Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2

Review Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 (PS4) – Eu vim de Santos

Com um forte teor de nostalgia, é o mais novo remake de Tony Hawk’s Pro Skater lançado para PC, Playstation 4 e Xbox One. Carrega com ele o dever de corrigir os erros do passado cometidos pelo título Tony Hawk’s Pro Skater HD (PC/XBOX360/PS3). O game traz muitas manobras de skate e vai satisfazer tanto a sua fome por nostalgia quanto sua sede por gráficos modernos, jogabilidade perfeita e física bem feita. Sem dúvida nenhuma, é um jogo indispensável no fim desta geração.

Desenvolvimento: Vicarious Visions
Distribuição: Activision
Jogadores: 1-2 (local ou online)
Gênero: Esporte
Classificação indicativa: 12 Anos
Português: Dublagem, legendas e interface
Duração: Sem registros

Antes de instalar

Antes de instalar

Como vários outros títulos, THPS1+2 permite que você comece a jogar antes da instalação ser concluída: É possível fazer manobras na primeira pista e também concluir o tutorial. Tutorial este que faz com que o jogador relembre os truques para encaixar combos, fazer as melhores manobras e ganhar muitos pontos com isso.

Tutorial do Tony Hawk

As dicas são precisas, claras e fáceis de realizar com os mesmos comandos de sempre – e recomendo que todos façam o tutorial porque além de permitir lembrar dos macetes e como atingir os mais altos highscores, há um prêmio no final. A comunicação de todo o jogo é localizada, então você vai encontrar palavras como “vamo” (sic) e “curtir” no melhor português brasileiro das pistas.

Como muitos jogos da atual geração, bugs existem e precisaremos esperar os pacotes de correção. Como por exemplo o erro nas palavras acentuadas que as vezes gera problemas de codificação.

Resgate de recompensas

Legal e bonito

Os gráficos são bonitos e agradáveis, e tudo acontece de forma coesa na Unreal Engine, tendo as sombras como único ponto gráfico que pode melhorar. O personagem reage muito bem à gravidade e não há estranheza nos movimentos corporais em cima do skate.

Os comuns tombos têm a física feita com atenção, variando sempre conforme o jeito que o jogador cai e contando com um efeito visual de glitch que acelera o processo do skatista levantar. Ainda sendo uma recuperação rápida, a música para a fim de entregar a sensação da perda do movimento fluído e um senso de urgência enquanto o tempo passa.

Os problemas de colisão são raríssimos e ocorrem quando o personagem cai e alguma parte do corpo dele atravessa uma parede ou obstáculo da pista. Esses bugs poderiam ser corrigidos, mas acredito que a geração atual ainda não seja tão poderosa a ponto de controlar as colisões das juntas de um corpo em queda-livre. Será que podemos esperar uma atualização com melhorias nesse sentido para a próxima geração ou é cedo demais?

Tenha modos!

THPS1+2 tem vários modos de jogo. Nas pistas de desafios o jogador têm de passar pelos obstáculos completando tarefas, pegando itens e fazendo movimentos especiais. Nas pistas de competição, por outro lado, é preciso agradar 3 juízes virtuais que avaliarão sua apresentação.

Há também o modo “Estilo livre” onde é permitido brincar à vontade nas pistas, e a “Sessão individual” em que sua pontuação em 2 minutos entra nos rankings mundiais! E como todo THPS que se preze, é possível jogar contra um amigo, no local ou online, para ver quem faz mais pontos e é o melhor skatista virtual, embora o modo multiplayer não acumule dinheiro do jogo ou libere colecionáveis.

Está presente também a clássica criação de pistas, além de um inédito marketplace onde você pode fazer upload das suas criações e baixar as dos demais jogadores. É super fácil acessar as mais baixadas e as pistas em destaque, para se divertir em mapas de todos os tipos. Sem dúvida vou fazer a humilde pista daqui da minha cidade e compartilhar online com o planeta.

As ferramentas para criação destas pistas são as clássicas encontradas nos jogos THPS 1 e 2, mas agora possuem muitas variações de texturas como tijolos à vista, madeiras de diferentes tipos e metal. Half pipes multicoloridos e corrimãos de todos os tipos, formatos e alturas estão disponíveis para o usuário aplicar em seu mapa, podendo baixar as criações dos demais jogadores do mundo todo – o jogo não tem limites.

Viemos todos de Santos

Chorão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr. não é um personagem jogável, ao menos até a data de lançamento do jogo. Mas isso não significa que deixaram de lado este grande cantor e compositor que veio de Santos, mas nasceu em Tremembé: A música “Confisco” faz parte da trilha sonora do jogo e você poderá ouvir uma das melhores obras do grupo enquanto faz vários flips.

O som das pistas

Diferente do jogo clássico, nesta nova versão você consegue controlar a playlist. Se o jogador quiser, dá pra deixar ativa somente a música do CBJr e curtir em looping infinito. Ou então selecionar aquelas mais animadas pra explodir de fazer pontos como “Superman”, “No Cigar” e – minha preferida – “You” do Bad Religion!

Playlist

Os mapas clássicos estão presentes e, embora modernizados, todos foram feitos com muito esmero para atender os requisitos dos mais nostálgicos. Temos por exemplo o Hangar, a Escola, o Galpão, Marseille e Venice em toda a sua glória!

O mapa que mais joguei no THPS2 foi o Hangar, e ele foi um dos mais modificados nesta nova versão. Mais colorido e mais difícil, nele agora é preciso de mais velocidade para realizar movimentos antes facilmente atingíveis como, por exemplo, o grind nos arcos de metal atravessando o half.

Hangar

O fator replay é fortíssimo, quem jogou os primeiros títulos do Playstation 1 sabe muito bem disso. Existe uma mecânica de desafios nas pistas, nas quais o jogador precisa retornar várias vezes para cumprir todos os objetivos em um curto espaço de tempo. A vantagem é que você pode voltar ao mapa quantas vezes precisar para realizar um desafio de cada vez, é só ir “na moralzinha”.

Objetivos

Bolinha segura, quadrado vira e X pula

As combinações de botões para realizar as manobras continuam as de sempre, e são simples o suficiente para permitir que o jogador iniciante aperte qualquer coisa enquanto vê as manobras sendo realizadas na tela.

Só é preciso tomar o cuidado de não repetir muitas vezes a mesma manobra, já que o número de pontos ganho com cada uma delas cai vertiginosamente a cada execução. O segredo para realizar combos é ligar as manobras com giros no solo, manuais (equilibrar-se em apenas 2 rodas) e deslizes em corrimãos.

Recompensas

As recompensas por realizar desafios são muito grandes: roupas, acessórios de vestimenta, trucks, pranchas, rodinhas e lixas. Tudo é personalizável nesse jogo e o player vai se ver investindo muito tempo em deixar o seu skatista “bem loco”. É possível fazer conjuntos da mesma estampa e parecer um engomadinho uniformizado, ou misturar tudo de qualquer jeito e parecer um skatista das ruas.

Personalizações

Todo mundo no hype

Falando em personalização, também dá pra criar o seu próprio personagem! Não é possível replicar-se com exatidão, mas existem muitas opções de rostos e estilos de cabelos e roupas para selecionar e deixar o mais parecido possível consigo. Talvez veremos mais opções de rosto no futuro conforme o jogo é atualizado, isso seria muito bom.

As opções de vestimenta e acessórios são centenas e as possíveis combinações virtualmente infinitas. Sem dúvida você vai poder deixar o seu skatista com o seu próprio estilo. Itens para colecionar não irão faltar! Aquele cabelo X com o boné Y combina com a camiseta Z e você não quer perder a oportunidade de mandar várias manobras estando no hype!

Itens desbloqueáveis
A mensagem do dia nem sempre pode ser recuperada, mas as jaquetas têm estilo

A cultura do skate

Sem grandes aventuras épicas ou personagens carismáticos com dramas complexos da vida real, aqui é skate na veia, hip-hop na área e diversão por toda parte. Conteúdo virtualmente ilimitado e itens desbloqueáveis à perder de vista são as palavras-chave que garantem a duração.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 é um jogo que tem tudo para ter uma grande longevidade, rendendo um alto fator replay, com muitas atualizações – pagas ou gratuitas. Se tem uma coisa que precisamos, é que este jogo abra caminho para mais títulos da série nas próximas gerações. Vida longa ao Tony Hawk!

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming

Tony Hawk's™ Pro Skater™ 1 + 2

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Jogo em português
  • Música Brasileira na trilha
  • Jogabilidade clássica
  • Gráficos bonitos
  • Física quase impecável

Contras

  • Não tem o Chorão no jogo
  • O Chorão na verdade é de Tremembé
  • As sombras podiam ser melhores
  • Não tem modo história
  • Pequenos bugs presentes