O tempo em casa tem feito muita gente descobrir o prazer da jardinagem, enchendo cada canto com novas folhagens e flores. Mas a verdade é que lidar com plantas também pode ser sinônimo de bagunça. Assim, se você quer experimentar a diversão e o caos de enfiar a mão na terra sem transformar sua casa em um cenário de guerra, Tools Up!: Garden Party é a escolha perfeita para desfilar sua habilidade paisagística e desafiar seus amigos.
Desenvolvimento: Knights of Unity
Distribuição: All in! Games
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Party, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch, PC
Duração: Sem registros
Da sala para o jardim
Na verdade, Garden Party funciona como uma expansão para o jogo original da Knights of Unity. Nele, o jogador se vê às voltas com a reforma e decoração de diversos apartamentos em uma torre cheia de desafios contra o tempo. Já no DLC, o objetivo vai além de pintar paredes e trocar o piso de cômodos variados.
De fato, enquanto o tempo se esgota no relógio, é necessário checar os projetos de cada fase. Só assim é possível saber os formatos em que os arbustos devem ser aparados, quais árvores e ornamentos vão decorar a paisagem, onde a grama precisa ser replantada e mais.
Para isso, o jogador também precisa dominar uma série de ferramentas. Tudo é feito movendo o personagem de um lado para outro e usando apenas três botões para pegar/soltar itens, prepará-los para aplicação ou arremessá-los para longe.
Parece simples quando falamos assim, mas você vai usar mais do que intuição para escolher entre cortadores de grama, tesouras de jardinagem, mangueiras, regadores, pás e outros itens. Muitas vezes, por mais que a função de cada um seja óbvia, é importante avaliar se o resultado vai mesmo deixar tudo mais simples ou apenas criar um novo problema.
Tools Up! melhorado
Realmente, Garden Party dá a sensação de ser uma evolução natural do jogo base original, e esse é um dos pontos altos da experiência. Isso significa ir além de fazer os especialistas em reforma trocarem suas ferramentas e ambiente. Na medida em que as fases avançam, os desafios começam a mesclar jardinagem e decoração em seus objetivos.
Outra melhoria que fica cada vez mais evidente, seja na transição entre as versões ou no decorrer dos níveis, é o visual. Embora Tools Up! em si já tenha uma aparência bastante colorida e agradável, a mescla entre espaços internos e áreas verdes abertas resulta em um colorido que enche os olhos.
No entanto, isso também acaba ressaltando um dos poucos pontos negativos. Assim como em outros party games – jogos casuais competitivos pensados para serem jogados em grupo -, o tutorial é diluído nas próprias fases. Enquanto você progride, novos itens vão sendo introduzidos de forma gradativa para facilitar a compreensão de como eles funcionam e evitar a sobrecarga de informações.
Por um lado, isso deixa a curva de aprendizado menos acentuada e torna a experiência mais acessível a todos. Por outro, faz com que os níveis realmente interessantes fiquem para a metade final do jogo. Assim, quem está mais acostumado a esse formato pode acabar entediado no começo. Além disso, é necessário fazer boas pontuações em cada fase inicial para acumular folhas que servem tanto para habilitar novos personagens como para abrir o caminho.
Nada de jardineiros solitários
Diferente de alguns títulos que tentam explorar o conceito “cooperativo obrigatório” – a exemplo de Way Out e It Takes Two -, Tools Up!: Garden Party pode ser jogado solo. Contudo, logo fica evidente que é muito mais divertido ter pelo menos mais um companheiro para dividir as tarefas de cavar, plantar e limpar o jardim.
Mais do que isso, alguns níveis contam com NPCs inimigos que tornam qualquer tarefa mais complicada. Além dos entregadores, que ajudam trazendo novos itens, há o guaxinim, que aparece para roubar suas ferramentas e jogá-las na água ou simplesmente derrubar o que você estiver segurando.
Em algumas ocasiões, essa interação também é usada dentro da narrativa para substituir os chefes. Nessas horas, estar em quatro jogadores é sem dúvida a melhor opção para cumprir todos os objetivos antes do tempo se esgotar. Já para quem não tem com quem compartilhar a jogatina, o caos do cenário pode passar do limite e deixar o desafio frustrante.
Primavera dos party games
Nos últimos anos, vimos o cenário dos party games mostrar sua força com uma quantidade admirável de lançamentos. Em meio a concorrentes de peso como Overcooked, o título da Knights of Unity reforça com bastante competência a turma apesar dos pequenos defeitos.
Além de a progressão das fases – e, consequentemente, do desafio – às vezes ser bastante lenta, a trilha sonora fica sem graça com o tempo. Mesmo sendo bem suave e combinando com o clima do jogo, ela não é aproveitada nem para dar urgência ou relaxar e fica apenas como pano de fundo.
Outro problema são os eventuais bugs. Em pelo menos uma das fases os entregadores simplesmente pararam de trazer os materiais – o que também pode estar ligado à progressão jogando solo. Isso tornou impossível completar 100% dos objetivos. Ainda assim, Tools Up! Garden Party – que ainda tem mais um episódio com novas fases programado dentro do Season Pass – garante horas de diversão e mostra como esse gênero merece o espaço que conquistou.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong