tabletopsimulator-pc-capa

Review Tabletop Simulator (PC) – O jogo para encontrar seus amigos na quarentena

O Tabletop Simulator é um simulador de mesa em que o jogador é livre para fazer absolutamente qualquer coisa, desde criar um ambiente emulando uma mesa de bar com os amigos, até jogar uma partida de baralho ou um gigante RPG de mesa com os incríveis recursos que o jogo te proporciona.

Desenvolvimento: Berserk Games

Distribuição: Berserk Games

Jogadores: 1-10 (local e online)

Gênero: Simulador

Classificação Indicativa: Livre

Português: Não

Plataforma: PC

Duração: Sem registros

Criando uma jogatina

Reunir os amigos e criar uma sala é muito simples, basta que todos eles tenham o jogo comprado na Steam e acesso à internet. Mesmo que o preço pareça de início um pouco caro para alguns, o custo benefício faz com que o Tabletop seja uma opção que vale mais a pena do que optar por começar uma coleção de jogos de tabuleiro, já que o valor no mercado brasileiro para eles é bem inacessível. Além disso, o Tabletop Simulator é um ótimo meio de conhecer uma diversidade quase infinita de jogos de tabuleiro pouco conhecidos, ou que sequer chegaram ao Brasil, entre os jogadores que não necessariamente são assíduos nesse meio. Por causa disso, jogos como Spyfall, Ticket to ride, BarenPark e Honshu, considerados de um nicho específico de jogadores, se tornam acessíveis para qualquer um que adquire o simulador. Isso acontece principalmente porque a maioria dos jogos é feita com extremo cuidado pelos criadores e, na maior parte das vezes, conta não só com um manual extremamente explicativo, mas também com peças funcionais e de excelente qualidade.

Imagem com uma mesa e opções de ferramentas ao lado
Sala do jogo após criada

Um jogo, várias possibilidades

Em Tabletop, quando se cria uma sala de jogo, existe apenas uma mesa vazia à sua frente. Antes de acessar a oficina da Steam e escolher o jogo da vez, algumas funcionalidades são oferecidas ao anfitrião da sala. Selecionar um quebra-cabeça com uma foto escolhida, jogar damas, xadrez, poker, baralho, dominó e até mesmo criar um tablet, um mp3 ou uma calculadora, são só algumas das funcionalidades primárias que o jogo te oferece. Além dessas ações, você ainda tem a possibilidade de baixar um conteúdo adicional de forma rápida e simples, que vão desde cenários, até itens especiais e adicionais para o tabuleiro escolhido. Se você seleciona um jogo de baralho, por exemplo, tem a opção de duplicar as 52 cartas iniciais, ou excluir algumas. Já para decidir de quem será a primeira vez na partida, a criação de dados é liberada e extremamente funcional. No caso de Coup, um jogo de baralho ótimo para quem é experiente com blefe até mesmo entre amigos, a duplicação das cartas cai como uma luva para quando um jogador adicional decide entrar na partida. Ou ainda, para jogos como Jaipur, a calculadora vem bem a calhar para a soma de pontos no final.

Mesa com dados, calculadora, tablet, mp3, contador de pontos, cronômetro, cartas e um papel para anotações em cima
Componentes que podem ser usados dentro do jogo

Divertido e funcional

Eu julgo Tabletop um jogo divertido não só pela variedade que ele apresenta – Monopoly, Uno, War e também os mais underground como Zombiecide e Karuba – mas também porque é uma possibilidade muito divertida e simples de passar o tempo com os amigos, seja rindo por aquela má sorte do seu colega no Jogo da Vida ou brigando pelo +4 recebido diretamente do seu adversário.

Além de excepcionalmente agradável, Tabletop Simulator conta com gráficos em 3D relativamente simples e pode ser jogado apenas com o mouse, sem necessariamente o uso do teclado. Entretanto, a pessoa, sendo ela o anfitriã ou não, tem a chance de escrever, ou desenhar, qualquer coisa sobre a mesa, fazer anotações em um caderno pessoal durante a partida, criar formas diferentes em qualquer lugar do tabuleiro, manipular todos os objetos em 360º e, além de tudo isso, ainda contamos com uma versão em VR para uma imersão mais prazerosa.

As possibilidades ultrapassam a simplicidade

Como os jogos estão na oficina da Steam, qualquer um pode criar e modificar seu próprio jogo dentro do Tabletop. Então, se você preferir, existe a possibilidade de contar com algumas funcionalidades extras na hora da implementação, como, por exemplo, a soma dos pontos de forma automática ao fim da partida. Não só isso, ainda é possível posicionar automaticamente alguns pinos sobre a mesa e também fazer o setup no começo da jogatina do seu jogo preferido (no caso do Monopoly, as cartas de sorte ou revés, a distribuição de dinheiro e a colocação de pinos acontecem sem esforço algum). Essa funcionalidade, claro, facilita muito para o jogador ansioso que não quer perder tempo com a arrumação da mesa ou não quer contar com a sua calculadora mental, ou a dos seus adversários, para somar os pontos no final da partida.

Mesa com um jogo de tabuleiro organizado mostrando todas as opções em cima
Jogo na mesa com todas as suas funcionalidades

Para jogar com amigos

Tabletop Simulator é perfeito para quem tem amigos animados e dispostos a passar horas e horas jogando e pouco dinheiro para gastar com jogos de tabuleiro. Além do mais, a Steam oferece um pacote de promoção com quatro códigos do game para quem estiver disposto a rachar com os amigos. Porém, se seus amigos não são muito abertos a jogos desse tipo e, principalmente, não tem a paciência necessária para ler as regras e aprender um novo passatempo, talvez Tabletop Simulator não seja para eles. Tirando esse empecilhos, não há nenhuma contraindicação para quem quer se aventurar no mundo dos jogos de tabuleiros. No meu caso, o simulador serviu perfeitamente para iniciar meus amigos nesse âmbito pouco explorado, principalmente no período da quarentena.

Entre todas as funcionalidades de Tabletop Simulator, alguns recursos em específico podem apresentar algum problema e demora na hora de carregar completamente. Além disso, alguns jogos tem DLC pagos, mas com apenas um jogador tendo essa funcionalidade, tudo se torna automaticamente disponível para o restante das pessoas na sala. Mesmo sendo um conteúdo pago adicional, esses DLC ainda saem mais baratos do que o jogo físico original.

No final das contas, o Tabletop Simulator é atualmente a opção mais válida para os amantes de tabuleiro e, principalmente, para os que buscam um novo jogo na quarentena e até para além dela. Se o jogador busca uma madrugada mais animada jogando uma boa partida de Uno com os amigos ou gastando os neurônios em uma rodada de War, essa não é só a opção mais assertiva, como também a mais segura e barata.

Esta review foi feita com uma cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming Hong

Tabletop Simulator

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Divertido
  • Interface Simples
  • Jogo leve
  • Muito conteúdo na oficina da steam

Contras

  • Preço adicional para DLC de jogos específicos
  • Necessidade de uma conexão estável de internet