review-storyofseasons-1

Review Story of Seasons: Friends of Mineral Town (Xbox One) – Suco de nostalgia

Anteriormente conhecida como Harvest Moon, que por problemas contratuais teve que mudar seu nome para Story of Seasons, Friends of Mineral Town é um remake do jogo lançado em 2003, que, na verdade, era um port do incrível Harvest Moon: Back to Nature lançado originalmente no PS1. 

Minha história com estes maravilhosos simuladores de fazenda começou no começo dos anos 2000, quando ganhei meu primeiro PlayStation. Harvest Moon: Back to Nature foi um dos games presentes no famoso porta CDs que veio com o console. Confesso que inicialmente entendi bulhufas do que estava acontecendo ali e resolvi abandonar aquele estranho jogo sem inimigos e, aparentemente, sem objetivos. Após alguns meses, fiquei sem opções e o único disco que eu não colocava no leitor do console era Harvest Moon. Decidi dar mais uma oportunidade para o curioso jogo e, aos poucos, experimentei uma das melhores aventuras que vivi em um game da época. 

Quando soube da existência de Friends of Mineral Town, que foi lançado em 2003 para o GameBoy Advance, fiquei desesperado para jogá-lo e experimentar as pequenas mudanças que foram introduzidas em relação à versão original de 1999. De lá pra cá, muitos jogos foram lançados, mas a verdade é que o auge de Story of Seasons foi no começo do século, pois a grande maioria dos produtos lançados posteriormente não foram capazes de oferecer uma experiência tão incrível como aquelas vividas em minha infância. 

Desenvolvimento: Marvelous Inc.
Distribuição: Marvelous Inc., XSEED Games
Jogadores: 1 (local)
Gêneros: RPG, Simulação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: 28.5 horas (campanha)/219 horas (100%)

Uma herança de família

Após o falecimento de nosso avô, herdamos sua fazenda.
Um presente do vovô.

Logo de cara devemos criar nosso personagem, e temos poucas opções de customização, o que pode incomodar aqueles que, assim como eu, preferem utilizar um avatar que lembre melhor sua aparência física. Temos apenas duas opções de rosto, tanto para personagens femininas como para os masculinos. As roupas, que podem ser trocadas no guarda-roupas da nossa casa, são apenas variações de cor umas das outras, outro ponto extremamente negativo na minha opinião. 

O game conta com um enredo inicial bem simples, pois, como de costume na franquia, somos nós que escrevemos nossa própria história. Recebemos a missão de cuidar da fazenda de nosso falecido avô, local este que passamos as melhores férias de nossas vidas quando éramos apenas crianças. Caso o jogador opte por não se encarregar de tal responsabilidade, seremos brindados com um sonoro game over e voltaremos à tela inicial, mas não é para isso que estamos aqui. Então trate de colocar o seu mais lindo macacão jeans e mãos à obra. 

Amizades, namoros e desafetos

Nada melhor do que ter amigos para contar nas horas ruins.
Cultivar amizades é essencial em Story of Seasons.

Uma das melhores coisas apresentadas em Story of Seasons são as possibilidades que cada morador da vila oferece. Podemos criar laços afetivos com qualquer residente, o que nos trará algumas recompensas durante a jornada. É possível também mostrar total desrespeito aos demais moradores, jogando lixo no chão, os presenteando com péssimos presentes e agindo de maneira imprudente durante alguns diálogos, o que acarretará em pontuações negativas de afeto com estes residentes. Sempre busco um pouco de equilíbrio em meus relacionamentos no game, pois se nem Jesus agradou a todos, por quê eu deveria?

Existem alguns pares românticos para nosso personagem, tanto masculinos quanto femininos. Assim como os demais moradores da vila, cada um deles possui suas próprias rotinas, características, gostos e personalidades. Então, nunca será possível conquistar dois NPCs com as mesmas estratégias e presentes. E isso torna as interações especiais, pois não existe a maneira correta de abordar alguém, mas tudo é descoberto enquanto jogamos. À medida que aumentamos o nível de afeto com os personagens, desbloqueamos eventos especiais que podem, ou não, resultar em efeitos positivos com os envolvidos. Então, antes de selecionar alguma opção de diálogo, pense bem, pois nem tudo é o que parece.

Vamos festejar!

Divirta-se com minigames especiais durante os eventos.
Um dos festiviais disponíveis.

O grande charme de Story of Seasons: Friends of Mineral Town são os incríveis eventos anuais, que mobilizam toda a cidade em sua realização. Podemos competir em uma batalha de culinária, participar de uma verdadeira rinha de galinhas ou simplesmente aproveitar os fogos de artifício ao lado de nosso interesse romântico. São mais de 20 eventos distribuídos ao longo de todo o ano. Como são considerados feriados, os comércios não funcionam, então, caso a ração dos animais acabe, só será possível adquirir mais no dia seguinte. 

Além dos eventos municipais, temos também os aniversários de todos os moradores de Mineral Town, inclusive o nosso que é lembrado por todos os amigos e, quando estamos casados, um evento especial acontecerá em casa. Assim como na vida real, presentear alguém no dia de seu aniversário tem efeitos gigantescos de afeto, sejam eles positivos quando for um presente amado pelo aniversariante ou negativos quando o presente não era o que se esperava. 

Plantar verde para colher maduro

O trabalho duro não pode parar.
Dê atenção aos animais e plantas para obter uma enorme quantidade de dinheiro.

Em Story of Seasons: Friends of Mineral Town, uma gigantesca quantidade de frutas e vegetais podem ser cultivadas no enorme campo dentro da fazenda. Cada semente tem sua particularidade, como a estação na qual pode ser cultivada, dias para crescer e tempo em que o cultivo pode ser colhido. Além disso, existem diversos níveis para as plantações, que aumentam conforme o tempo passa e a semente é utilizada. 

Também é possível criar alguns animais como vacas e ovelhas no celeiro, e galinhas e coelhos no galinheiro. Cuidar dos animais é muito simples, e basta falar com eles diariamente, alimentá-los e escovar as espécies de grande porte. Dessa maneira, a qualidade dos itens produzidos aumentará e itens melhores poderão ser coletados diariamente. 

Outra maneira de conseguir alguns trocados no game é a coleta de itens espalhados pela cidade, além de, claro, da mineração, em que podemos obter materiais valiosos que podem ser vendidos e até mesmo usados para criação de outros objetos e melhorias para ferramentas que utilizamos dia após dia. 

Poucas novidades, muitas similaridades

Eu esperava algo inovador, mas a Marvelous apostou em algo mais tradicional.
Estes abacaxis são um ótimo investimento.

Os comandos reproduzem com extrema fidelidade o que podia ser encontrado na versão original, o que pode agradar muitos e decepcionar outros que preferem a jogabilidade de títulos mais recentes da franquia. Existem aqueles que defendem que um remake precisa se manter o mais fiel possível do título original, já outros defendem que precisa haver evolução de uma versão para a outra. Eu sou um adepto da segunda opção, pois, além de trazer tudo de bom do primeiro título, Story of Seasons: Friends of Mineral Town também carrega alguns problemas encontrados no game de 2003. Imprecisão em comandos dados com uma ferramenta equipada, vizinhos que seguem a mesma rotina eternamente e a simplicidade gráfica em sprites e efeitos visuais empobrecem a experiência. Mas algumas mudanças foram aplicadas, como diversos personagens que tiveram suas aparências alteradas e novos animais que foram introduzidos, o que aumenta a variedade e a sensação de liberdade na hora de experimentar a vida tranquila do campo. 


A trilha sonora mais uma vez é um show à parte, sendo repleta de remixes das versões originais e a adição de algumas faixas inéditas. É simplesmente impossível jogar e não se apaixonar por cada uma delas. O único ponto negativo que devo apontar é o gigantesco crime que cometeram ao mudar a música do menu de abertura. Foi um banho de água fria descobrir que ela foi realocada para a criação do personagem. Mas tudo bem, Marvelous, eu te perdoo.

Simplesmente fiel

Eu esperava mais desse game quando ele foi anunciado, mas, mesmo sem alcançar as minhas altas expectativas, posso dizer que Story of Seasons: Friends of Mineral Town é mais do que recomendado para quem busca algo mais tranquilo e amigável para jogar. Infelizmente não temos um modo multiplayer. E antes que você pergunte: sim, Stardew Valley é muito melhor, mas, se não fosse pela versão original lançada lá em 2003, ele provavelmente nunca existiria. 

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Story of Seasons: Friends of Mineral Town

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Você dita as regras
  • Trilha sonora apaixonante
  • Grande variedade de plantios
  • Novos animais adicionados

Contras

  • Alguns comandos são imprecisos
  • Poucas opções de customização
  • A Evolução dos demais moradores é irrelevante
  • Baixa qualidade gráfica