar esse tipo de produto para se lembrar de que alguns títulos eram melhores quando lembramos deles do que realmente bons em si. Por outro lado, esse tipo de decisão de trazer de volta coisas antigas com um novo visual é uma ótima oportunidade para conectar novos fãs em potencial à franquia.
Também os gráficos não são um estado da arte, e isso fica ainda pior considerando que a versão escolhida para fazer o port foi a do Wii. Se eles tivessem decidido usar o Xbox 360 ou mesmo a versão original do jogo para PC, as coisas teriam sido muito melhores. Expandir a resolução de um jogo Wii para 1080p apenas torna a sua “feiúra” mais visível, como é o caso aqui.
Além do enredo principal, também temos um modo duelo, no qual até 2 jogadores podem se enfrentar em uma arena de sua escolha. A atmosfera neste modo é praticamente a mesma que você verá durante as lutas 1vs1 durante o modo história, as quais exigem muita atenção, pois utilizam quick time events o tempo todo – e isso é uma droga. Infelizmente, se você estiver jogando o duelo com Joy-con destacado no modo horizontal, você tentará bloquear constantemente e perceberá que não há como fazer isso. Faltou uma melhor adaptação, nesse sentido.
A força não está conosco
Force Unleashed está mostrando bastante sua idade e provando que alguns jogos da era Wii não sobreviveriam hoje em dia, especialmente quando já temos produtos melhores baseados na mesma franquia que fizeram design de jogos de forma mais inteligente e menos repetitiva – Jedi Fallen Order, poe exemplo. O “esmaga botões” não deve mais ser uma coisa praticada na era atual, muito menos quick time events para resolver embates com chefes. É uma pena que este jogo tenha sido muito melhor na minha memória da minha adolescência, mas eu queria ter certeza e testá-lo para comprovar o fato. Bem, agora aprendi que algumas coisas devem ser mantidas no passado.
Cópia de Switch cedida pelos produtores