Imagem em Destaque do Título

Review Stories Untold (PS4) – Pesadelos e Puzzles nos anos 80

Os desenvolvedores do aclamado Observation mergulham no suspense dos anos 80 nesta coletânea cheia de mistérios e reviravoltas. Desvende todos os segredos escondidos nessa antologia de suspense repleta de enigmas e puzzles

Desenvolvimento: No Code
Distribuição: Devolver Digital
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Terror
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Switch
Duração: 2.5 horas (campanha)/3 horas (100%)

Não tenha medo, são só palavras na tela…

Além da Imaginação

Desenvolvido pela No Code e publicado pela Devolver Digital, Stories Untold é uma antologia de suspense dividida em 4 episódios, cada qual com um tema diferente. O episódio inicial é A Casa Abandonada, uma homenagem aos adventures de texto –  gênero pioneiro dos jogos eletrônicos, que consistem em blocos de texto com os quais o jogador interage através de comandos textuais como “pegar a chave” ou “ir ao castelo”.

Em A Casa Abandonada, nosso personagem está em frente a um monitor antigo e cabe a nós conduzi-lo em sua jornada textual. As mecânicas deste episódio consistem em selecionar os comandos desejados e digitá-los no computador para seguir a narrativa, uma mecânica que perde um tanto da sua imersão nos consoles porque não podemos digitar os comandos que imaginamos e apenas selecionamos entre as opções disponíveis no hub de comando. O cenário minimalista e a visão limitada ajudam bastante a criar uma atmosfera pesada e um tanto claustrofóbica, característica clássica do terror.

Nem tudo é o que parece…

A vibe oitentista pode ser percebida ao longo de todo o jogo. Não é à toa o logotipo e a abertura claramente inspirada em Stranger Things, pois assim como a série da Netflix, Stories Untold é uma homenagem aos anos 80 em sua ambientação e também na escolha das mecânicas e jogabilidade. Mecânicas estas simples e até mesmo um pouco datadas, mas que em Stories Untold possuem um certo charme vintage, uma excentricidade que faz todo sentido na proposta e na estética do jogo.

Quebra-cabeças e mistério

Enquanto o primeiro episódio é basicamente um adventure de texto e nosso cenário é a tela do computador, o segundo se passa em um laboratório no qual experimentos suspeitos estão sendo realizados, e o penúltimo episódio se passa numa estação meteorológica que está captando leituras incomuns. Ambos dão um passo além nas mecânicas, acrescentando puzzles mais complexos às mecânicas textuais do primeiro ato, em especial no episódio da estação meteorológica, que traz os puzzles mais complexos que já joguei em minha vida.

Após a casa assombrada, vem o laboratório aterrorizante

Posso dizer com tranquilidade que utilizei todos os meus neurônios na resolução de alguns puzzles do terceiro episódio, que exigiam bastante lógica e muita exploração dos documentos e formulários apresentados no jogo. Aqueles jogadores que cresceram desvendando pistas e senhas em files ao longo dos games nos anos 90 e 2000 se sentirão em casa, pois tudo que precisamos para desvendar os puzzles nos é dado pelo game, basta ter muita paciência e procurar bem.

Dito isso, dois puzzles trazem uma dificuldade de visualizar as informações necessárias que atrapalham e muito o andamento e a imersão, e podem frustrar alguns jogadores. Acredito ser um problema maior nas versões para consoles onde a função de aumentar o foco não é muito precisa, fica claro que Stories Untold foi desenvolvido como uma experiência para teclado e mouse e não para controles, muito embora a adaptação tenha sido bem feita, em alguns momentos deixa um tanto a desejar.

Parece fácil, mas definitivamente não é!

Antologia Experimental

Stories Untold é uma experiência bastante singular em sua mistura muito bem dosada de puzzles e plot twists narrativos. É o segundo produto da No Code que tenho o prazer de jogar, sendo o primeiro o sucesso indie Observation. Tendo sido desenvolvido antes deste, Stories Untold apresenta muitas mecânicas e escolhas narrativas que seriam refinadas posteriormente em Observation – aqueles que tiveram contato com o título mais recente perceberão várias referências e elementos deste que já apareciam em Stories Untold.

Os segredos e memórias são a chave dos mistérios.

Sem dar maiores spoilers, digo apenas que o último episódio amarra todos os anteriores com perfeição sem parecer extremamente didático ou subestimar a inteligência do jogador. Ao rejogar os episódios, vemos que cada um nos informa coisas que só farão sentido depois e no momento que juntamos as peças, vemos que estava tudo ali o tempo inteiro, e que só precisávamos colocar estas peças em seu devido lugar.

Stories Untold é uma experiência fascinante e imperdível para os amantes de bons puzzles e suspense, e com duração estimada entre duas e três horas, a antologia da No Code apresenta uma curta e intensa imersão em seus quatro intrigantes episódios, o que definitivamente agradará aos jogadores que não dispõem de tanto tempo para a jogatina, mas não abrem mão de uma narrativa de qualidade.

Este review foi feito com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong


Stories Untold (PS4)

9.5

Nota

9.5/10

Prós

  • Atmosfera garante a imersão no jogo
  • Puzzles sensacionais
  • Jump scares autênticos e inesperados
  • Ambientação excelente
  • Abertura e trilha sonora sensacionais

Contras

  • Dificuldade para visualizar alguns puzzles
  • Alguns puzzles se tornam repetitivos