review-this-war-of-mine-final-cut-xbox-series-x-capa

Review This War of Mine: Final Cut (Xbox Series X) – A guerra nunca muda

This War of Mine: Final Cut traz o pior da guerra em uma versão remasterizada para consoles de nova geração e computadores. O jogo conta com uma proposta bastante original, nos colocando na pele de sobreviventes em zonas afetadas pelos combates.

Diferente de diversos títulos nos quais vemos os conflitos a partir dos olhos de soldados, aqui temos o ponto de vista de civis que estão fazendo o possível para sobreviver. Cabe aos jogadores a responsabilidade de tomar decisões moralmente questionáveis para aguentar mais um dia. Conseguiremos superar tamanho desafio ou iremos sucumbir aos horrores da guerra?

Desenvolvimento: 11 bit studios
Distribuição: 11 bit studios
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: Sem registro

Lar doce lar e diferentes personagens

Um pouco do nosso abrigo.

Em This War of Mine, a nossa casa vai nos manter aquecidos e seguros contra ladrões e outros perigos. Devemos gerenciar nossos recursos da melhor forma para que seja possível adquirir melhorias para nosso abrigo como, por exemplo, construir barricadas para dificultar invasões e roubos, camas, aquecedores, fogões, rádio, ferramentas e muito mais. Tudo que é possível fabricar terá alguma serventia, e pode ser a diferença entre a vida ou a morte durante nossa jogatina.

Podemos começar uma partida com um grupo aleatório de sobreviventes ou então escolher com quem queremos jogar. Os desenvolvedores da 11 bit studios criaram personagens únicos, com suas próprias histórias. Cada pessoa é diferente e enfrenta os impactos de se estar em uma zona de guerra de uma maneira, e todos possuem suas próprias maneiras de lidar com esses desafios. Dentre as possíveis escolhas, existe um professor, jornalista, cozinheiro, jogador de futebol, e até mesmo crianças, essas que foram adicionadas em uma das expansões, a expansão The Little Ones.

Explorando a cidade

Escolhendo onde explorar durante a noite.

Durante o dia permanecemos em nosso abrigo, fabricando itens, negociando com vendedores que aparecem de vez em quando, ouvindo notícias pelo rádio ou descansando. E é durante a noite que saímos com um dos personagens para explorar e coletar recursos. Precisamos escolher com cuidado quem vai sair para vasculhar, quem vai dormir e quem vai vigiar a casa.

Existem vários locais para visitarmos, desde escolas e supermercados, até postos de combustíveis e farmácias. Alguns locais são extremamente perigosos, pois nunca sabemos quando podemos entrar na mira de um atirador. Cada local possui diferentes tipos de materiais, e escolhemos para onde ir de acordo com nossa necessidade.

Só podemos coletar uma quantidade limitada de itens, pois os inventários são bem pequenos no início de jogo, então devemos escolher com cuidado o que pegar e também o que levar. Levar uma pá ou um pé-de-cabra na nossa mochila pode ser bem útil para remover entulho do nosso caminho ou para arrombar um armário.

Gerenciando recursos

Itens do nosso abrigo.

Gerenciar os recursos é sem dúvida um dos principais desafios presentes. Escolher quando comer, tomar remédios e utilizar material é o que irá nos manter vivos até o fim da guerra. Dificilmente temos mantimentos em abundância para ficarmos tranquilos. Sempre teremos a tensão de ficar sem nada de um dia para o outro, e a sensação de impotência nos acompanha do início ao fim.

E esse é um dos motivos que transformam a experiência em This War of Mine em algo tão único. Acompanhamos nossos personagens durante toda essa trajetória para sobreviver, e os recursos podem ser nossa salvação ou nosso fim. Podemos estar desesperados e acabar tomando decisões precipitadas, levando à morte.

Conteúdo adicional

Conteúdo base e adicional.

Além da expansão que adiciona crianças ao jogo, o título conta com mais três pacotes de conteúdo que podem ser adquiridos separadamente. Cada um conta a história de um grupo de civis e adiciona novos locais e mecânicas. São eles: 

  • Father’s Promise: controle Adam, um pai tentando salvar a filha dos horrores da guerra e escapar de uma cidade destruída.
  • The Last Broadcast: como locutor de uma rádio, devemos decidir até onde a verdade deve ser revelada.
  • Fading Ember: controlando Anja, devemos decidir entre a sobrevivência do legado da humanidade ou a sobrevivência de uma pessoa.

Uma experiência única e marcante

Mesmo com alguns momentos nos quais a jogabilidade deixa um pouco a desejar, This War of Mine consegue entregar uma experiência única e marcante. É muito interessante deixar de lado o papel de um herói de guerra que muitas obras oferecem, e poder vivenciar aquilo que pessoas comuns sofrem durante esses momentos trágicos. Essa temática nunca foi tão atual quanto agora, pensando no que ocorre na Ucrânia enquanto essa análise está sendo escrita.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

This War of Mine: Final Cut

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Proposta única
  • Liberdade para tomar decisões
  • Bastante conteúdo
  • Estilo artístico muito bonito

Contras

  • Jogabilidade travada em alguns momentos