Tendo jogado o jogo original no Xbox 360, a expectativa de revisitá-lo de uma maneira moderna era alta. No entanto, a edição Global Match de KoF XIII apresenta seus altos e baixos, e aqui vou deixar você sabendo.
Desenvolvimento: SNK Corporation
Distribuição: SNK Corporation
Jogadores: 1-2 (local) e 1-9 (online)
Gênero: Luta, Multiplayer
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PS4
Duração: 1.5 horas (campanha)
O mesmo jogo, a mesma experiência
Para começar, o jogo é exatamente o mesmo que foi lançado há mais de 10 anos. Isso se aplica especialmente aos visuais e gráficos em geral. KoF XIII Global Match funciona a 30 fps e 720p de resolução, o que nos permite ver as bordas serrilhadas em praticamente tudo. Cada personagem é renderizado em qualidade abaixo da média (e do aceitável, eu diria) e é possível ver os pixels gritando ao redor deles.
Em termos de conteúdo, o que é oferecido aqui é o jogo base junto com todo os DLCs disponíveis na época, como personagens extras (NESTS Style Kyo, Classic Iori, e Mr. Karate), skins específicas de personagens e itens de personalização.
A história é contada por meio de cutscenes com personagens estáticos enquanto a dublagem ocorre, o que é aceitável considerando a idade do produto. No entanto, é decepcionante assistir tudo em uma resolução tão baixa.
A jogabilidade em si envelheceu muito bem, continuando bastante ágil e sendo uma boa pedida para quem gosta de games de luta mais rápidos com muitos combos a serem feitos. Os comandos também respondem sem atraso qualquer, e o multiplayer local para até 2 jogadores é a melhor parte do produto como um todo.
Modos extras e online
Além do modo história, no qual você pode escolher com qual equipe jogar para ver diferentes finais, vale o destaque para o modo Mission. Nele, você deve completar uma série de movimentos e combos diferentes. Isso mostra ser uma adição bacana ao game em si, pois ensina o jogador a realizar combos, entender a gameplay de forma geral e o conjunto de movimentos de personagens específicos. É basicamente um treino com um tempero a mais.
Finalmente, a principal adição aqui é um netcode com uma solução de rollback que supostamente permite que os jogadores tenham experiências livres de lag ao jogar online. Infelizmente, não consegui testar esse ponto crucial dessa versão atualizada, pois não havia uma única alma viva nos lobbies. Até criei salas e fiquei esperando alguém se juntar a mim – por bastante tempo.
Nas comunidades online, também não consegui encontrar ninguém que possuísse o game – nem fora do Brasil. Além disso, não há crossplay entre as versões do Switch e do PlayStation, o que um absurdo e torna essa atualização do game algo ainda menos aceitável.
Compre se você é fã de jogar sozinho ou localmente
A versão Global Match de KoF XIII chegou tarde demais e, aparentemente, ninguém a comprou, o que acaba com o propósito do netcode aprimorado para jogar online. Isso é um ponto negativo, especialmente porque o produto que temos aqui é exatamente o mesmo que foi lançado em 2012, com os mesmos gráficos e resolução, presos a 30 fps e 720p. Compre apenas se você sente muita falta deste jogo a ponto de não conseguir se controlar. Caso contrário, faça um favor a si mesmo e procure outro produto do gênero luta com mais conteúdo e um melhor desempenho combinado com visuais.
Cópia de Switch cedida pelos produtores