Super Mario RPG, a primeira aventura do mascote da Nintendo no gênero, chega para o Switch em um remake fiel e atualizado.
Desenvolvimento: ArtePiazza
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 12 horas (campanha)/20 horas (100%)
O encontro de duas gigantes
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars foi lançado já no fim da vida do Super Nintendo, em 1996. Fruto de uma parceria com a Squaresoft, a lendária desenvolvedora de RPGs, o game fez muito sucesso ao misturar elementos dos jogos de plataforma do bigodudo com as mecânicas dos RPGs da Squaresoft. É uma pena que Super Mario RPG nunca tenha recebido uma sequência direta, mas abriu as portas para as duas séries de RPGs do Mario, Mario & Luigi e Paper Mario.
Esse remake (que subtrai o subtítulo do original) lançado mais de 25 anos depois para o Nintendo Switch é bastante fidedigno ao título original, partindo da sua história. O começo é bastante familiar: Mario parte mais uma vez em busca de resgatar a princesa Peach do castelo de Bowser. No entanto, uma espada viva gigante cai do céu em cima do castelo e manda todos para lugares diferentes, além de espalhar fragmentos da grande estrela pelo mundo. Assim, eventualmente Mario, Peach e Bowser unem forças para coletar as sete estrelas e retomar o castelo, junto com os novos personagens, Mallow e Geno. A história é leve, simples e divertida, sendo legal de acompanhar, além do roteiro ser bastante bem-humorado.
RPG com pitadas de plataforma
O game é um RPG isométrico com batalhas, cidades, lojas, chefes e outros elementos comuns do gênero misturado com algumas características dos jogos de plataforma do Mario. É possível pular por todo o cenário, entrar em canos e acertar blocos, por exemplo. Há diversas cidades e dungeons ao longo da aventura, contendo tanto personagens criados para esse título quanto diversos personagens originários da série da Nintendo.
O sistema de batalha é simples, mas divertido. É possível atacar, usar magias e itens. O diferencial para a época é que todo movimento é interativo: apertando o botão no momento certo durante um ataque ou magia, o golpe causa mais dano. De forma semelhante, é possível evitar ou anular os danos recebidos ao receber ataques. Cada personagem possui habilidades diferentes e é legal usar todos eles, e as mecânicas de interação evitam que o sistema se torne entediante – o que também acontece devido à curta duração da campanha.
Diversas novidades, esperadas para um jogo atual
O remake atualiza Super Mario RPG com visuais lindos, mantendo os mesmos cenários, cidades, monstros e demais características e mecânicas – praticamente todos os elementos do jogo original estão no mesmo lugar. A excelente trilha sonora de Yoko Shimomura (Street Fighter II, série Kingdom Hearts, Parasite Eve, Final Fantasy XV, Final Fight, Legend of Mana e muitos outros) foi remixada, trazendo um novo frescor, mas para quem preferir, é possível alternar para a trilha original a qualquer momento.
Algumas novidades foram adicionadas, pois o remake traz várias melhorias de qualidade de vida, como viagem rápida, acesso rápido a itens e magias, autosave, menus de ajuda, caixa de armazenamento de itens, entre outros pequenos detalhes. Há também novidades nas batalhas, como possibilidade de acertar todos os inimigos ao mesmo tempo e golpes em trio, em que cada combinação de personagens pode realizar um golpe especial, que ativa uma linda animação em CG ao ser acionado.
Apenas atualizando a qualidade do original
Em resumo, esse é um jogo moderno em todos os seus elementos, não parecendo algo datado de nenhuma forma. Também há conteúdos adicionais nesse remake, embora não sejam muitos, pois existem alguns novos chefes para serem vencidos após a campanha principal.
De certa forma, ao se manter tão fiel ao material original, esse remake mostra a qualidade que Super Mario RPG apresentou já no seu lançamento. A repaginada no visual, junto com diversos novos elementos de qualidade de vida, é muito bem-vinda para trazer o game para uma nova geração, sendo recomendado tanto para quem já conhece quanto para quem nunca experimentou essa aventura.
Buscando novamente as sete estrelas
O remake de Super Mario RPG para o Nintendo Switch é mais um exemplo de como trazer games antigos para os tempos atuais, atualizado para os padrões esperados atualmente e sem perder a sua essência.
Cópia de Switch adquirida pelo autor
Revisão: Julio Pinheiro